20 de março de 2014

Os nossos ídolos não são os mesmos...

Eu sou o que poderia ser chamado de ICONOCLASTA, eu realmente nunca tive nenhum tipo de ídolo, nunca fui de venerar alguem, de acompanhar carreira, de colecionar memorabilia, de saber de cor e salteado o que a pessoa gosta, nunca tive posteres de ninguem no meu quarto, nem na capa do caderno.
Na realidade eu já curti - e curto - muita gente, já tive no meu quarto poster da Marilyn Monroe (e eu nem sabia que eu era gay!!, ainda não tinha aberto o email), poster do Reembrandt, do Godzila (o clássico dos anos 60), outro do Star Wars, e alguns outros, e hoje em dia tenho um lindo poster deuma exposição do Van Gogh do museu Van Gogh de Amsterdan ( a bicha fina!).
Mas nenhum deles estava associado a nenhum tipo de veneração, de amor, como muitas vezes acontece, algumas vezes até de forma exagerada e fanática.
Nem sei se eu poderia ser chamado de Iconoclasta, pois eu não sou como os reverendos das reformas protestantes, que eram CONTRA quem venerarava imagens, eu simplesmente nunca me liguei em alguem desta forma, não sei se isto é coisa de sagitariano - que adora uma novidade - ou do meu perfil mesmo. Mas eu não tenho nada contra.
Minha filha, apesar de adolescente, fase em que isto é mais comum, também não tem nenhum grande ídolo, então era uma realidade que eu não conhecia!
Agora, no meu relacionamento com o Mr. Jay eu tenho feito um aprendizado para entender isto, ele é super fã (mega hiper ultra) de uma cantora pop norte americana, e acompanha a carreira dela de perto, coleciona singles (que antes dele eu nem entendia exatamente o que eram) -  coleciona a sério: manda vir da Alemanha, compra no ebay na china, pede para prima trazer do Japão... Eu acho tão legal quando ele fica ansioso esperando um novo lançamento de uma música dela, um novo clip, os olhos dele verdadeiramente brilham quando assiste pela primeira vez. Eu vivencio com ele emoções queeu nunca senti, é muito legal tentar criar empatia com isto para entender o que ele sente!
O amor dele por ela é tão grande que programou suas férias para maio para poder ir assistir um show dela nos EUA ...(tentem adivinhar se eu vou junto?)
 
Eu não sei dizer se ter um ídolo é bom ou ruim, não sei dizer se minha vida teria sido diferente, eu acho que ser fã dá uma certa projeção da nossa vida em uma outra pessoa, a gente se sente parte da vida de alguem importante, se sente participando, não sei bem, os amigos psicólogos podem explicar melhor se tiverem paciencia...
No caso do meu namorado esta idolatria não atrapalha em nada, ele gasta um pouco mais de dinheiro, e tempo, como coisas que eu não gastaria, mas eu tb gasto dinheiro, e tempo, com coisas que ele também  não gastaria! E para mim é muito estimulante participar destas coisas dele, muito divertido!
 
E você? Tem algum ídolo que ocupa sua anima?


4 comentários:

  1. Olá meu querido. Faz tempo que ando afastado do mundo dos blogs, tenho sérios problemas para acessar a net como fazia antes. Mas agradeço o carinho e o comentário. Comentando seu post, também não sou apegado a ídolos e nem as pessoas com que me relacionei mais intimamente eram fãs fervorosos de ninguém. Não saberia opinar diretamente sobre isso. Mas sempre é gostoso se envolver com a coisa que eles amam. Nos aproxima. Quanto aos diálogos dos meus quadrinhos, muitos são 100% reais, outros são adaptados de conversas, e outros ainda, são coisas que coloco para emendar para fazer sentido mais para a frente. Mas acho que seu falar o que foi real e o que foi "emenda" perde a graça, não acha? rs

    ResponderExcluir
  2. Eu tb não tenho, tenho bandas que adoro, mas nada parecido com isso de ficar ansioso,no máximo, qndo sai um cd novo do Mika ou do Ludov eu vou e baixo, pq sei que vou gostar e só

    ResponderExcluir
  3. Sou meio curioso do "tudo". Um poster de Guernica de Pablo Picasso e os ultimos shows da Madonna (mas sem ficar sabendo que tipo de peixe ela comprou na feira) éo mais perto que talvez chegue de ídolos. Pra mim são referências que gosto. Acho que ter um ídolo pode ser alguem a quem se espelhar. Mas temo tudo o que beira fanatismo. Sem exageros que cegam, ter um ídolo pode ser legal.

    ResponderExcluir
  4. Ah... e adoro Senhor dos Anéis. Tenho livros, filmes, um poster de cinema no vão da escada e parte da coleção de bonecos. Putz ...confesso, o Gandalf é meu ídolo. kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!