Pela segundo ano consecutivo tive a oportunidade de passar o carnaval em Salvador...
Eu não vou dizer que o Carnaval de Salvador é o maior carnaval gay do Brasil.
Acho que sem dúvida o carnaval de floripa é o que reune o maior número de eventos e festas gays do pais. Só que o carnaval de Floripa é apenas um evento que aocntece no final de semana do carnaval, uma vez que ele é 100% dedicado á cena eletrônica GLS.
Já o carnaval do Rio já é carnaval, com marchinhas de carnaval, blocos (que pelo que eu soube ressurgiram com tudo no Rio) e dos desflies suntosos, fantasias, sambas enredo. Mas é o carnaval do glamour, não do povo!
Mas, como diria Acarajet Love, o carnaval de Salvador não é apenas o maior carnaval gay do mundo, é o maior carnaval gay da Bahia!
Acho que a cena mais impactante é o bloco CROCODILO, o Bloco da Daniela Mercury. Se os outros blocos podem ser considerados "friendly" (porque em praticamente todos os blocos os gays se fazem presentes mais ou menos abertamente), o bloco da Daniela teria que ser chamado "heterofriendly" pois os gays e lés correspondem por 99% das 4 ou 5 mil pessoas que desfilam.
E o clima de pegação é igual, ou mais forte, que nos outros blocos!
A cena é a seguinte, durante 6 ou 7 horas, um grupo de 4 mil pessoas desfilam publicamente, homens beijando homens, mulheres beijando mulheres, a vista de outras dezenas de milhares que estão nos camarotes e ruas e das cameras das redes nacionais e internacionais...o que é muito diferente deste mesmo contingente que dança dentro de boates ou clubes ...è sem duvida a maior demonstração publica de homossexualidae, muito maior e mais intenso que qualquer parada...
Olha, sou um cara da cidade grande, bem resolvido e assumido quase 100%, mas mesmo assim eu de novo me espantei! Imagina o que passa pela cabeça de um cara que mora numa cidade do interior e aterriza no meio daquela multidão de gays...Tem cara que deve beijar 20 numa noite facilmente...e tenho certeza a garnde maioria não acaba o desfile sozinho.
Eu e maridinho nos divertimos muito, mas volta e meia tinhamos que nos desviar de algum mais afoito que queria tirar uma "lasquinha", uns ate bem insistentes...(rs)
Na realidade o clima de liberalidade acontece em todos os blocos, na Ivete a proporção tb é grande, e nos "filhos de gandhy", que deveria ser um bloco exclusivamente de homens, rola uma peagação forte...especialmente depois que o bloc desfila e seus integrantes se espalham por todos - todos - os cantos da cidade (e como as roupas deles são bem diferentes é facil reconhece-los) além dos milhares de colarzinhos azuis - que vc ganha quando dá um beijo num deles...ou compra no final do dfia se não ganhou beijo nenhum (hehehe)
Para finalizar eu preciso realmente elogiar a organizaçao deles, pois a escala de tudo é monstruosa, milhares depessoas desfilando, outro tanto trabalhando nos camarotes, 50 desfiles por dia, e eles anda conseguiam manter os onubus funcionando, um super policiamento, banheiros quimicos em toda parte...se bem que o pessoal vai no cantinho mesmo...
Tambem preciso dizer que os baianos são otimos, veja suas estrelas...a Daniela por exemplo, cantou por 6 horas no bloco e quando acabou ainda cantou uns 50 minutos! de onde eles tiram tanta energia?
O povo receptivo, sem brigas, tudo na base do "meu rei"...
Olha, se vc tiver chance eu recomendo, é punk, é cansativo, mas é uma experincia e tanto. E muito divertido!
Eu voltei cantando todas as musicas e no domingo compramos 5 cds de axe na FNAC! (daniela mercury, ivete, AXE BAHIA 2010....estamos no ritmo de "rebolation" e "parara pararara"!