27 de janeiro de 2016

O que os homens mais velhos, com parceiros mais jovens, tem em comum?

Eu sou 21 anos mais velho que o Mr Jay. Ele não é nenhum teenager, mas é fácil perceber nossa diferença de idade, atenuada pelo fato dele ser um homem feito, ter uma carreira, cuidar das próprias coisas, mas mesmo assim esta diferença é perceptível - talvez  apenas as pessoas achem que a diferença de idade seja menor!

Isto nunca foi um problema para mim, eu sempre me senti atraído por pessoas mais jovens, eu sei que eu gosto de dividir, de construir junto, de cuidar, de apoiar, e nem sempre caras mais velhos estão dispostos a isto. Mesmo quando eu tinha 25/30 anos eu acabava me interessando por caras 5 ou 6 anos mais novos que eu. O meu papel de "cuidador" sempre foi forte, não é a toa que enveredei pelo caminho de ser pai solteiro...
Vejam este texto que eu li na Revista Inglesa GAY TIMES e traduzo aqui para estimular nosso papo:

(Para ler o texto original clique AQUI)


"O que os homens mais velhos com parceiros mais jovens têm em comum? Por que eles são atraídos um pelo outro? E por que isto parece ofender alguns membros da comunidade gay? (...)


Resultado de imagem para tom daley boyfriend lance
Tom Daley 20 anos mais novo
que Dustin Lance Black
Você o viu no bar - ele é o homem de cabelos grisalhos, muito mais velho, sentado com a mão na coxa de um homem muito mais jovem. Imediatamente você assumiu que a atração deve ser baseada em algum acordo financeiro,  ou num fetiche que o jovem possa ter na figura do pai, ou na crise da meia idade do mais velho.
Mas será que uma relação com uma grande diferença de idade precisa de estereótipos para funcionar? Não podem ser apenas duas pessoas que se apaixonaram, apesar dos anos que os separam?
A maioria de nós gays já teve encontros, ou ao menos um encontro de apenas uma noite, com alguém muito mais velho ou mais jovem do que nós.
No entanto, frequentemente, o fato de se estar em um relacionamento com um homem mais velho ou mais jovem, ainda causa espanto em alguns grupos. E, em alguns casos, o mais velho pode ser marcado como um pervertido ou manipulador, enquanto o mais jovem é julgado como interesseiro.
Há uma diferença de idade de 24 anos entre Michael e Dennis. Eles começaram a namorar há três anos, depois de um encontro online. "Meu último namorado era dez anos mais novo e eu fique em dúvida sobre namorar alguém mais jovem novamente", explica Michael, 53. "Quando nos separamos, eu comecei a buscar um novo relacionamento, e fui inflexível!  Eu queria conhecer alguém da minha idade. Tive vários encontros com os homens em seus 40s e 50s, mas não acontecia o famoso “clique”.
"Então eu me encontrei com Dennis em um bar em Londres, e a conexão foi imediata. Mas a diferença de idade me preocupava, embora eu percebesse que quanto mais tempo passávamos juntos, mais nos conectávamos. E logo eu percebi que eu estava sendo preconceituoso sobre garotos mais jovens. Só porque o meu último namorado era um idiota imaturo, não significa que todos mais novos que eu também o são!"
Dennis, 29, acrescenta: "Eu não me preocupei em sair com caras mais velhos ou mais novos, mas aconteceu, Michael foi perfeito, e nos encaixamos cada vez mais. Eu gosto de seu cabelo grisalho, do fato de que ele viveu um pouco mais a vida do que eu, de que ele teve experiências que eu não tenho. A única vez que a nossa diferença de idade transparece é quando estamos nos divertindo numa competição musical no bar. Ele sabe tudo sobre a década de 1970 e eu só nasci em 1984".
"Alguns caras comentam que o Dennis, por ser mais novo, deve ser bancado por mim, mas ele realmente ganha muito mais do que eu", Michael continua. "Um amigo disse que eu sou um velho sujo por me apaixonar por um cara mais jovem!  - Nós não somos mais amigos! "
As diferenças de idade entre os casais homossexuais são muito mais comuns que os heterossexuais. Um estudo realizado no Reino Unido, EUA, Suécia, França e Países Baixos revelou que casais homossexuais são quase três vezes mais propensos a ter uma diferença de idade de mais de dez anos entre eles, em comparação com os casais heterossexuais.
Resultado de imagem para calvin klein nick gruber
Calvin Klein 48 anos mais velho
 que o ex namorado Nick Gruber.
 
