24 de dezembro de 2007

Cidades menos populosas têm 17 mil casais homossexuais vivendo juntos

(matéria de Cirilo Junior, publicado na FOLHAonLINE em 21 dezembro)

Os 5.435 municípios investigados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) têm 17 mil casais de pessoas do mesmo sexo vivendo sob o mesmo teto. Esse número corresponde a 0,02% dos homens e 0,01% das mulheres nas cidades pesquisadas. Foi a primeira vez que um levantamento deste tipo foi feito pelo IBGE.
Essas cidades têm 60% da população brasileira. Não foram pesquisados os 129 municípios mais populosos do Brasil.
O presidente do órgão, Eduardo Pereira Nunes, admitiu que o número não representa fielmente o quadro real brasileiro, já que a maior parte dos casais homossexuais que vivem juntos está concentrado em regiões mais populosas.
"Se fizéssemos o mesmo no Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados da região Sudeste, o número seria maior do que estamos divulgando", afirmou
Nunes ressaltou que em algumas regiões, como a Norte, a população foi avaliada em quase todos os municípios, inclusive nas capitais. Isso faz com que a pesquisa nessa região seja o retrato fiel local, "quase um censo", frisou o presidente do IBGE.
Queda
A pesquisa divulgada nesta sexta-feira indica também que a média de moradores por domicílio caiu nos 5.435 municípios avaliados. São 3,53 moradores a cada domicílio e a causa principal é a redução da taxa de fecundidade.
Em 250 cidades, a média de moradores ficou abaixo de três. Em 2000, eram 77 municípios com esse perfil. Foram verificados ainda 191 municípios com mais de quatro moradores por domicílio, acima das 250 cidades constatadas em 2000.
Eduardo Pereira Nunes destacou que o número de domicílios aumentou, mas percebe-se um número menor de moradores.
"Hoje temos presença grande de lares com uma única pessoa, ou então famílias em que não há presença do homem ou da mulher. Vários arranjos mostram que a família tradicional pode ser decomposta em outros subgrupos e características de novos grupos mostram que pode haver número menor do que famílias tradicionais", completou

2 comentários:

  1. Bom dia! Faz tempo que leio seu blog, mas hoje resolvi postar um comentário porque eu também tenho um blog que fala sobre a homofobia, e toda semana eu posto uma reportagem retirada de alguma revista nacional nacional (principalmente Época, Veja, IstoÉ, Superinteressante, etc.) que aborda o assunto homossexualidade. Nesta semana, disponibilizei uma reportagem de 5 páginas retirada da extinta revista Manchete, sobre pais e mães homossexuais brasileiros, com depoimentos contando sobre as dificuldades em assumir sua sexualidade perante seus filhos e outras informações. Se você se interessar, o endereço do blog é http://infhomo.blogspot.com

    É isso! Abraço e parabéns pelo blog! :D

    ResponderExcluir
  2. Deve ter mais....
    Feliz Natal!

    http://www.pulchro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!