30 de setembro de 2012

As coisas vão melhorar!

Video feito pela PIXAR para a campanha It's get better!
Estorias de vida que valem por mil campanhas do governo! Imagine que maravilha trabalhar numa empresa assim!
PIXAR APOIA

27 de setembro de 2012

Pai, Gay e CANDIDATO!

Não , não sou eu o candidato!
Numa surfada pela Internet acabei caindo numa página do PAI GAY do PV do Recife! Então, movido pela curiosidade, acionei o meu espírito investigativo e fui ver o que conseguia descobrir!
Não foi muito, mas descobri que o PAI dele refere-se ao fato de ser PAI DE SANTO, não sei portanto se ele tem filhos ou não. Também não descobri bem ao certo se ele é GAY ou não, mas imagino que sim. agora não dá para dizer que ele não é assumido, aliás, nem os vários transexuais e transgêneros candidatos, nem mesmo o SERGINHO DO BBB usaram tão abertamente a palavra GAY em suas campanhas!
Mas como todos os candidatos LGBT o número dele termina com 24! Que falta de originalidade!


Se alguém achar mais alguma coisa dele me conta!

24 de setembro de 2012

DO YOU DREAM?

Eu sou uma pessoa que sonha bastante, tanto dormindo quanto acordado. 
Durante anos eu tinha deixado de me lembrar dos meus sonhos dormindo, foi só depois de começar a terapeia que passei a ver importancia de usar os sonhos para me entender melhor...
Já os sonhos acordados acabam sendo uma coisa mais complicada, dificil não ter ansiedade, não fazer planos, não planejar detalhes, não sonhar com o futuro. Tentar encaixar as situações e as pessoas aos nossos ideais, ás nossas expectativas. Este tem sido um aprendizado bem mais dificil, esperar do outro apenas o que ele é, e não o que eu "gostaria que ele fosse".
Meu processo de separação recente, depois de 10 anos, ainda está em andamento, são muitos laços para romper.
Ainda não consegui sair com os amigos antigos, não sei bem o que dizer, o que não dizer, naõ sei se querem me ver bem, e superando a situação, ou me ver mal e querendo reatar tudo! Aliás, o EX tem me "acusado" de estar bem demais e ter superado a situação muito rápido, o que ele interpreta que "significa que você não me amava tanto assim!"
AH SE EU FOSSE BUDISTA, desapegado, sem esperar as coisas das pessoas, ia ser bem mais fácil!
Mas porque estou falando de SONHOS?
É que na semana passada eu fui ver a exposição do Fellini e descobri que ele, durante 30 anos, anotou e desenhou os sonhos que teve em grandes cadernos, dsenhos que foram muitas vezes aproveitados em seus filmes, anos depois que ele sonhou..
... fiquei super entusiasmado e já comecei "humildademente"  a desenhar meus sonhos (antes eu só anotava)..vamos ver aonde isto vai dar!

E você, sonha bastante? E acredita em seus sonhos?

17 de setembro de 2012

Simbiótico....Fusional!

Entre os meu muitos defeitos (dá para fazer tanto lista em ordem alfabética quanto em ordem de grandeza!) está o fato de que eu, de certa forma, sou propenso ao que meu terapeuta chama de "relação fusional"....
Ou seja, eu tenho uma certa tendência de me "fundir" ao outro...sem trocadilhos com a palavra FUNDIR por favor!  =0)
Não sei bem se isto é uma neurose, uma psicopatia, ou se é só "meigo", mas a verdade é que eu tenho esta tendência mesmo, de dirigir meu universo, meu tempo, minha energia em direção ao outro. de repente, sem perceber, eu dou mais importância aos amigos do namorado, aos programas que o ficante gosta de fazer, e aos planos e desejos do marido.
Acho que eu já entendi o mecanismo: uma certa dose de baixa-estima (é estranho escrever baixa auto-estima não é?) que me faz imaginar que se eu fizer todas as vontades do outro, se eu for "util", eu não serei abandonado e que isto de certa forma irá encobrir as minhas "não qualidades".  E olha que eu sou bem orgulhoso e otimista para "parecer" que tenho baixa-estima.
Mas eu acho que este desejo de ser aceito, de ser gostado, de ser querido, realmente mexe comigo, ao invés da ilustração deste post, eu não "somo", eu me anulo e assumo "sinal" do outro..como em algumas reações quimicas.
E este tem sido meu aprendizado ao longo dos últimos anos...especialmente na terapia e me obsevando mais, entender meus desejos e meus sonhos, entender meus potenciais, e, como dizem muitas frases feitas que circulam pela internet, ESTAR BEM COMIGO MESMO, SEM PRECISAR DE ALGUEM para ser feliz ou pleno.
É claro que eu não sou este docinho também...já entendi que muitas vezes eu sou flexível e orientado em relação ao outro também porque de certa forma, sendo assim, eu "obrigo" o outro a se preocupar com minhas coisas, e mexer no seu jeito de ser para continaur comigo, com meus carinhos e dedicação.
.. mente perversa não?

