28 de março de 2014

Quem tem mêdo de TRAVESTI?

Toda noite eu passo numa região onde se concentra um grande número de travestis envolvidos na prostituição. Elas ficam lá, balançando seus peitos e algumas até mesmo exibindo seus pintos!  Uma cena que mesmo para olhos cosmopolitas é bastante estranha, quase chocante.
Seria uma bobagem criticar elas por estas atitudes, ou tentar entender quem seriam os clientes delas - pelos carros que param para conversar percebo que vai de A a Z. Muitos creditam na conta das travestis exuberantes (incluindo ai as Drags) o preconceito que a sociedade tem em relação aos homossexuais - acham que a sociedade tem menos preconceito dos gays que se comportam de maneira "masculina".
Eu tenho muito pouca convivência com travestis - não tenho nenhuma amiga travesti, não trabaho com nenhuma travesti, as que conheço são da televisão, as que se apresentam em boates, as que vejo na rua, algums que cruzo em algum reunião das ONGs que participo... mas eu não posso dizer que tenho um grande contato com elas.
PARENTESES: Sei que existem várias designações, transex, trangêneros e etc... com suas definições corretas, mas estou usando o termo travesti para o "ser humano do gênero masculino que se veste como ser humano do gênero feminino" para simplificar.
Meu conhecimento vem do que leio, do que vejo, recentemente por exemplo, a Nany People deu uma entrevista para a Marilia Gabriela que foi muto legal! Mas eu confesso que eu mesmo pensei durante um tempo que as travestis, e os mocinhos efeminados, prestavam um "desserviço" em relação a aceitação da homossexualidade.
Depois eu passei pela fase de achar que elas eram MUITO corajosas de darem a cara a tapa, de não se esconderem, e que estavam justamente ajudando a "causa" gay por entrarem nos lares das pessoas na TV, no Carnaval, sem máscaras, verdadeiras Hoje eu sei que a maioria das travestis não é militante de causa nenhuma, elas são pessoas que estão tentando ser felizes, tentando ser verdadeiras, honestas consigo mesmas. Coisa que eu mesmo demorei um tempo para fazer. Deve ser uma puta barra sofrer preconceito 24 horas por dia como elas sofrem, mas talvez fosse pior ficar preso dentro de si mesmo!
Tenho lido muita coisa a respeito, sobre o quanto este rótulo tem sido pesado para tantos, e atualmente defendo que os conceitos de "gênero" (homem ou mulher) sejam abolidos, já que não vejo como flexibilizar e além de homem e mulher incluir Bissexual, travesti, transgenero, lesbica, são muitos novos rótulos...
Acho que devemos batalhar para que o conceito de gênero seja abolido, tirar isto dos documentos, vc nasce ser humano, com quem você vai se relacinar no futuro, com quem vai transar, você tá livre para escolher! Pessoas vão namorar pessoas, pessoas vão se apaixonar por pessoas. De quebra eliminamos a necessidade de lutar pelo casamento gay... vai ser casamento de seres humanos!
 

Mas deixa eu dizer uma coisa...foi dificil escrever este texto com estes peitos balançando o tempo todo!!! rsrsrsrs. Acho que não gosto mesmo! rsrsr

E para você? Qual é sua convivência com travestis? Elas são realmente resposáveis pelo preconceito da sociedade?

9 comentários:

  1. Não sei se são os responsáveis pelo preconceito. Os maiores responsáveis por tal são os intolerantes, os burros e todos aqueles que acham que a condição humana só é reservada a alguns, considerando determinadas características como superiores aos demais. Não aprecio travestis, mas isso não quer dizer que condene ou que acha que sejam inferiores a mim. Acho que a população (seja de que país for) anda é muito mal informada e depois transporta isso para o ódio, muitas vezes sem perceber o porquê.

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente com o Namorado P. S. Nunca tive nenhum contato de qualquer espécie com algum deles ... talvez isto seja uma forma de preconceito tb ... mas enfim ... sei bem q eles são SERES iguais a mim... muitos talvez até melhores ... mas é a tal coisa ... eu aqui e eles lá ... tal e qual eu e as mulheres no q concerne a intimidades outras ... eu aqui e elas lá ... acho q me fiz entender ... ou não?

    ResponderExcluir
  3. Muito engraçado ! Não tem como abolir gêneros porque deles podemos ter estudos por exemplo porque é mais comum uma doença em tal grupo etário e tal sexo e outra coisa falamos de natalidade , através da união do sexo masculino com o feminino temos a procriação , perpetuação da espécie , dos genes enfim , estou falando pelo lado científico , medico , agora imagino em termos jurídicos , sociais , antropológicos ...
    Mas sobre gênero , sendo geneticamente homem ou mulher você siga o caminho que a sua orientação , comportamento te levar , aceite - se , conviva , tire o preconceito de você mesmo . Quando fala de travesti , transsexual ...
    Existe uma confusão interna e uma externa mais ainda
    Mas estamos avançando , o travesti hoje já começa a ter espaço , se afirmar , isso é o que importa
    Se querem se prostituir , ou são meio que obrigados a isso que façam !
    Mas logo teremos amigos travestis próximos que não fazem programa rs
    É tudo uma questão de se impor , e não criar o estereótipo porque se criamos , somos motivos de diferença , diferença podem criar deboches e deboches podem ser feitos a qq pessoa seja ela quem for.
    Quer andar de canivete na cintura e falar anasalado , com termos nada convencionais e cheirar pó , arque com isso !!!

    ResponderExcluir
  4. Já eu, devo dizer que seria difícil ler com esses peitos balançando. Mas, desci a barrinha pra poder me concentrar no texto. sabe, essa questão de gênero é complicada. Também sou a favor da abolição. Se isso acontecesse iria nivelar essa coisa de "desigualdade". Ok, não muito (porque as pessoas ainda insistem em terem preconceitos raciais), mas parte dele. Faria alguma diferença.

    ResponderExcluir
  5. Me choquei com vc dizendo que achava que os travestis e efeminados faziam um desserviço, vc devia falar mais sobre isso, falar como superou essa ideia preconceituosa! Tanta gente pensa como você pensava, vc poderia ajudá-los a superar isso como vc fez.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca tive contato, na verdade eu hoje reconheço como você bem descreveu, são pessoas que estão lutando para serem felizes.

    Prefiro não atribuir culpa nem "honras"... acho que assim como nós, elas tem uma parcela de responsabilidade com a sociedade, mas não sei há conscientemente um engajamento.

    Poxa, muito bacana o post por nos fazer pensar e refletir.

    E esses peitos são pertubadores! kkk

    ResponderExcluir
  8. Muito pertinente seu texto...
    Também tive muita aversão por falta de contato e de conhecimento.
    Depois quando fui morar no centro de Sampa, aprendi a conviver com um morador que era "trans".
    Aos poucos fui vencendo os tabus.
    Agradeço também à National Geographic com séries esclarecedoras! Hoje morando no interior da Bahia, olho com certa admiração, pois vejo que venceram e estão conquistando cada vez mais, seu lugar na sociedade! De certa forma! Valeu!

    ResponderExcluir
  9. São uma minoria dentro da minoria, e como tal é normal que exista esse precoinceito. tb n tenho amigos/as travestis ou transexuais, e penso que não irei ter. Pessoalmente nem acho grande graça aqueles espetáculos de travestismo. Não tenho sequer opinião sobre o assunto (talvez esteja ainda naquela primeira fase), mas sou e seirei defensor dos seus direitos se isso forn necessário.
    abc

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!