9 de setembro de 2010

Black or Gay? O que é mais fácil?

Neste fim de semana acompanhei o "namorido" a um congresso da área de medicina que ele é especialista. O encerramento, no Pier Mauá, teve um grande jantar e um show incrível. Estavamos nos divertindo vendo a grande quantidade de médicos gays, e seus companheiros, muitos sem fazer nenhum esforço para serem "discretos" com a sociedade sempre pede.
E, quando estava lá, como que num estalo, comecei a me aperceber da ausência de negros no recinto...
Não haviam medicos e médicas negros, nem mesmo esposas ou maridos de médicos que fossem negros (em um casamento inter-racial), e nem mesmo acompanhantes negros...
Na realidade eu via algumas pessoas negras, mas garçons, copeiras, faxineiras...
Eram talvez 5 ou 6 mil convidados....e nenhum negro a vista...e eu fiquei muito mal com isto! Nem acho que eles naõ estavam lá por algum tipo de preconceito ou segregacionismo nas inscrições do  congresso. Eles não estavam lá porque o sistema escravocrata ainda cobra seu preço, as populações afro-descendentes ainda são as mais prejudicadas no que se diz respeito ao acesso a ensino, a boas oportunidades de carreira e emprego.
Foi uma situação em que me pareceu mais "facil" para a pessoa que é homossexual do que a pessoa que é negra! Ali haviam dezenas de gays, reconhecidos como tais, e nenhum negro! O colégio da minha filha não é muito diferente, o prédio em que moramos, a empresa em que trabalho...A pobreza faz com que estas pessoas nem cheguem perto!
Que realdade cruel! Me senti até envergonhado! Me senti compelido a apoiar de forma mais efetiva os movimentos gays, as politicas publicas para reserva de cotas, pois eu, como minoria, deveria estar mais atento ás necessidades de doutras minorias!
Olha, eu nunca imaginei que eu ia achar mais facil ser gay do que ser negro!

6 comentários:

  1. Engraçado você postar isso agora. Acabo de receber um comentário de uma negra sobre uma postagem referente ao casamento da Adriana Calcanhotto: "nojo". Foi só isso que ela escreveu.
    E pensar que essa pessoa não percebe que o julgamento que ela faz da homossexualidade é igual ao julgamento que muitos brancos faziam dos negros anos atrás: nojo!

    PS: Sou negra.

    ResponderExcluir
  2. q bom q vc chegou a essa percepção, essa iluminação digamos assim, tem gente q passa pela vida e nunca nem nota o qnto outros tem problemas

    ResponderExcluir
  3. Voce pode ser gay e ninguém saber disso, mas voce não pode ser negro sem que todos saibam.
    É por isso que se voce é negro, pobre e gay voce está no topo da lista da discriminação no Brasil.
    Infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre10:42 PM

    E se tem uma coisa que não aceito é gay com preconceito de negro e vice-versa.
    O ser humano é complicado: tem gay que tem preconceito de lésbica!?!?!
    Acredito que a sociedade esteja doente há tempos, e cada vez mais doente...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9:14 PM

    Eu ainda axo que gays sofrem mais com preconceito.

    Os negros geralmente sao vitimas de preconceito na sociedade e em publico e tal. mas quando chegam e casa tem o apoio incondicional da familia geralmente semelhantes, com o pai e/ou mae negros tambem.

    Ja no caso de homossexuais nem mesmo o apoio das familias nós temos.

    ResponderExcluir
  6. ricardo7:52 PM

    E quando você é pobre (classe media baixa), negro (filho de pai negro e mae branca, tendo todos os irmaos brancos) e gay (sem ser afeminado)? é como se voce vivesse com uma arma apontada na sua cabeça diariamente.

    ja pensei em muita besteira percebendo o quanto essas 'caracteristicas' seriam verdadeiros obstaculos na minha vida e até hoje nao consigo administrar essa situação de uma maneira madura e otimista. mas tenho fé de que irei transformar tudo isso em simples detalhes da minha vida, nao determinando quem eu sou, mas agregando beneficios para eu viver da melhor maneira possivel.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!