13 de setembro de 2012

O que você vai ser quando você crescer?

Escolher uma faculdade, uma carreira, uma profissão está cada vez mais difícil...
E quando os filhos chegam ao 16/17 anos eles são obrigados a tomar decisões neste sentido (e nós também fomos). Podemos até cair no círculo vicioso de afirmar que nesta idade somos imaturos, que deviamos ter mais tempo para decidir, para tomar esta decisão, mas na minha opinião de todo jeito chegaria uma data, se não fosse com 17 anos seria com 20, o que temos é que tentar tomar decisões mais acertadas! Mais felizes!
Aliás, supor que uma carreira vai nos dar felicidade eu acho uma premissa bem dificil de se cumprir. Porque felicidade é algom bem mais amplo.
Eu sempre criei minha filha com relativa autonomia, deixando que ela tomasse muitas decisões em sua vida (sem ser pernicioso e omisso naturalmente), ou pelo menos fazendo com que aprendesse a tomar decisões, mesmo que eu eventualmente não aprovasse ou não apoiasse.
Antigamente talvez fose mais fácil, primeiro porque era óbvio o filho seguir a carreira do Pai - e não seguir é que era um problema nas famílias - depois porque as carreiras eram apenas as "clássicas", Medicina, Engenharia, Direito, Administração, Odondotologia, sem tantas variáveis que hoje passam por Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos e Direito Ambiental....só para citar algumas...
Na minha opinião, curso superior, profissão e carreira podem ser tratados de maneira distinta, seu curso superior pode ajudar você a ter uma profissão, mas não necessariamente ter uma carreira...O treino talvez seja o do jovem tentar imaginar como estaria trabalhando (em que ambiente, com que pessoas) daqui 20 ou trinta anos. 
Mas é um exercicio de futurologia "fudido" fazer isto, eu estou num momento profissional e segui um roteiro de carreira (com algumas guinadas) totalmente diferente do que imaginei, deixando algumas frustrações pelo caminho mas também com muitos ganhos pessoais e profissionais que não imaginaria.
E nossos filhos tem cada vez menos habilidade para lidar com frustrações, pois muita coisa vem fácil, não só porque as  famílias tem mais recursos, mas porque a tecnologia acelerou muito o acesso ás informações e desejos.
Eu tenho tentado conversar que a facuildade deve ser um instrumento para aumentar o conhecimento na área de interesse primordial, mas que o diploma não precisa ditar necessariamento o inicio da carreira, mas sem esquecer que cada recomeço pode cobrar um preço pelo tempo que a manobra leva. E outras habilidades de nossos filhos podem ser ressaltadas no dia a dia, em práticas que os pais podem estimular.
Se para escolher uma profissão faz diferença o jovem estar inserido num lar LGBT? A ferro e fogo eu diria que não, mas tb diria que talvez um clima de maior diversidade, de conhecer pessoas com diferentes estilos (e profissões), pessoas com coragem de assumir posições e enfrentar preconceitos... talvez isto ajude o jovem a ser mais corajoso em ser divergente, em dizer o que quer e batalhar por isto! Eu tenho amigas roqueiras, amigos cabelereiros e maquiadores, amigos engenheiros, ex-marido médico, vários empreendedores de seus negócios, gente dentro e "fora da norma". E vou dizer, isto deve deixar a cabeça do jovem bem mais aberta e corajosa!
Eu acabei lançando mão da ajuda de um programa de orientação vocacional (Projeto COLMEIA) que está discutindo justamente isto, como o jovem se vê daqui 20 ou trinta anos, e como ele pode fazer para chegar lá!

E você, algum dica para ajudar um jovem de 16/17 anos a escolher uma faculdade?
.

5 comentários:

  1. Eu julgo que é muito importante a orientação dos pais, mas muitas vezes pais demitem-se completamente dessa responsabilidade.

    ResponderExcluir
  2. eu sou formado e trabalho com o que amo, mas foi preciso MUITA ralação e SORTE para eu ter o salário que tenho hoje, mas ainda metade do salario que almejo. se um dia tiver meu filho vou dizer: busque algo que você ame fazer, mas tambem busque algo em que a media salarial do mercado seja suficiente para vc ter o padrao de vida que deseja.

    ResponderExcluir
  3. já eu estudei pra caralho, me fudi de verde amarelo pq minha formação só me fecha portas, ou seja, as vezes é melhor ficar só com seu ensino médio tb.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:27 PM

    Ola,
    Obrigada por visitar o blog "Minhas duas Mamães". Que legal q tem uma filha. Ela já é adolescente? Gostaria muito de conhecer um filho de pais ou maes gays... saber suas opiniões etc... Mande um email pra gente: aggy.sp@gmail.com

    Tb temos um grupo no Facebook chamado "Família Diferente Sim" onde nos juntamos com muitas familias homoafetivas do Brasil! Faltam papais..rs... ta cheio de mae por la. Bjao!

    ResponderExcluir
  5. É complicado escolher uma carreira, embora muitos jovens escolhem por impulso, além de muitas vezes escolher de forma meio inocente, sem ir afundo para analisar os prós e contra...
    Apoio dos pais é fundamental.
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!