13 de agosto de 2012

Discriminar...


Discriminar tem sua origem na palavra em latim discriminare e se refere ao ato de distinguir, separar, diferenciar ou especificar.
v.t.d e v.bit. Aperceber-se das diferenças, discernir.

v.t.d. Classificar tendo em conta alguém motivo específico, listar.
v.t e v.pron. Construir um grupo distinto para não se juntar aos demais por possuir algum tipo de preconceito étnico, religioso, sexual etc.
v.t. p.ext. Tratar de forma injusta, com desigualdade uma pessoa ou um grupo de pessoas por motivos relacionados a alguma característica pessoal como: cor de pele, nível social, religião, sexualidade etc.
(Etm. do latim: discriminare) 
Sinônimos de Discriminar : diferenciardiferençardiscernir e distinguir



Numa conversa com amigos, há algum tempo já, um deles falava sobre sua "falta de sorte" para encontrar alguém para se relacionar, alguém para estabelecer laços, usando o velho mote de que "os homens gays não querem nada sério".
Mas enquanto ele falava de suas idas e vindas, o que dava para perceber é que ele na verdade escolhia errado, os objetos, em especial do desejo dele, eram pessoas que dava para perceber que não poderiam sustentar uma relação. Ele, um cara letrado, independente, viajado, empresario, acabava se envolvendo com pessoas menos cultas, com poucas ambições, com quem ele se dava muito bem na cama mas que pouco retroalimentavam outros aspectos de um relacionamento.

A conclusão a que chegamos, com ele, é que ele acabava escolhendo pessoas que , internamente, ele já sabia que não poderiam evoluir numa relação, provavelmente por um certo mêdo de ter algo mais sério, o que ele verbalizava como vontade- uma relação - acabava sendo boicotado justamente pela falta de objetividade, de discriminar os pontos envolvidos numa relação, justamente para investir em algo que tivesse mais chance de dar certo.
Tá parecendo muito mecânico e pouco romântico?
Pode até ser, mas a gente faz isto, escolhe entre: alto, baixo, loiro, magro, gordo, negro, que mora no bairro, descendente de japoneses, com um sorriso lindo, gostosinho, musculoso..... ir atras do desejo (no caso sexual ou romantico) não é discriminar?
Talvez tivesse alguma pessoa do seu lado, com muito mais chances de se darem bem, mas que vc nem olhou porque ele usava barba...ou fumava...e vc detesta isto! 
Ou seja, levar em conta os aspectos que movem teu desejo, mas também outras questões, que podiamos chamar de práticas, para aumentar as chances de uma relação dar certo, isto se nós realmente quisermos que as coisas deêm certo....
Isto não quer dizer que vai ficar "fácil" e que você não vai ter que batalhar para construir a relação, ceder, aprender. e nem estou defendendo que a gente procure alguém "igual"  ou a "metade da laranja"...
Acho que devemos discriminar (com sentido de listar) nossos sonhos, nossas perspectivas, para de certa forma aumentar as chances de algo dar certo, e se, de repente a pessoa tem alguma coisa que não te agrada (argh FUMA) talvez outros aspectos façam com que ele seja um grande "partido"...

E você, é bom em discriminar seus desejos?





Um comentário:

  1. pois é, seu amigo seria super meu tipo, mas ele provavelmente não olharia pra mim... qm olha pra mim é exatamente o tipo q ele olha... ê inferno.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!