18 de fevereiro de 2013

Filho biológico...


Este fim de semana conheci, numa roda de amigos, um homem gay, de uns 40 anos - mas que espantou todo mundo porque parece ter bem menos para sorte dele! - que falava que queria ter filhos.

Mas ele não queria ter filhos através da adoção, o desejo dele era ter um filho biológico, talvez achar uma mulher, para compartilhar "produzir" e criar este filho, criar junto talvez...ou uma barriga de aluguel...
Ele disse que teve uma criação muito legal, que seu pai foi um grande pai, e que ele queria de certa forma "passar isto adiante".
Os que estavam em volta, alguns deles que já tinham ex-esposas em suas vidas, disseram da dificuldade de se compartilhar da criação de filhos, etc...alguns pelo que soube, foram veementemente contra!
Eu já tinha o meu discurso pronto que "adoção é a mesma coisa" , que não é complicado, que "filho é filho não importa se é biológico ou não"...eu até me identifiquei com ele pois ele falou que sempre teve o desejo de ter filhos, mesmo antes de se identificar como gay...
Eu procurei dar a maior força, falei para ele correr atrás do sonho dele, para não se preocupar com as aparentes dificuldades! Para ir em frente! mas tb, de certa forma, desencorajei ele ao projeto FILHO BIOLÓGICO...
Mas, hoje pela manhã, eu me peguei refletindo até que ponto eu gostaria de ter tido filhos ou filhas biológicos, que carregassem minha carga genética...Eu sei que eu tinha este desejo, lá nos idos dos meus 23/24 anos...e até vivenciei um certo "luto" quando tive que abandonar este sonhos ao me reconhecer como homossexual, e portanto, que não me casaria e não teria filhos biológicos...
Meu renascer como PAI veio depois dos 30 anos, quando o ECA passou a permitir a adoção por solteiros, e eu vislumbrei ai a possibilidade de ir em frente com meu desejo de ser pai.
Sim, eu acho que teria sido legal ter tido um filho biológico. Mas tb seria legal não precisar fazer regime, não ter que usar óculos, e seria legal se o mundo não tivesse fome e guerras, e se todo mundo pudesse fazer terapia! :o)
Mas as coisas não são assim, nos adaptamos, aceitamos, exploramos as possibilidades...E minha família, construída através da adoção, não é menos digna, ou menos família, que nenhuma outra!
Não tenho dúvidas que filhos biológicos devem ser diferentes ( não sei dizer ao certo pois como sabem não tenho filhos biológicos) mas também sei que a relação com eles não é pior nem melhor, porque eu conheço famílias que tem ambos. Filhos são filhos, muitos pais e mães assumem filhos de outras relações de seus companheiros e companheiras, e estes filhos são criados de maneria tão especial quanto os outros.
A adoção é o processo pelo qual a lei une um filho que quer família  a uma família que quer filho, e nisto não há nada de anti natural! Os laços se constroem pelo amor, pelo cuidado, pelo carinho. Você constroe laços com seu companheiro, com seu namorado, seu marido, sem nenhum laço de sangue. E mesmo que Schopenhauer diga que o amor não existe, é o amor que constroe os laços!
Então #ficaadica , se vc quer ser pai, quer ser mãe, vai atrás de seu desejo, não deixe ninguém dizer que vc não pode, que vai ser difícil, quando você conseguir, e olhar para trás depois de alguns anos, vai ver que aquelas coisas que vc achou que pareciam dificuldades eram  ridículas!


Ah, eu estava brincando...Schopenhauer explicou muito bem o amor! Veja ai uma das frases dele:

A fé é como o amor: não pode ser obtida pela força
(Arthur Shopenhauer, filósofo alemão, 1788-1860)

5 comentários:

  1. Sabe, eu acho que, realmente, os laços de amor que se cria com filhos adotivos deve ser o mesmo com filhos biológicos, mas tbm acho que muitos aspectos são diferentes e as pessoas precisam se conscientizar disso antes de desistir do filho biológico para correr atrás do filho de coração. Li um texto mto bom esses dias sobre isso e fiz até um post no meu blog: http://nossafamiliacolorida.blogspot.com.br/2013/02/o-lado-b-da-adocao.html

    Eu sou suspeita pra falar porque eu tbm quero muito ter um filho biológico da minha parceira e poder gestá-lo na minha barriga! Porém, no nosso caso isso é possível e muito mais fácil! Eu geralmente tbm desencorajo amigos gays de terem filhos biológicos porque infelizmente nesse caso é muito mais complicado! Se entrar em consenso com o conjugue sobre a educação de um filho já não é fácil, imagino como deve ser entrar em consenso com outra pessoa que nem convive com vc, um amigo e tudo o mais! Então é algo que precisa ser muito bem pensado antes de qualquer decisão mais séria, neh? Conheço pessoas que fizeram isso (ter um filho com um amigo) e deu certo, mas é preciso pesar os prós e os contras, como por ex, que a outra pessoa pode decidir mudar de estado ou país algum dia e levar seu filho. Complicado, neh?!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. gente, mas pra quê passar os genes a diante? que necessidade é essa? acho tola, se não dizer egocêntrica, ser pai ou mãe é muito mais do que isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É necessário passar os genes, mas não obrigatório. Bem, entendo que ser pai e mãe é mais do que isso e também é natural que as pessoas queiram ter filhos bibliológicos, adotivos, ou ambos, do mesmo jeito que é natural que algumas pessoas não queiram.

      Excluir
  3. Eu sou pai e sou gay, e não é nada fácil...cuidar da sua cabeça, e da cabecinha de dois anjos na minha vida é uma tarefa minuciosa... mas prazerosa pelo fato de ouvir a cada descoberta, a cada alegria, a cada passeio a palavra papai... isso n tem preço, estou sozinho, quero muito encontrar alguém que queira ser pai, para eu poder ser pai junto outra vez, sonho em ter mais um filho...só falta encontrar um pai disposto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo , obrigado por sua visita e por seu comentário! Como pai vc pode comentar, como poucos, as coisas sobre as quais escrevo, com dois então, vc poderia escrever facilmente um livro! Ví que nao tem um blog... quem sabe...
      Sobre ter mais filhos... acho que hj em dia tem cada vez mais gente disposta... quem sabe encontrando alguem que a me a seus filhos vcs podem partir para o projeto do terceiro!

      Excluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!