11 de novembro de 2012

ADOÇÃO - é sempre bom estar preparado!

No úlimo sábado participei da reunião do HOMOPATER, o Grupo de Homens Gays e Pais coordenado pela psicóloga Vera Moris. Ela me chamou para participar da reunião pois os tema era justmente a PATERNIDADE, em que momento e de que forma surge a Paternidade, quais são nossas principais preocupações na criação de filhos....
A conversa foi muito, muito, muito, interessante, pois reuniu homens que tem filhos das mais divesas faixas etárias, desde crianças, até filhos adultos com 30/40 anos, além de um casal de homens que esta no processo de adoção de uma criança.
Falou-se muito das expectativas que temos em relação aos nossos filhos, de nossos mêdos, de nossas angustias como pais, desde a violência urbana, virgindade, futuro, estudo, carreira... um papo muito interessante em que duas horas foram pouco!
Com relação aos homens que adotam e pretendem adotar, eu deixei minha sugestão. É muito importante que participem das reuniões de grupos de adoção, elas são super importantes para preparar as pessoas, para conhecer mais sobre o assunto, para ver o que acontece em outras familias, em outras adoções. Porque as sitações são particulares e não tem manual!
Mesmo para quem ainda não deciciu, que só esta pensando, é legal participar, isto pode ajudar a tomar decisões. E olha, os homens e mulheres, solteiros ou não, homossexuais ou não, são muito bem vindos nestes grupos!
Vai aqui a dica dos grupos aqui de sampa:

PROJETO ACOLHER - reuniões na região de Santo Amaro

PROJETO ACALANTO- reuniões na região da Freguesia do Ó

GAASP - Grupo de Apoio á Adoção de São Paulo - reuniões na região de Vila Mariana




3 comentários:

  1. Existe algum grupo do tipo no rio de janeiro? Tenho planos pra num futuro não tão distante de adotar uma criança...

    ResponderExcluir
  2. ah, adotar... ê sonho distante.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:10 PM

    Olá! Inicialmente gostaria de parabenizar a iniciativa do blog, escrevo a vocês pois necessito da ajuda de vocês que são amigos da causa da homoparentalidade. Sou psicóloga e estudante de pós-graduação em Psicologia da UNESP- Assis e gostaria de solicitar a colaboração em divulgar ou até mesmo fornecer meu contato (larissa.zanardo@hotmail.com) caso conheçam pessoas com as características que informo abaixo. Realizo minha pesquisa de mestrado com o título 'LAÇOS DE AMOR: DA CONJUGALIDADE HOMOAFETIVA À HOMOPARENTALIDADE POR VIA DA ADOÇÃO' na qual para sua execução necessito da colaboração em forma de entrevista concedida a mim de pares de mesmo sexo biológico, que convivam em união e que possuam filhos por via da adoção, ou que estejam pleiteando a mesma, com o intuito de melhor compreensão sobre este fenômeno atual e de uma forma mais abrangente buscando o aumento de conhecimentos e divulgação relativos às questões da adoção. Neste momento apresento muita dificuldade em encontrar casais de homens, já consegui o número que julgo necessário de casais de mulheres, por isso gostaria muito de poder pelo menos ter acesso a alguns casais de homens, qualquer informação de contato me ajudaria muito!
    Desde já sou muito grata, aguardo o contato e ajuda de vocês!

    Atenciosamente, Larissa Zanardo

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!