"Eu falo com milhares de pessoas sobre relacionamentos, e os  homens gays são mais abertos a um relacionamento com uma diferença de idade", diz Lemarc Thomas, diretor-gerente de uma agência de encontros londrina. "A maioria dos homens gays de mais de 30 anos vai entender o sentimento de ir contra o que é considerado uma norma social, o que os torna mais abertos para quebrar essas barreiras.”
"Ainda há um estigma associado, mesmo entre os outros homens gays.  Freud poderia encorajar a suposição de que existem alguns problemas com a figura paterna, tanto para o homem mais jovem quanto para o mais velho. Podemos ver manipulação, uma crise existencial, ou que um esta preso a situação ou algo pior. No entanto, uma relação de diferença de idade pode ser funcional e bem-sucedida, se construída sobre bases sólidas e mutualidade. Mas é mais difícil de alcançar compatibilidade a longo prazo. "
Os amigos de Tom Daley – o saltador e atleta olímpico britânico -  que assumiu sua homossexualidade em 2013, dizem que encontrar o amor com  Dustin Lance Black, autor do livro MILK e que também trabalha na série Big Love, 20 anos mais velho que ele, foi o catalisador para ele conseguir falar publicamente sobre sua sexualidade.
Diferenças de idade entre gays como que Tom e Dustin vivem são nada novo. O poeta francês Arthur Rimbaud tinha 17 anos quando começou um relacionamento com o também  poeta Paul Verlaine, 11 anos mais velho. Oscar Wilde foi tinha 36 quando se envolveu com o  Lord Alfred Douglas, de apenas 22. Há 15 anos entre Sir Elton John, 66, e seu marido David Furnish, 51. Stephen Fry fez manchetes em 2010, quando ele começou a namorar o ator Steven Webb, apesar de sua diferença de idade de 26 anos. E designer Calvin Klein era 48 anos mais velho que seu ex-parceiro, o modelo Nick Gruber. 
Há apenas nove anos de diferença entre Joe, 28 anos, e James, 19 anos, que se conheceram  em um aplicativo de namoro. Mas estes nove anos foram suficientes para Joe receber  uma enxurrada de mensagens desagradáveis no Facebook quando os dois começaram a namorar. 
"Eu não percebi a idade James imediatamente, mas ele parecia muito jovem. Quando saímos e ele me disse que tinha 17 anos eu pensei, “ahh, este será um problema ", relembra Joe. "James ainda estava na faculdade, e isto o fazia parecer mais jovem ainda, se ele tivesse 18 ou 19 teria soado melhor. Mas ele não parecia incomodado com a minha idade”
"Eu sou membro de alguns grupos no Facebook que ajudam os jovens a sair do armário, diz James. A maioria das pessoas que eu namorei passaram por situações semelhantes - eles não tinham amigos e procuravam  encontrar pessoas com a ajuda da internet. Um monte de pessoas mais jovens olham para as pessoas mais velhas porque há potencial para um relacionamento mais profundo lá.”
"Eu tinha 110.000 seguidores no Facebook e quando contei sobre o meu relacionamento com James, eu vi muito ódio online. Eles perguntavam por que ele estava comigo, diziam que ele poderia encontrar algo melhor. Se eu postar fotos de nós vou receber mais de 100 mensagens dizendo que querem dormir com ele.
Resultado de imagem para elton john david furnish
Elton John e David Furnish,
no dia de seu casamento
