13 de maio de 2007

Xisvêi

Bom, com este bombardeio de Bento Xisvêi nos últimos dias, fica difícil ignorar a presença do tal "santo padre" em São Paulo. Mesmo porque eu perdi dois dias de um curso que tinha na Barra Funda por conta de sua "santidade", e vou ter que reorganizar toda minha vida esta semana para repor o curso!
Não sou católico, ponto.
Aliás, sou SIM, porque ser "Katholiko" é ser da Igreja do Povo, e a Igreja de Roma não é a única Igreja do Povo!
Eu acredito em Deus, ponto.
Não sei que nome devemos dar a este cara, Deus, Maomé, Buda, Omri ou outra coisa. Mas acredito numa força espiritual maior, que conspira a nosso favor, uma força de amor, uma força que une as mentes das pessoas, talvez as pessoas vivas e as que já "desencarnaram" como diriam os espíritas.
Enfim, acredito que somos colocados nesta vida com propósitos bons, que Deus ama os gays, e todo os outros também, e quer que sejamos felizes. E se não conseguimos isto, eu acho que é mais porque não conseguimos entender alguns caminhos e desvios de rota, do que propriamente a açao do MAU e das forças ruins.
O complicado nas religiões não é eles quererem defender uma ou outra visão de seu Deus, e no caso das religiões que tem Deus e Jesus como base estas visões são incrivelmente distorcidas! O problema é quando eles resolvem IMPOR esta verdade para os outros.
Quando um missionário, um "crente" ( estou usando esta palavra por falta de outra, sem nenhuma intenção de ofender) bate na porta de sua casa para falar de Deus, de Cristo, de Adam Smith ou quaulqer outra religião, eu acho isto muito legal, acho que eles tem o direito de propagar a sua fé, o que acreditam! Eu mesmo defendo muitos pontos de vista apaixonadamente.
Mas quando eles começam a achar que eu vou arder no fogo do inferno por não aceitar a VERDADE que ele quer que eu aceite, é ai que a coisa pega.
O time do Xisvêi defende idéias incríveis, a paz, o amor incondicional, o acolhimento, a caridade, são pontos de vista incíveis! O problema é eles também quererem legislar sobre o comportamento da pessoa, sobre como não deve agir, sobre quem deve amar e como deve se casar e criar seus filhos.
E quando falo em LEGISLAR, eu estou falando em fazer lobby, eleger deputados e senadores, marcar entrevista com o Presidente e o Xisvêi, dizer que é contra o uso de camisinha publicamente (e eles aliás tinham que ser processados pelo ministério da saúde quando dizem isto!) dizer que gays serão aceitos no seio da Igreja (mas não em seus seminários) desde que resolvam não exercer sua sexualidade e afetividade pois Deus (na versão da Igreja de Roma) não aprova isto!
Ou seja, a liberdade deve ser para todos, as opiniões discordantes são importantes, defender pontos de vista apaixonadamente, falar, pregar, tentar convencer, trazer o outro para o seu lado.
O que não pode é jogar bomba (na irlanda), explodir hospitais (no iraque), trucidar inocentes (na india), queimar pessoas (nos estados unidos), proibir de usar esta ou aquela roupa (no irã), jogar gás sarin no metrô (no japão), agredir participantes da parada gay (em israel), espancar gente na rua (em são paulo), e tantas outras barbaridades, em nome de Deus, ou , como sabemos, fingindo que fala em nome de Deus!
E, antes que eu esqueça, um beijão para você Xisvêi!

17 comentários:

  1. Sabe, tudo o que vc me disse, é em suma, o que me faz lembrar da mensagem do próprio Cristo (despido de qualquer pretensão religiosa): é preciso transcender as leis, procurar o sentido maior para a existência, questionar os paradoxismos de nossas condutas e atentar para o verdadeiro significado do Amor...

    Explêndido...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:46 PM

    Sem muito adizer... concordo em gênero, número e grau.
    Sou católico praticante, mas isto não me impede de questionar muitas das posições e atitudes da Igreja que freqüento, afinal, além da fé, eu tenho um cérebro.
    Grande abraço, cara!

