6 de abril de 2013

ESCALA DO PRECONCEITO

recebi este texto pela internet, achei muito interessante e queria dividir com os leitores e seguidores do blog.

Conheça ESCALA DE ALLPORT. Ela vai te ajudar a entender o que anda acontecendo. O psicólogo norte americano Gordon Allport escreveu em 1954 um livro chamado THE NATURE OF PREJUDICE, A Natureza do Preconceito, em que apresentou sua Escala de preconceito e discriminação, um interessante instrumento para determinar o grau de intolerância das sociedades. A escala passou a ser conhecida como Escala de Allport. Leia o que vai a seguir, aplicando aos fatos que você tem visto por aqui...

A Escala de Allport vai de 1 a 5.

O Nível 1 - Antilocução
...

Antilocução significa um grupo majoritário fazendo piadas abertamente sobre um grupo minoritário. A fala se dá em termos de estereótipos negativos e imagens negativas. Isto também é chamado de incitamento ao ódio. É geralmente vista como inofensiva pela maioria. A antilocução por si mesma pode não ser danosa, mas estabelece o cenário para erupções mais sérias de preconceito. Por exemplo, piadas sobre portugueses (no Brasil), brasileiros (em Portugal), negros, gays etc.

A escala então sobe para o nível 2 - esquiva

O contato com as pessoas do grupo minoritário passa a ser ativamente evitado pelos membros do grupo majoritário. Pode não se pretender fazer mal diretamente, mas o mal é feito através do isolamento.

Chegamos então ao nível 3 - discriminação
O grupo minoritário é discriminado tendo negadas oportunidades e serviços e acrescentando preconceito à ação. Os comportamentos têm por objetivo específico prejudicar o grupo minoritário impedindo-o de atingir seus objetivos, obter educação ou empregos etc. O grupo majoritário está tentando ativamente prejudicar o minoritário.

No nível 4 chegamos ao ataque físico

O grupo majoritário vandaliza as propriedades e obras do grupo minoritário. Queimam propriedades e desempenham ataques violentos contra indivíduos e grupos. Danos físicos são perpetrados contra os membros do grupo minoritário. Por exemplo, linchamento de negros nos Estados Unidos, ataques contra os judeus na Europa, e a aplicação de piche e penas em mórmons nos EUA nos anos 1800. Mais recentemente, o ataque a cristãos nos países islâmicos.

E chegamos ao nível 5 - extermínio

O grupo majoritário busca a exterminação do grupo minoritário. Eles tentam liquidar todo um grupo de pessoas (por exemplo, a população dos índios norte-americanos, a solução final para o problema judeu, a limpeza étnica na Bósnia etc).

A Escala de Allport tem cinco níveis, que vão se sucedendo, tudo começando com piadinhas inocentes que a gente ouve aqui e ali.
Entendeu? Aplique-a a agora aos acontecimentos que você vê diariamente acontecendo no Brasil. Mas aqui estamos invertendo o processo. São minorias tentando exterminar maiorias...

Não deixe de ouvir o podcast Café Brasil A ESCALA DE ALLPORT em
http://www.podcastcafebrasil.com.br/podcasts/343-a-escala-de-allport
Ver mais

5 comentários:

  1. ou seja, falta somente o passo 5 né?

    assim: estar entre seus "grandes papos" é uma imensa honra.

    ResponderExcluir
  2. Interessante o post...
    Gostei!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog! Maravilhoso!!! Vou segui-lo e indicá-lo certamente! Se você se interessar em conhecer meu blog, sou advogada militante na causa LGBT, meu escritório tem um blog sobre os direitos homoafetivos. Espero que goste! Um beijo! Camilla

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de informar o endereço: www.direitoslgbt.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Sou jornalista do Portal EBC e gostaria de receber seu contato para uma ação que vamos fazer para o Dia dos Pais. Meu e-mail é luanda.lima@ebc.com.br.
    Um abraço e até logo,
    Luanda.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!