29 de agosto de 2013

E como ficam os filhos ?

Só que, só que, só que.... eu não sou um cara sozinho, solteiro, procurando um namorado, um relacionamento, eu sou um cara, homossexual, que também tem uma filha, que estava procurando um namorado...
E ai existem pequenas nuances que precisam ser levadas em conta:

- primeiro, que minha criança conviveu por 10 anos com meu ex. Ele nunca assumiu a posição de "co-pai", eu mesmo não fiz questão que acontecesse, preferi que ele assumisse a postura de "namorado do pai e amigo da filha", a paternidade era um projeto meu, e quando ele chegou em nossas vidas os laços já estavam estabelecidos há anos.
Mas de certa forma, quando eu me separei eu fiquei preocupado em como seria para ela, com seria esta quebra de laços.Esta é uma preocupação de todos que tem filhos não? 
Eu posso dizer que foi super tranquilo, ela já era uma pessoa bem especial e madura para seus 16 anos, e assumiu rapidamente a posição de me apoiar, de estar do meu lado, nesta transição. E torcer autenticamente pela minha felicidade.
Ela ficou triste, sentiu falta, mas tirou de letra.

- a segunda coisa é a hora de contar! Não, não é a hora de contar que eu sou gay, é a hora de contar para o cara que eu tenho "um pacote mais completo e complexo". Eu normalmente omitia isto num primeiro contato, num primeiro papo ou encontro, e foi uma medida acertada, porque muitas vezes eu nem passei da primeira conversa, e não tinha motivo para eles nem levarem esta informação com eles.
Eu até dava uma certa sondada durante a conversa, falava se o cara tinha vontade de ter filhos, ou de amigos e amigas homossexuais que tem filhos. Para alguns eu contava no dia seguinte ao primeiro encontro, por tel, por skype, como forma de poder perceber se isto poderia fazer parte do relacionamento na cabeça do cara.
E muitos que contei nem teve o segundo encontro.
Mas entender e aceitar isto era fundamental para os passos seguintes...

- a terceira questão, quando se tem filhos é, em que momento você vai "introduzir" (desculpe o trocadilho) o pretendente na família...em que momento vc apresenta o namorado novo aos filhos. E este dilema dezenas de divorciados e separados heteros tb tem que enfrentar.
Eu não sei se existe uma fórmula matemática para isto, mas eu resolvi que só o faria depois de estar genuinamente envolvido com a pessoa ( coração e não apenas tesão) e depois que eu pudesse ter algum grau de certeza de que a pessoa não ofereceria nenhum tipo de "risco" á minha cria. 
Ou seja, não dava para levar qualquer um para casa. 
Mas também era importante preparar o terreno, e para isto eu adotava o método "o gato subiu no telhado",ou seja, ir preparando ela aos poucos. (não conhece a estoria do gato que subiu no telhado? clique aqui)
Eu só apliquei este método duas vezes, pois apenas apresentei aquele oriental de quem falei no post  JAPAN POP SHOW e o meu namorado atual. O método consiste em, primeiro mostrar a ela que estou saindo com alguém legal, comentar aonde fui, o que fui assistir, onde jantei, onde passeie. depois ir pontuando algumas características e gostos do dito cujo. E eu tb ia fazendo isto na outra ponta, contando para o cara a rotina de casa, as estorias de casa, mostrando fotos... enfim, um processo de aproximação.

O importante é que ambos percebam que tem espaço na minha vida para ser pai, para ser namorado, para ser profissional, para ser amigo de outras pessoas, para ter tempo para mim.

E acho que eu consegui fazer isto, especialmente porque as pessoas envolvidas, minha filha e meu namorado , são pessoas especiais! E gostam muito de mim....acho    =op



Sobre meu namorado atual? Curioso?
Bom, como eu retomei o meu blog recentemente, eu quero continuar o fio da meada do meu diário pessoal, para então chegar nele, pois eu cheguei nele depois de um processo de luto e evolução, que quero dividir com vcs ok? topam esperar mais alguns posts para eu chegar no momento atual? OBRIGADO!


8 comentários:

  1. vou esperar então pra saber como vc conheceu seu namorado atual


    =)

    ResponderExcluir
  2. espero com a maior paciência ... rs

    qto ao lance da transparência em qualquer relação, hoje eu percebo isto como algo fundamental ... as pessoas têm q nos conhecer de forma clara e completa ... se quiserem algo têm q aceitar o pacote completo ... caso contrário ... tchau ...

    ResponderExcluir
  3. Nossa , ansioso para próximos capítulos. E interessante a relação de mostrar as propriedades tanto pra criança quanto pro atual parceiro misterioso

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando seus relatos, demonstra verdadeiramente o que sente! Com certeza ha muita troca e aprendizado! Parabens!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber da retomada do blog (sua temática me fascina) e como todos os amigos acima - curioso pra saber das news!!! Hugzones e welcome back!

    ResponderExcluir
  6. acho muito bacana essa sinceridade e acho que vale a pena falar sim, inclusive pra quem te conhece, afinal isso faz parte da sua vida. e quem bom será conhecer alguém que curte isso também e que vai se unir à sua família.

    ResponderExcluir
  7. Tem que ser hábil e muito sensível para administrar um situação dessa, não sei se eu conseguiria.
    Aguardo para saber do encontro.

    ResponderExcluir
  8. Bacana seu ponto de vista, e realmente é extremamente importante ir preparando o terreno.
    Fico feliz em me deparar com esse tipo de história, onde os filhos levam tal situação naturalmente.
    Sucessos com seu love.

    * Conforme solicitado o nome da pousada Gay é "pousada recanto doce verde", Ibiúna- SP.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!