"Isto acabou ficando muito pesado e eu deletei minha conta. Os comentários sobre nossa diferença de idade era um misto de maldade e inveja. Eu sempre confiei na comunidade gay, por isso foi uma surpresa obter tais comentários negativos só porque eu estou saindo com alguém mais jovem do que eu. Em um certo ponto eu até pensei em terminar o relacionamento; que teria sido muito mais fácil sair com alguém da minha idade. "
De acordo com Lemarc Thomas, a diferença de idade é apenas um dos muitos fatores que podem contribuir para a existência de uma relação, para dizer se é funcional ou disfuncional. "Em nosso trabalho, quando estamos tentando combinar perfis para os nossos membros, nós não olhamos apenas  para a idade, em vez disso, pensamos em fases de vida. consideramos também nos  valores as pessoas, estilo de vida, objetivos, personalidade e atração. "
Alguns terapeutas acreditam que os homens gays mais jovens são atraídos por homens mais velhos, porque, quando eram meninos, foram privados de atenção do pai e tornaram-se isolados em seu próprio mundo gay dentro do armário. Sendo assim os parceiros mais velhos podem se tornar um modelo, um professor e um amigo mais velho protetor. Em troca, ele pode trazer para fora o lado paterno de um homem gay mais velho. Outros afirmam que é uma questão de controle - os homens mais velhos querem estar no comando em um relacionamento.
É isso que pôs Jeremy *, 24, fora de qualquer encontro com alguém com mais de 30 anos . "A maioria dos homens mais velhos com que sai , uma década mais velhos que eu, não deu certo, porque no geral eles não confiam num cara mais jovem. Eles pensam que nós vamos trai-los, que nós queremos eles para ter um lar, mas pelas costas estamos de brincadeira com pessoas da nossa idade. Os homens mais velhos são muito, muito inseguros. Eles querem um rapaz de boa aparência para controlá-los. Eu ainda tenho que encontrar alguém que seja confiante o suficiente em si mesmo para confiar em mim. "
Resultado de imagem para age gap gay couple cartoon
Stephen Fry e o ator Steven Webb,
diferença de 26 anos
"O equilíbrio é importante nos relacionamentos e cada pessoa deve sentir se o que ele traz é igual ao que ele recebe", acrescenta Lemarc . "Um estudo sobre o intercâmbio social nas relações de diferença de idade sugeriu que o parceiro mais novo era muito mais hábil  que o mais velho para conceder ou recusar a satisfação sexual como um meio de garantir ou manter o poder. O sexo não foi necessariamente trocado por uma compensação financeira, o parceiro mais velho ofereceu inteligência e realizações sociais, que são muitas vezes tão fortemente atraentes para os parceiros mais jovens como os bens materiais.
"Quando nós pensamos na história gay, tem havido mudanças sociais rápidas. No início dos anos 70, a homossexualidade ainda era listada como um distúrbio patológico; hoje nós estamos falando sobre o casamento gay. O fosso entre as gerações de homens gays é potencialmente enorme. Isto significa que o casal deve perceber que eles são frutos de diferentes experiências e a partir disto  construir uma compreensão mútua , o que é difícil”.                                                                 Autor  John Marrs

