19 de janeiro de 2007

a reconciliação pela morte

Outro dia estava assitindo The L World e uma das estórias era da filha, outrora rejeitada em função de sua homossexualidade, que se re-aproxima do pai no momento em que ele estava doente, acamado num hospital.
Na realidade esta é uma estória bastante recorrente, não só no cinema quanto na chamada "vida real". Apesar do amor filial ser considerado gigantesco, inacabável, único, não é bem assimque as coisas funcionam. Mágoas, ressentimentos, falta de perdão, tudo isto acaba afastando pais e filhos.
Neste aspecto a homossexualidade pode ser um grande fator, pois os pais e mães, por julgarem que seus filhos "optaram" por ser gays, para provocar, para agredir ou para chamar a atenção, não conseguem aceitar que os filhos não os amem o suficiente para "reverter" a situação, a tal da "opção".
E acabam até, em casos mais extremos, expulsando filhos e filhas de casa e rompendo os laços de amor entre eles.
Da parte dos filhos vejo também os laços serem estremecidos, eles não aceitam não receber o apoio de seus pais e muitas vezes rompem voluntariamente os laços, afastando cada vez mais seus pais de seu cotidiano, de seus amigos e amores, de seus sonhos e de sua felicidade. Os filhos passam a prescindir de seus pais, não sendo mais eles coadjovantes de sua felicidade, apenas telespectadores distantes.
E as mágoas vão crescendo, o distanciamento toma o lugar do amor, ninguém pede desculpas, ninguém dá o primeiro passo.
E, como aconteceu na série, só quando a morte chega perto é que as pessoas cedem, procuram perdão, perdoam. Que pena!
Eu mesmo tenho uma relaçao muito, muito, distante com meu pai, nem tanto por eu ser gay, a distância aconteceu muito antes disto, mas principalmente porque ele não conseguiu estabelecer laços mínimos com nenhum dos filhos, pelos motivos dele, sejam eles quais forem.
E nem vejo a tal redençaõ por perto. Pena.

Um comentário:

  1. Esse assunto é sempre muito delicado... eu e meu pai não nos damos muito bem, apesar dele nem mesmo desconfiar que entrgo meu corpo há um certo rapaz a quem chamo de meu namorado.. hehe

    Ah, sim! Voltei a blogar!!

    http://www.mutatchestedezco.blogger.com.br/index.html

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!