16 de fevereiro de 2011

A fresta por onde vemos o mundo...

Há algum tempo atrás eu li o livro MENTES PERIGOSAS, da Psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, e uma das coisas que mais fiquei impressionado em perceber, foi a colocação dela que mutias vezes a visão que temos do mundo é a visão que nos mostram os psicopatas, ou seja, suas maldades e atrocidades nos fazendo ter uma visão equivocada do mundo. Ou seja, eles é que definiriam a imagem de mundo que temos.
Neste episodio da violencia que sofri percebi que com relação a violencia ja estamos vivendo algo parecido, muitas, muitas pessoas, tem alterado seu estilo de vida e atitudes baseados no seu contato com a violencia, e os exemplos são vários.
Pessoas que mandaram blindar seus carros, pessoas que deixaram de frequentar lugares, um empreendedor que esta criando umsite que vc vai poder acessar, antes de ir a algum lugar e ver o indice de crimes perto do local onde pretende ir, para ter mais informações se deve ir ou não, e assim por diante.
Mas o caso mais emblemático é de uma pessoa que me disse:
- Reparou que eu uso o relógio na mão direita? Não é por que eu sou canhoto não! É porque há muitos anos atras eu estava com a janela aberta do carro e roubaram meu relogio, ai nunca mais usei no braço esquerdo, e também uso relógio vagabundo.
Eu fiquei passado e engomado com a estoria! imagine a violencia diária que a pessoa sofre, todo dia, olhando para seu braço direito...caralho, que mundo para nossos filhos!
Eu também estou mudando minha visão de mundo a partir do meu contato com a violencia, mudando caminhos, um pouco mais medroso quando vejo gente na esquina, japensei em mudar de bairro, ja pensei em outras coisas, e acho isto tudo um saco, um verdadeiro stress.

De novo, eu também passo os dias agradecendo estar vivo, não terem machuucado ninguem, estar sozinho, eu sei que no final eu "dei sorte".

EM TEMPO: brigadão por todos que me mandaram email e me telefonaram solidarios, brigado mesmo, eu nunca tive a sensibilidade de fazer isto quando outras pessoas sofreram coisas parecidas...fiquei ate com vergonha e me achei super egoista...

Um comentário:

  1. Eu entendo esse estresse pós traumático que você está passando, eu já vivenciei isso demais, a ponto de não querer andar na rua após ficar escuro com medo do que poderia acontecer. Atualmente estou morando num bairro tranquilo onde nunca me aconteceu nada então estou bem mais tranquila, mas algumas vezes, quando vou em alguns locais, ainda fico muito tensa. Difícil resolver isso, né, afinal é a realidade do país em que a gente vive! Mas tente relaxar um pouco, não deixe de curtir a vida por medo, isso é muito sério! Claro, tomar certos cuidados nunca é demais, mas isso que você está sentindo agora é porque seu assalto foi muito recente, com o tempo a ferida cicatriza e a dor vai ficando menor.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!