E você o que você pensa sobre o assunto? Prefere mais velhos ou mais novos? Será que, de certa forma, o namorado mais velho desempenha também o papel de irmão mais velho?

45 comentários:

  1. Anônimo7:33 PM

    Eu sempre gostei de homens mais novos. Não sei se foi por causa de ter tido um irmão com 10 anos de diferença de mim - eu era o mais velho - então eu sempre tive um espírito mais jovem, mais brincalhão, diferente, em parte, das pessoas da minha idade.

    Concordo com o que se diz no texto. Gostar de pessoas mais novas tem dessas coisas. Geralmente são mais imaturos, principalmente a nível emocional. Mas as pessoas mais velhas também sentem essa necessidade de controlo, coisa que ninguém deve ser fã. Com o passar do tempo tenho-me sentido mudar no que diz respeito ao gosto. Se antes não gostava de me relacionar com homens da minha idade, desde há uns anos para cá que tenho conhecido outros homens, igualmente interessante e emocionalmente maduros, mais próximos da minha idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc mesmo diz Mikel, vai muito do espirito da pessoa, e a grande maioria das pessoas prefere pessoas de idades proximas, abraços!

      Excluir
  2. Também me sinto atraído por pessoas mais novas e sempre namorei pessoas mais novas, sendo que sobre o mais novo, havia uma diferença de idades de 8 anos. Não é fácil namorar pessoas mais novas do que nós, porque a maturidade é sempre diferente, não invalidado o facto que esta ideia não é regra. Não sei se hoje em dia conseguiria namorar alguém de 25 (tenho 35).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Namorado, eu acho que as vezes nem é tanto a imaturidade, acho que as vezes a questão é da inexperiencia mesmo, as pessoas mais novas so podem tomar decisoe baseadas no que sabem, e isto talvez as faça parecer imaturas

      Excluir
    2. Pois talvez, porque a experiência conta muito para sabermos algumas coisas da vida. Talvez tenhas razão HH&P.

      Excluir
  3. Já fui o mais velho, já fui o mais novo, já fui igual. Amor é amor. Não sei se com a minha idade conseguia ter uma relação com alguém de 18. 19 anos mas é puro preconceito e se confrontado provavelmente escolheria o amor.

    Há sempre a necessidade da sociedade colocar uma etiqueta, "ele precisa de uma figura paterna" ou "ele precisa de se sentir jovem e relaciona-se com pessoas jovens" mas isso é a sociedade que precisa de etiquetas para tentar perceber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA, muito bem observado amigo do vento! tudo com etiquetinhas é como as pessoas gostam! alias... porque sua imagem de capa é um cheese cake red velvet?

      Excluir
  4. Eu nunca me senti atraído por mais novos. No mínimo tem q regular comigo. Na verdade sempre preferi um pouco mais velho q eu, mas hoje já não posso dar continuidade a este desejo por questões óbvias né? kkkkk
    Mas penso q dependendo dos parceiros tudo é possível. Uma coisa q jamais abri e jamais abrirei mão é da maturidade. Não suporto infantilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Paulo Bratz, vc não parece mesmo ter o perfil de que curte muito mais novos... mas quando vc era novo - e um "pedaço de mau caminho" - com certeza devia ter uns tiozinhos te cercando! hahahah

      Excluir
  5. Anônimo11:21 PM

    Esta questão de idade não seria uma idealização do parceiro? Nunca namorei sério com caras com idades muito discrepantes, no máximo 2 anos mais velho e 1 ano mais novo que eu. Já para ficar nunca me importei muito com a idade, se achava o cara atraente não lhe pedia o RG pra comprovar a idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro, vc tem razao! para ficar não se pergunta rg! nem estado civil, nem religiao... para namorar é que precisamos fazer umas perguntinhas e ter algumas compatibilidades!

      Excluir
  6. Sempre tive relacionamentos com pessoas mais velhas ou da mesma idade do que a minha. Questão de gosto mesmo. O engraçado é que ultimamente as pessoas que me abordam são pessoas mais novas e estou me abrindo a essa nova experiência. Talvez porque estou velho mesmo é, talvez, porque ainda pareço um garoto de vinte e dois anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isto deve acontecer com muita gente que gosta de mais velhos... chega uma hora e os mais velhos ficam MUITO velhos e eles acabam tendo que se adaptar! rsrsr

      Excluir
    2. Mas quem gosta de mais velhos gosta de determinada faixa etária (40tões, 50tões...) e não de "20 anos mais velho que eu". Ou não?

