11 de dezembro de 2015

MÊÊÊÊDO... de palhaço!


Resultado de imagem para dia do palhaçoSim, eu já sei que na nova ortografia MÊDO não tem mais acento circunflexo! Ainda mais em letras maiúsculas.... mas foi um recurso gráfico para enfatizar a confissão! 
- Eu tenho medo de palhaço! E porque eu lembrei disto? Porque ontem foi o dia "universal" do palhaço... até pensei: CARACA! tem palhaços em outras galáxias do universo! Acabou minha vontade de conhecer outros planetas!

Pode parecer ridículo um homem da minha idade, e do meu tamanho, ter medo de palhaço, uma coisa tão singela e tão alegre... Na realidade o meu medo não é uma fobia, não é um medo patológico que me tira o ar e me faz querer fugir... meu medo é mais um desconforto... um estranhamento.
As minhas primeiras lembranças desta sensação são do tempo que eu ainda tinha que andar de mãos dadas com minha mãe. No nosso bairro tinha um rua comercial - a rua vergueiro - onde sempre tínhamos que ir, fosse para comprar um aviamento ou uma roupa, fosse para comprar um brinquedo (na lojinha da Dona Neusa Japonesa) ou ir ao banco.
Mas o meu terror era a grande loja de sapatos do meio do quarteirão, que sempre tinha na porta um ou dois palhaços que ficavam usando cartazes, falando em megafones, andando de lá para cá anunciando promoções, mas não eram palhaços comuns, eram palhaços em pernas de pau! Imagine eu, com 4 ou 5 anos e aqueles personagens mascarados com 3 ou 4  metros de altura! Dava para não ter medo?
Sempre que eu podia eu fazia minha mãe atravessar a rua - com o pretexto de passar em frente a loja de brinquedos que, piedosamente, ficava do outro lado da rua, mas eu nunca disse para ela que era por medo, imagine o quanto eu sofria se era dia de comprar sapato!
Mesmo hoje em dia eu continuo tendo estes estranhamento... que agora inclui mascarados em geral, incluindo os "entrudos" do carnaval e os "anoymous" dos black blocks. Sabe aqueles palhacinhos que ficam vendendo marionetes ou outros brinquedos nos semáforos? eles que se cuidem!

Hoje em dia entendo que meu estranhamento é em relação á pessoa que não mostra o rosto e, portanto, não pode ser identificada, responsabilizada, um pessoa mascarada é uma pessoa que pode transgredir, agredir, destruir. E olha que neste tempo só existiam palhaços bonzinhos, nem existiam estes palhaços maléficos que existem em alguns filmes de terror hoje em dia.
Por sorte esta sensação tem melhorado com o tempo, meu racional consegue explicar e eu tenho ficado menos ansioso com os palhacinhos.

E você? tem medo de que?

É claro que estes palhaços não são nada se comparados conosco,os palhaços do povo brasileiro. 

Resultado de imagem para dia do palhaço






12 comentários:

  1. Conheça muita gente que também tem este medo, acho hilário...
    Eu só tive por algum tempo medo de palhaço de folia de reys quando tinha no interior.
    Mas atualmente, só tenho medo de morto...

    ResponderExcluir
  2. Querido o único medo q eu tenho na vida é de rato. Engraçado isto né?
    Agora, me sinto revoltado qdo descubro q sou um palhaço nos dias de hoje aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho medo de palhaços mas não acho piada a eles.
    Medo? Tenho de cobras e já matei uma ao pé de casa e a furia era tanta que estava a ver que ficava sem fôlego.

    ResponderExcluir
  4. Não tenho medo dos palhaços... só dos outros "palhaços" que andam por ai a infernizar a vida à malta.

    ResponderExcluir
  5. Eu não cheguei a ter medo de palhaços qndo era criança, até gostava qndo ia no circo. Mas realmente os filmes de terror e algumas maquiagens pesadas ajudaram bastante a dar esse aspecto assustador em alguns.

    Medo hj em dia eu tenho dos coxinhas, ou seria antipatia, não sei definir.

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2:43 PM

    Todo palhaço me incomoda até hoje pelos mesmos motivos que os seus.
    Tenho medo CONFESSO do individualismo, da falta de contato, da falta de espontaneidade. Tenho medo da falta de sonhos e tenho medo do conformismo cínico próprio da falta de amor!

    ResponderExcluir
  7. Tenho medo da violência que os seres humanos são capazes de praticar.
    Agora, que somos todos palhaços, indubitavelmente !

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7:47 PM

    Tenho medo de cachorros e de sapos. Muito medo mesmo. E de espíritos tb. Bjs, Robson/SJCampos

    ResponderExcluir
  9. Não tenho medo de palhaços nem mascarados. Mas nunca achei piada ao humor de palhaços. nem em criança.

    ResponderExcluir
  10. Eu nem sabia que tinha dia do palhaço mas em fim, nuca tive medo de palhaço nem dos mais horrendos acho eles até meios sem graça, ridículos é o nome...
    Tchau...

    ResponderExcluir
  11. Olha... eu não sou muito fã de insetos! Aliás, não sou nada fã!!!

    Foi a primeira coisa que me passou pela cabeça com a tua pergunta! Mas palhaço eu ainda levo de boa... [eu acho!] kkk

    Abração.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!