1 de junho de 2006

CoF! cOf ! COF!

Ontem, dia 31 de maio, foi o dia Mundial de combate ao tabagismo, você sabia?.
Eu não fumo e confesso ... tenho bastante implicância em ser fumante passivo (mas nada que me retire do convívio social). Também não vou ficar discorrendo sobre os malefícios do cigarro, os que não fumam já sabem, e os que fumam, sabem melhor ainda.
Acho que uma pequena angústia que persegue as pessoas quem tem filhos é tentar manter eles longe destes vícios, especialmente os dois clássicos, as drogas "lícitas", o cigarro e a bebida, pois já ficou provado que a partir destes vícios podem seguir-se outros, mais pesados, como o consumo de drogas ditas ilícitas (chamadas assim porque afinal de contas o governo não cobra impostos sobre elas)
Acho que mesmo os pais e mães que fumam não querem que suas crianças fumem. (ou me engano?)
Eu me mantenho sempre vigilante com relação a isto, tentando em todas as oportunidades incutir nas crianças os aspectos negativos do cigarro.
Quando entro num lugar enfumaçado eu atento para isto, ás vezes até exagero na tosse para "marcar território".
Quando saio á noite mostro, no dia seguinte, como a roupa fica com cheiro de cigarro.
Não chego ao absurdo de montar um jogo da memória com os cartõeszinhos chocantes que vem nos cigarros, com fetos em jarros e homens entubados, mas deixo bem claro que sou contra o cigarro, que o cigarro faz mal, que o cigarro até atrapalha a vida financeira da pessoa.
Com relação a bebida faço o mesmo.
Já fazia isto intuitivamente quando lí que a recomendação dos educadores e psicólogos é exatamente esta, pais e mães, mesmo os que se consideram liberais, tem a obrigação - como educadores que são- de mostrar o que é certo e errado, de mostrar o que aprovam e desaprovam, o que é bom ou ruim.
Não é proibir pura e simplesmente, mas traçar algumas diretrizes, especialmente de saúde, e ajudar seus filho a trilha-las.
Cof! Cof! Cof! Cof!

11 comentários:

  1. Acho que os pais têm que deixar bem claro noções de certo e errado, mas fingir que drogas como cigarro ou maconha não existem não é uma boa política, assim como não acho saudável colocar a criança numa redoma. É melhor deixar ela perceber por si até certo ponto os males da coisa. E é cometendo erros que a gente aprende, não dá pra achar que a criança será totalmente perfeita né. Eu odeio cigarro, mas adoro meus amigos (a grande parte fuma e bebe muito mais do que eu). Quanto a proibir drogas, acho que não funciona, seria melhor regulamentar, como se faz com alcool e tabaco, restringir e cobrar muito imposto.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:00 PM

    Engraçado.... nunca me incomodei com fumantes e se existe algum esporádico, acho que me enquadro.
    Mas não vou dizer aqui que é bonito. Se eu tivesse filhos, me preocuparia...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3:48 PM

    Por acaso não sabia que era o dia do combate ao tabagismo. Eu não fumo mas convivo com muitas pessoas que o fumam. Também não suporto o cheiro do cigarro mas o que é que posso fazer??

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4:09 PM

    Não vejo graça, ou necessidade no fumo, mas mais de 25 milhões de pessoas vêm , o que fazer? Cada um cada um...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Acho que se algumas pessoas fossem mais inteligentes (incluindo eu!), nunca teriam posto um cigarro na boca. Mesmo assim não fumo perto de crianças (não quero influenciar), nem de idosos (acho qu eainda guardo um pouco de respeito por eles.
    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:57 PM

    Eu concordo com uma coisa que vc falou lá no meio e que muita gente nem lembra: que cigarro e bebida têm que ser tratados como drogas. E ponto.

    ResponderExcluir
  7. Bom, certíssimo, vc está!
    O proibído é mais gostoso!
    MAs desenvolver a inteligência do serzinho pra ele perceber a coisa por si mesmo, é o ideal!

    Beijão!

    PS seu(s) pimpolho(s) mora(m) com vc?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2:24 AM

    Eu não fumo e não tenho nada contra quem fuma, desde que não queira que eu 'participe'. Ser fumante passivo é horrível, né? Uma pessoa fumando e aquela fumaça vindo na cara da gente é meio sufocante.
    Mas, além disso, tem coisas mais interessantes pra botar na boca que não seja cigarro, né? Aí eu posso falar por experiência própria.rsrsrs
    Até mais!

    ResponderExcluir
  10. Eu juro que eu tentei não fumar dia 31, mas novamente a vontade foi mais forte, infelizmente. Um dia eu consigo parar.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo10:55 AM

    Hey what a great site keep up the work its excellent.
    »

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!