      Excluir
  7. Sempre tive uma bela admiração pelos mais velhos que eu, mas sempre foi aquela coisa platônica. Não sei se pela vivência de mundo ou pelo charme, só sei que meus olhos eram atraídos pelas primaveras à mais. Dá licença, mas estou devorando o seu faz tempo. Parabéns pelos posts, sempre com textos e matérias interessantíssimas!

    Abraço ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo Homo... só fica no platônico? tem que ir a luta e arranjar um "tiozinho" para chamar de seu! rsrsr

      Excluir
  8. Seja amor, seja tesão. Como explicar? Não dá. Só dá para sentir. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAH... verdade Paulo, quando o amor desponta o que menos conta é a idade!

      Excluir
  9. Sem dúvida alguma que prefiro mais novo ou da minha idade. Mais velho não aprecio muito. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos! entre para o time! Se bem que os da minha idade já estao meio "passadinhos"! hahahah, fico com os mais novos! sempre!

      Excluir
  10. Anônimo9:23 AM

    o meu namorado tem 68 anos e eu 24
    temos uma relação muito boa.. ele cuida de mim e eu dele
    mas como o artigo retratava. por vezes sou caracterizado com interesseiro.. "€€""

    estamos juntos a 4 anos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Amigo, se a gente for viver baseado no que os outros acham ou pensam da gente... estariamos todos no armario e nao buscando nossa felicidade como vc esta fazendo... seja feliz! e apareça por aqui de vez em quando para contar tua historia!

      Excluir
    3. Anônimo9:01 PM

      Anonimo "sim sou eu"
      bem verdade. obrigado pelas palavras

      sim vou passando.. sou leitor assiduo do blog.
      Seja feliz tambem

      abraços e amor

      Excluir
  11. Matéria bacana... e legal saber um pouco mais de seu relacionamento!!!!
    Por muitas vezes eu tive um certo preconceito sobre este assunto, aliás, quem nunca relacionou tal namoro com questões financeiras?
    Mas a maturidade nos faz pensar de forma mais coerente, tudo é possível, o amor é inexplicável...
    Eu sempre curti os mais jovens, o meu boyfriend é 08 anos mais jovem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. 8 anos de diferença... espero que fique com ele por muito tempo, mas se acontecer de um dia vc ir "a mercado" de novo provavelmente ira mirar numa diferença maior... rsrsrsr

      Excluir
  12. Eu hoje estou namorando um cara 11 anos mais novo. Embora eu fique inseguro, tento racionalizar todas as situações para eu não sofrer por antecipação.
    Acho que, às vezes, falta um pouco de cuidado dele comigo, mas tb acho que é a falta de experiências mesmo.
    Já fui casado com mulher e ela era 6 anos mais jovem e me deixou dizendo que queria curtir a vida. Acho que isso me traumatizou. Resolvi seguir em frente e ver no que vai dar. Tenho 34 e ele 23. Ainda faço aniversário dias antes, rs. Mas o amo e sinto o mesmo dele

    ResponderExcluir
  13. Sexualmente, homens mais velhos me estimulam mais, e é muito fácil conseguir sexo com um quarentão ou cinquentão gostoso, pois eles são tarados por novinhos. Mas não os quero para relacionamentos: são inseguros, possessivos, carentes e neuróticos. Não preciso de homem assim na minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que tem muitos inseguros mesmo... mas eu mesmo asism , como tiozinho, recomendo que dê uma chance a eles! kkkk

      Excluir
  14. Anônimo12:08 PM

    Meu namorado é 25 anos mais velho que eu.
    Ele tem 47, e eu 22.
    Sempre gostei dos mais velhos, muito embora esse seja o meu primeiro namorado. Os outros foram só umas ficadas.
    É certo que, independente da idade, o que vale é o sentimento que cultivamos um pelo outro.
    Não acredito que eu veja uma figura paterna nele.
    Porém não posso negar que a sua experiência me dá segurança, e a sua sabedoria me ajuda muito.
    No demais, somos apenas dois homens apaixonados, e o RG não tem vez nessa.

