24 de agosto de 2013

Discriminando um homem para chamar de seu...

Discriminar, quando usado no universo LGBT, sempre está relacionado a algo ruim. Somos discriminados quando somos colocados "de lado" em função de nossa orientação sexual ou quando não exprimimos uma imagem corporal compatível ao que é esperado por outros - a bichinha quáqua, a lésbica masculinizada, a maricona que desmunheca...
Mas eu acho que todo mundo faz isto.
Acho que a gente quando busca um relacionamento também pratica um exercício de discriminação, certos tipos físicos, certas atitudes, maneiras de se vestir, lugares que frequenta, e CLARO, práticas e preferências sexuais, acabam por nortear nosso caminho de busca. Alimentamos nosso "mecanismo de busca" da mesma forma que alimentamos o GOOGLE :  macho+são paulo+loiro e apertamos o ENTER! oops!

Mas eu acho que quem busca um relacionamento deve fazer um pouco mais que discriminar, ele deve procurar DISCERNIR, que é um dos sinônimos de discriminar.

O dicionario diz: 
discernir -(latim discerno, -ere, separar, distinguir, reconhecer, decidir) Verbo Transitivo.
1. Distinguir.
2Estabelecer conveniente diferença (entre coisas ou pessoas).
3. Discriminar.
4. Conhecer.
5. Julgar.
6. Apreciar.
7. Medir.
8. Avaliar bem.

DISCERNIR é um verbo, uma ação deliberada, de apreciar, avaliar, julgar e estabelecer conveniente diferença entre pessoas.
Todos sabemos que o príncipe encantado não existe, então temos que saber avaliar o potencial de cada sapo que cruza nosso caminho! Para quem não conhece a estória do príncipe e do sapo, clique AQUI
Esta procurando uma pessoa? Comece pensando nos "not´s" absolutos para um relacionamento dar certo na sua opinião. Coisas que vc  sabe de antemão, que não funcionariam, ou que atrapalhariam, e muito o seu relacionamento.
Eu, por exemplo, tenho um NOT que me parece dificil de contornar quando penso num relacionamento: para mim seria muito difícil me relacionar com alguém que estivesse DENTRO DO ARMÁRIO. Seria muito difícil eu me relacionar com alguém que não se aceita como homossexual ou alguém que se esconde da família, que "não frequenta ambientes gays", ou que acha "que a sua sexualidade e o que faz dentro de quatro paredes é só problema seu".
Eu até respeito o momento de cada um, os limites pessoais e familiares de cada um, não sou a favor de fazer o outing forçado de quem quer que seja, mas do ponto que estou em minha vida não tem como eu "voltar para o armário". E também não acho muito produtivo eu tentar me envolver achando que a pessoa "vai mudar".

Mas eu conheço muito gente que não se preocupa em "discernir" o que busca, em "discriminar", e acabam se envolvendo com pessoas que tem incompatibilidades físicas, emocionais, sociais, etárias, que só servem para não dar certo, na realidade acho que as pessoas fazer estas escolhas para não dar certo! Tipo um "boicote" para não dar certo.

E isto não quer dizer que não defendo o princípio de que a gente deve deixar as portas para se envolver com pessoas diferentes e interessantes, eu defendo exatamente isto, que vc deixe a porta aberta, mas que seja sábio para buscar algo com mais possibilidades de sucesso!

E você? Sabe discernir?


4 comentários:

  1. Olha na verdade sempre tive dificuldade com isso, essa coisa de discernir. Tanto é que tomei vários foras e dei muitos também! Só depois dos 40, que eu achei tardio; é que eu finalmente encontrei "minha alma gêmea". E pasmem, ele é muito diferente de mim em muita coisa. Estamos juntos ha 11 anos e nunca brigamos. Divergências sempre irão acontecer, mas o respeito... esse nunca deve se perder! Belo texto! Grande abraço e ótima semana!!

    ResponderExcluir
  2. gente, se eu discernir, ai é que nem sexo faço. hehehe, posso escolher muito não.

    ResponderExcluir
  3. Um exemplo que se encaixa bem nesse conceito é o "não curto efeminados". Não quer (necessariamente) dizer que a pessoa que não curte acha que efeminados são menores, nojentos, ou qualquer coisa pejorativa.

    E eu não curto fumantes. Porque o gosto do beijo fica ruim.

    ResponderExcluir
  4. eu tenho um discernimento altamente aguçado ... para muitas coisas o meu NOT definitivo é implacável ... principalmente se a pessoa for conviver comigo,seja em relacionamento afetivo, seja em amizade ... não considero isto um preconceito ... simplesmente não julgo nem cobro das pessoas nada,apenas seleciono coisas q me apetecem nas pessoas e com as quais conseguirei lidar bem ...

    Muito boa sua contextualização

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!