Bom , entender que é um aprendizado a seer feito já é um começo, mas o trabalho envolvido nisto cansa um pouco, e me deixa muito confuso, afinal de contas, do outro jeito parecia que tava bom....mas eu sei que não tava, que posso chegar em algo muito mais pleno do que eu imaginava...

E vc? É FUSIONAL? SOMA? É SOMADO?

13 de setembro de 2012

O que você vai ser quando você crescer?

Escolher uma faculdade, uma carreira, uma profissão está cada vez mais difícil...
E quando os filhos chegam ao 16/17 anos eles são obrigados a tomar decisões neste sentido (e nós também fomos). Podemos até cair no círculo vicioso de afirmar que nesta idade somos imaturos, que deviamos ter mais tempo para decidir, para tomar esta decisão, mas na minha opinião de todo jeito chegaria uma data, se não fosse com 17 anos seria com 20, o que temos é que tentar tomar decisões mais acertadas! Mais felizes!
Aliás, supor que uma carreira vai nos dar felicidade eu acho uma premissa bem dificil de se cumprir. Porque felicidade é algom bem mais amplo.
Eu sempre criei minha filha com relativa autonomia, deixando que ela tomasse muitas decisões em sua vida (sem ser pernicioso e omisso naturalmente), ou pelo menos fazendo com que aprendesse a tomar decisões, mesmo que eu eventualmente não aprovasse ou não apoiasse.
Antigamente talvez fose mais fácil, primeiro porque era óbvio o filho seguir a carreira do Pai - e não seguir é que era um problema nas famílias - depois porque as carreiras eram apenas as "clássicas", Medicina, Engenharia, Direito, Administração, Odondotologia, sem tantas variáveis que hoje passam por Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos e Direito Ambiental....só para citar algumas...
Na minha opinião, curso superior, profissão e carreira podem ser tratados de maneira distinta, seu curso superior pode ajudar você a ter uma profissão, mas não necessariamente ter uma carreira...O treino talvez seja o do jovem tentar imaginar como estaria trabalhando (em que ambiente, com que pessoas) daqui 20 ou trinta anos. 
Mas é um exercicio de futurologia "fudido" fazer isto, eu estou num momento profissional e segui um roteiro de carreira (com algumas guinadas) totalmente diferente do que imaginei, deixando algumas frustrações pelo caminho mas também com muitos ganhos pessoais e profissionais que não imaginaria.
E nossos filhos tem cada vez menos habilidade para lidar com frustrações, pois muita coisa vem fácil, não só porque as  famílias tem mais recursos, mas porque a tecnologia acelerou muito o acesso ás informações e desejos.
Eu tenho tentado conversar que a facuildade deve ser um instrumento para aumentar o conhecimento na área de interesse primordial, mas que o diploma não precisa ditar necessariamento o inicio da carreira, mas sem esquecer que cada recomeço pode cobrar um preço pelo tempo que a manobra leva. E outras habilidades de nossos filhos podem ser ressaltadas no dia a dia, em práticas que os pais podem estimular.
Se para escolher uma profissão faz diferença o jovem estar inserido num lar LGBT? A ferro e fogo eu diria que não, mas tb diria que talvez um clima de maior diversidade, de conhecer pessoas com diferentes estilos (e profissões), pessoas com coragem de assumir posições e enfrentar preconceitos... talvez isto ajude o jovem a ser mais corajoso em ser divergente, em dizer o que quer e batalhar por isto! Eu tenho amigas roqueiras, amigos cabelereiros e maquiadores, amigos engenheiros, ex-marido médico, vários empreendedores de seus negócios, gente dentro e "fora da norma". E vou dizer, isto deve deixar a cabeça do jovem bem mais aberta e corajosa!
Eu acabei lançando mão da ajuda de um programa de orientação vocacional (Projeto COLMEIA) que está discutindo justamente isto, como o jovem se vê daqui 20 ou trinta anos, e como ele pode fazer para chegar lá!

