27 de fevereiro de 2015

A Lógica da Vida Longa e Próspera



Faz uns 5 minutos fiquei sabendo da morte do Mr. Spock (a.k.a. Leonard Nimoy). Ele tinha 83 anos e morreu em decorrência da DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) apesar se ter parado de fumar há mais de 30 anos o fumo cobrou seu preço...

Star Trek fez parte de minha infância e posso até dizer que faz um pouco "parte do que sou". Realmente na década de 60 nós acreditávamos piamente que estaríamos viajando rumo aos espaço sideral em 50 anos - apesar da série original se passar no século XXIII.
Para quem não conhece (será que tem alguém?) o personagem Mr. Spock era do Planeta Vulcano, um planeta muito mais "evoluído" que a Terra onde as pessoas tinham aprendido a viver SEM EMOÇÕES ao longo dos séculos e milênios. Os vulcanos se orientam pela LÓGICA, se algo era ilógico não deveria estar certo, não deveria ser feito. A questão é que o Spock era um "mestiço", ele era filho de um vulcano e de uma terráquea e esta mestiçagem era fonte constante de seus conflitos internos, pois ele, mais do que outros vulcanos, tinha que aprender a controlar suas emoções que volta e meia afloravam, e ele era inclusive discriminado em seu planeta natal em função disto. 

Mr. Spock é uma maravilhosa metáfora do que tanto desejamos: tomar decisões certas, baseadas em fatos, decisões lógicas, na "batata"...  mas que não conseguimos pois somos constantemente bombardeados por nossas emoções e nosso ego... Eu, na classe evolutiva dos Vulcanos, sou praticamente um organismo unicelular (ameba), pois a grande maioria das decisões que tomei durante anos e anos foram guiadas principalmente pelas emoções... E toda vez que eu tomava uma decisão baseada nas emoções e me F- - - -  tinha algo lá dentro que me lembrava que eu deveria ter sido mais racional, mais lógico, mas só depois.
Eu devo confessar que tem um componente anárquico e delicioso em fazer isto, em deixar as emoções guiarem, de certa forma parece que a coisa "certa" a se fazer é seguir suas emoções, mesmo que dê tudo errado... além do que sempre é um certo alívio responsabilizar o meu jeito "exagerado" e passional quando dá M- - - - !
Atualmente, em função da idade que trouxe aprendizado, eu tenho conseguido ponderar um pouco mais minhas decisões, não sem temperá-las com emoção, mas de certa forma eu tenho tomado decisões mais lógicas nos últimos anos, talvez eu tenha subido na escala evolutiva vulcana, mas acho que aprender mesmo vai acontecer só na próxima "encadernação"
Os vulcanos, provavelmente em função desta maneira de ponderar e não se emocionar em demasia, viviam centenas de anos, sem emoções... o oposto da "vida louca" das emoções... que abrevia a vida de tanta gente!

E você, quanto de VULCANO tem? Que tal ser um VULCANO, fazer tudo com lógica e viver muito?



Vida longa e próspera Leonard Nimoy... as reprises das séries e filmes e as legiões de trekkies vão garantir isto!


Um comentário:

  1. Tô na sua contramão: tô tendo que reaprender a lidar com as minhas emoções...

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!