Neste sábado, agora á pouco aliás, participei de um momento muito significativo, a fundação de mais um grupo da sociedade civil que vai trabalhar no apoio ás questões GLTTB. O GPH, que começou em 99 como um grupo virtual, a partir da iniciativa da escritora Edith Modesto, trabalhando no apoio aos pais e mães de homossexuais, cresceu e se transformou numa ONG.
Na realidade não é que o grupo virtual de pais vai deixar de existir, ele continua existindo e da mesma forma (garantindo o sigilo aos pais que querem desabafar) , o que acontece é que algumas pessoas deste grupo, unidas a outras que nem fazem parte do grupo, fundaram uma entidade que quer ampliar justamente este trabalho de apoio aos pais de homossexuais e seus filhos.
Foi um momento de muita alegria, com muitos pais e mães presentes, além de muitos filhos e filhas – vários deles acompanhados de seus companheiros e parceiras (uso estas palavras porque ainda não inventamos uma melhor não é?)
Havia quase 50 pessoas presentes, na minha contagem, e era nítido entre os pais o sentimento de reconhecimento da importância deste grupo em suas vidas, especialmente no que tange ao relacionamento com seus filhos e como disse Beto de Jesus, um dos presentes e também co-fundador do Grupo, a idéia de transformar uma iniciativa vitoriosa e única no Brasil – unir pais de homossexuais para conversar sobre suas dificuldades quando descobrem que seus filhos são homossexuais – num projeto mais abrangente e com outros braços, é , antes de tudo, uma grande demonstração de generosidade de pessoas que não querem guardar as coisas boas somente para elas. Gente que quando a enfrentou uma dificuldade se "mexeu", e agora organiza-se para ajudar outros!
Eu acho esta força da sociedade, que se une para tentar resolver suas questões, uma demonstração incrível de quanto o ser humano ainda pode evoluir, ainda pode crescer, e melhorar a vida de tanta gente!
Se você acha que seu pai ou mãe gostariam ou precisariam conversar com outros pais para te entenderem melhor, entre em contato com o GPH no email mães_de_homos@grupos.com.br
Muitas são as FAMILIAS HOMOAFETIVAS, homens ou mulheres gays que mantem longos relacionamentos, com ou sem filhos. Pais e mães homossexuais que criam filhos sozinhos. Filhos provenientes de casamentos anteriores, de adoções, ou outros métodos ... Este Blog quer conversar sobre estes paradigmas, sobre Paternidade Homossexual, sobre relacionamentos, família, direitos, leis. E também estimular a convivência entre estas famílias e a troca de idéias! Sejam bem vindos!
Poxa, achei linda a proposta dessa entidade... já é um ótimo começo na mudança comportamental das pessoas, para que elas entendam -enfim - que somos "diferentes" por que somos assim e não por rebelbia (coisa que muita gente ainda pensa)....
ResponderExcluirAbraços!
Excelente essa iniciativa , quem sabe futuramente precisarei do apoio dessa ONG , pois a relação em casa ainda não é tão velada...Abraços
ResponderExcluirBoa tarde!!! Adorei esse espaço. É muito importante esse acolhimento as pessoas que não sabem lidar com o inesperado. Eu adoraria uma indicação de um livro que discute e ajuda a dificuldade de aceitação de uma mãe sobre a homossexualidade do filho. Alguém pode me ajudar? Meu email é andreaf-s@ig.com.br.
ResponderExcluirGrata