E você, algum dica para ajudar um jovem de 16/17 anos a escolher uma faculdade?
.

9 de setembro de 2012

I M P E R D Í V E L

Ontem fui assistir ao espetáculo LUIS ANTÔNIO-GABRIELA, e chorei muito!
O espetáculo, baseado na história real da irmã (nascido irmão) do ator Nelson Baskerville, que depois de expulso de casa pelo pai, violento e abusivo, passou 30 anos longe da família, sem nenhum contato, sendo encontrado doente e morando na Espanha, quando já pensavam que ele estava morto.
A montagem, criativa e que te "pega pelo congote" em alguns momentos, tem muitas soluções de cena interessantes, também emociona. Mas o que pega mesmo é a estória, do sofrimento de um menino que se descobre no corpo errado, da família que não sabe como lidar com isto, e dos caminhos que cada um segue. Espetáculos biográficos tem sempre esta força.
Não tive como não chorar com a força e o sofrimento de tudo que se passava no palco!
Segundo o autor o espetáculo é um grande pedido de desculpas ao irmão.
Se você é gay, lésbica, trans, TEM que assistir ao espetáculo, falo sério! Se você tem parentes ou amigos trânsgeneros também tem que assistir.
E o preço nem é desculpa, pois o ingresso, no Teatro João Caetano, que é da Prefeitura de SP, custam R$20 e R$10 (estudantes).
Assista e depois me diga o que achou, mas fique esperto, que só vai até final de setembro.



6 de setembro de 2012

Homossexuais que buscam adotar encontram acolhida em Grupos

Já há bastante tempo a adoção passou a fazer parte do PLANEJAMENTO FAMILIAR das pessoas que se identificam como homossexuais. Mais e mais homens e mulheres homossexuais, casais ou solteiros, buscam os foruns e varas de familia para se inscreverem no processo de adoção, para aumentarem suas famílias, para terem seus filhos.
E não é por caridade, porque é "melhor a criança ser criada por um gay que ficar no orfanato", estas pessoas vão por amor, amor de sobra para poderem ter mais alguem em suas vidas.
Muitos casais homossexuais ainda tinham restrições, porque não poderiam regsitrar seu filho como filho de dois homens ou duas mulheres, mas com as dezenas de decisões recentes dos tribunais, em grande parte amparadas pela  decisão histórica do STF, isto começa a ser contornado.
Só que o processo de adoção é lento, juridicamente falando, e o "tornar-se pai" ou "tornar-se mãe" tem muitas variáveis, muito aprendizado para se realizar. 
Para ajudar neste processo é que existem os grupos de adoção, os grupos de adoção não "aceleram" processos e nem "arranjam crianças" ou "aprovam" candidatos. os grupos de adoção - na cidade de São Paulo são três - são reuniões de pessoas que tem dúvidas, pessoas que sabem um pouco mais, pessoas que tem experiencias e pessoas que tem muitas expectativas, um verdadeiro grupo de auto ajuda, de ajuda mútua.
Nas reuniões são abordados temas como "a chegada da criança", a escolha do perfil da criança, "como contar" para seu filho que ele é adotivo, quais são as diferenças de adotar um bebê e uma criança maior, e uma série de outros assuntos.

Eu posso indicar o PROJETO ACOLHER SP
É um grupo que eu  sei que os homossexuais são bem recebidos e acolhidos. (isto e tenho quase certeza se repete nos outros grupos) Ligue, compareça ás reuniões, você tem muito a ensinar com suas dúvidas e aprender com as dúvidas dos outros, tenho certeza!

E você pode ir na reunião mesmo sem estar inscrito no Forum, para saber mais , para tirar suas dúvidas... a próxima reunião é dia 14 de setembro, ainda dá tempo de se inscrever!

Você pensa em ter filhos?

1 de setembro de 2012

PROTESTO CONTRA A GAZETA DO POVO!

Pessoal, não vamos ficar quietos! Divulguem em seus Blogs!

Através do blog FAMìLIA COLORIDA, de BH, fiquei sabendo da absurda matéria publicada sobre adoção por homossexuais no jornal Gazeta do Povo!

Leia e se indigne também:

http://nossafamiliacolorida.blogspot.com.br/2012/08/materia-preconceituosa-sobre-adocao-por.html


Aproveite e assine a petição contra a matéria! CLIQUE AQUI!