    ResponderExcluir
  3. E é preciso ter mta tato e mto cuidado ao ver as coisas..
    Gostei de verdade do seu texto!
    Das suas opiniões, enfim, posso contar com sua visita sempre e te favoritar?
    Boa semana

    ResponderExcluir
  4. não sou catolico, mais o que acontece nesta igreja, acontece tambem nos ortodoxos. Tudo isso é uma politica não tem nada ver com o mensagem verdadeiro do cristo. Eles tem poder e controle, eles tem medo da libertação gay, principalmente porque são os viados que se viram padres. Este systema funcionou seculos, e todos o gays podem ter uma boa justificativo porque nao se casarom, e só ficam na compania de homens, cheios de culpa para o que eles são, e condenam aqueles que enfrentam a vida sem medo e amam livres... Olha no meu blog, acabei de comentar sobre o papa, sem poder aprovar nada, mais não me estranharia se for o caso.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Belas palavras meu amigo! Tb escrevi algo sobre esse assunto, mas o que passei por ser parte de uma religiao mais radical que a católica. Dá uma passada lá.
    Concordo com vc, em nome de Deus muitas coisas horriveis são feitas ou nao sao feitas. Isso sim é que devia ser condenado e punido.

    Boa semana

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1:28 AM

    Oi.
    Também não sou católico. Já fui, mas sem ser fervoroso. Era o famoso ´católico não-praticante`.
    Um dos motivos de deixar de vez essa instituição foi exatamente ver que a Igreja Católica é uma instituição muito mais política do que religiosa.
    Até fiz um post lá no meu blog sobre a decadência do Catolicismo Romano no Brasil (quando você puder, passa lá pra dar uma olhada, tá?rs).
    E acho que eu tô mais ou menos como você: acredito no Divino, mas não sou praticante de religião nenhuma atualmente.
    Não digo que no futuro não vou nunca mais entrar pra religião nenhuma, mas capacho do Vaticano (leia-se ´católico`) eu não vou ser mais, não!

    ResponderExcluir
  8. Olá Fábio.
    Bem, minha opinião a respeito de religiões é bem mais radical, a ponto de eu ter minhas dúvidas sobre a "conveniência" da existência de Deus, exatamente devido a seu caráter político e manipulador utilizado por todas as religiões sem exceção...
    Até acredito que agnósticos, ou mesmo ateus, podem ter uma consciência e atos mais justos do que muitos fanáticos religiosos que usam a tal "justiça divina" para atos desrespeitosos...
    Obrigado pelas visitas, não posso atualizar meu blog tanto o quanto eu gostaria, mas tento deixar sempre algo interessante enquanto não volto.
    Forte abraço e até mais.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5:40 PM

    Simplesmente sem comentários!!!.
    Não se pode comentar algo escrito com tamanha falta de informação a respeito do assunto.

    ResponderExcluir
  10. concordo com o processo pelo ministerio da saude... deviam mesmo, vc tem a liberdade de pensar, mas naum de ensinar errado...

    mas sobre Deus...
    mas naum acredito q viemos a terra soh pra ter coisas boas, tb viemos aki pra sofrer um pouco, como o budismo diz, sem sofrimento não há aprendizado

    ResponderExcluir
  11. O estranho é que conversei com um amigo meu, que disse que tinha contato com ele quando ele era Bispo, e disse que a opinião dele sobre o homossexualismo, antes de virar papa, era outra.

    Estranho, não?

    Um abraço! =)

    ResponderExcluir
  12. AINDA BEM QUE ELE JA SE FOI ... SO DAVA "BENTO XVI" NA TV, NA NET ...


    HOTSPOT FORTALEZA
    http://hotspotfortaleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!!! Estou passando aqui para agradecer tua visita no meu Blog e, tb para conhecer o teu.

    Belo texto!! Também fico refletindo a respeito do fanatismo, o qual leva a tantas atrocidades no mundo como vimos. Será que Deus gostaria disso? Penso que não. Infelizmente os homens estão distorcendo completamente as palavras de DEUS.

    Volte sempre para me visitar,

    Abração.

    ResponderExcluir
  14. Olá amigoa, sabe não sou católico, alias sou ateu graças a deus, portanto o que a nhá benta tá pregando por ai não me diz respeito, mas contudo isso acompanhei a visita dele aqui , pois assim sei o quanto que tenho que tomar cuidado com os católicos.. um abração

    ResponderExcluir
  15. Ola..obrigado pela visita

    voltarei e lerei o seu blog com mais calma.

    Religiões, assunto sempre polêmico.

    Abs e Inté

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Estamos discutindo o Dia Mundial Contra a Homofobia no blog desabafosedebates.blogspot.com, escritos por cristãos tementes a Deus. Venha contribuir com a discussão!

    ResponderExcluir
  17. gostei muito do seu blog...de verdade! vou te linkar.

    obrigado pela visita!

    abs e passa lá!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!