23 de setembro de 2010

Amor, Compromisso e Vida

Na última bienal de São Paulo, enquanto xeretava no estande da Taschen, eu encontrei um livro que me pareceu muito interessante: HOMENS, Retratos de Amor, Compromisso e Vida, de autoria do americano Anderson Jones, com fotografias de David Fields. A edição que encontrei é portuguesa, da Livros e Livros.

O livro já é meio antigo, foi editado em ingles em 1997, conta as estórias de 29 casais de homens e de sua relação, o livro dedica cerca de 4 paginas para cada casal, e trás também lindas fotos.
O que achei mais intressante é que o livro foca os "problemas" que os casais enfretaram para construir suas relações, e como eles lidaram e lidam com as situações cotidianas.
São casais que muitas vezes enfrentam diferenças significativas entre eles: um parceiro bem mais velho que o outro, um parceiro bem mais rico que o outro, um parceiro soropositivo e outro não, casais de etnias  e raças diferentes, casais em que um é mais famoso (cantor de rock) que o outro, um casal em que um deles sofre de transtorno bipolar, outro em que o parceiro foi casado e teve filhos e outro não, um que o parceiro é "cowboy" e o outro um executivo na cidade, e assim por diante.
Apesar do livro ter mais de 10 anos ele é extrememente contemporâneo pelos temas que aborda, eu fiquei bem fascinado, li numa tacada só as 130 páginas, e até reli depois algums estórias. Achei particularmente estimulante o fato deles, além de exporem suas relações, exporem os problemas da relações, o que muitos casais (gays ou não) relutam em abordar.
Eu até acabei pesquisando na net para ver se encontrava algo atual sobre estes casais, de tão entusiasmado que fiquei, e até achei!
Num casal, que era formado por um congressista americano e seu assessor parlamentar (bem mais novo) descobri que o congressista morreu em 2005 e o parceiro briga até hoje para tentar receber a pensão a que as famílias de deputados americanos tem direito.
Outro casal, numa super conincidência, estava se casando na semana passada! Após mais de 20 anos de vida em comum!
Muitos dos casais continuam juntos, alguns morreram, o cara que era casado com o homem soropositivo até montou uma fundação em homenagem ao companheiro depois que ele morreu...

Se alguém duvida que dois homens podem ter uma vida em comum, este livro pode ser uma lição de vida...Olha, é uma leitura que vale a pena!

Eu não achei em sites de livrarias, mas achei no site dos sebos (estantevirtual), também, se alguem tiver interesse talvez consiga achar em ingles - MenTogether -


3 comentários:

  1. definitivamente não duvido, e acho extremamente bonito

    ResponderExcluir
  2. Olá rapaz, (desculpe chamá-lo assim mas acho que seu nome real não aparece no blog)

    Estava eu aqui precisando postar uma indicação do livro "Together" e, por conta disso, caí aqui no seu blog uma vez que você, justamente, fez o comentário da versão portuguesa que tenho da época do lançamento (hehehehe...imagine então que eu já sou um senhor 5.0)

    Fiquei feliz por 2 motivos. Primeiro pela sua opinião positiva do livro que fez a minha cabeça por um bom tempo e até me ajudou pessoalmente. E depois pelo seu blog dedicado ao assunto paternidade gay, tema ainda pouco explorado e quase meio desconhecido mesmo no meio GLBT.

    Eu sou pai de 3 adultos jovens do meu casamento de 15 anos. Depois da experiência hetero assumi a orientação homo e estou junto do meu companheiro há quase 15 anos também. Mas hoje numa relação mais fraterna do que conjugal no sentido mais convencional.

    Sinto falta de trocar experiência e vivências sobre esse assunto mas acho que é natural uma vez que a maioria dos pais homossexuais, apesar de terem feito seu "outing", ainda estão no armário enquanto pais gays.

    Ou os filhos não sabem ou existe uma vida paralela. Espero que possamos aos poucos mudar isso.

    Vou linkar seu blog no blog coletivo o qual sou publisher, "Homofobia Já Era", que é direcionado a um público mais jovem e que tem pouco contato com essa situação.

    Espero que possamos manter contatos

    Abraços e Sucesso
    Luiz Claudio Lins, Campinas
    www.facebook.com/audioluiz
    www.homofobiajaera.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Pra quem quiser o livro tem na Amazon

    Men Together: Portraits of Love, Commitment, and Life by Anderson Jones
    http://amzn.com/B000H2MN0G

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!