    Abraços.

    Carlos.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3:03 PM

    Faz um ano que estou com Thiago, temos uma diferença de 33 anos, ele é fantástico, super carinhoso e muito preocupado comigo. Não conseguimos observar essa diferença de idade, é como ela não existisse. Trocamos ideias e muitas vezes ele me aconselha em vários aspectos. Há uma idade cronológica é uma idade sentimental, e pelo que nos amamos creio que as idades sentimentais são compatíveis. Não conseguimos ficar separados, há uma dependência mútua saudável. Algumas vezes ele precisou viajar, ficamos no celular todos os dias. O Thiago é bem introvertido com todos, exceto comigo, creio que eu seja uma forma de compartilhar sentimentos. Quanto a ciúmes às vezes fico vulnerável, mas ele transmite muita confiança, fato comprovado por dois anos de relacionamento, apesar que no início era apenas amistoso. Falamos muito sobre nossa diferença de idade e nós não sentimos isso, falamos de nosso amor, o qual é grande e puro. Não há dependência financeira, pois ambos trabalhamos. Eu o amo demais e sinto seu amor em cada gesto e palavra. Para mim, que sou mais velho vejo mais vantagens, sexualmente é notável é muito bom, quanto às tendências de moda e outros sempre estou super atualizado, em contrapartida minha maturidade o auxilia muito. Está sendo muito gratificante para ambos.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo7:32 PM

    Acho que todo forma de amor e valida, sempre me senti atraido por caras mais velho e nunca fiquei com ninguem da minha idade ou mais novo que eu simplesmente eu nao sinto atraçao, hoje eu namora a 4 anos um cara mais velho, so que nos dois estamos no armario, mais o amor supera tudo e um dia sei que vou sair do armario e quero ele do meu lado, amo demais e amor da minha vida!

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho uma atração imensa por pessoas mais velhas.O charme, a experiência , a robustez,o sentir-se assegurado respondem o porquê dessa atração.So espero que um príncipe assim me conheça pra gente enlaçar algo intenso e carnal. Adorei seu blog! Parabéns!..

    ResponderExcluir
  18. Anônimo12:59 AM

    Não acho saudável uma relação afetiva com pessoas de idade absurdamente maior. Acredito que o máximo seja de 10 anos. Sexo ok, agora relacionamento sério é outro parada. A maioria é inseguro, se ressentem quando você mostra suas conquistas materiais, acham que você está querendo criar disputas na relação. Quando você começa a verbalizar seu ponto de vista, questionamentos, reflexões , opinião própria (sinais de amadurecimento) o "amor" acaba.
    O "amor" dos coroas (especialmente os ativos, pois são mais machistas) só existe enquanto o jovem for submisso. Passa 1 ou 2 anos e já estão procurando outro mais jovem para substituir. Aguentar e aceitar as exigências, manias e frescuras de alguém, não é amor. É baixa auto-estima. Fora que esses relacionamentos com diferença de idade absurda, obviamente está ligado a um ÉDIPO MAL RESOLVIDO o que gera a GERONTOFILIA.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo3:29 AM

    Tenho um trauma com homens mais velhos acho que não consigo nem chegar perto,eu fico nervoso e acabo inventando algo pra ir embora

    ResponderExcluir
  20. Anônimo6:31 AM

    Desde que comecei minha vida sexual, sempre me senti atraído por maduros, por vezes tiveram alguns caras mais jovens que eu ainda fiquei, mas que mantinham um aspecto maduro. Não querendo me gabar, mas eu sou bonito, mulato e corpo de atleta. E devido a isso, sempre chamei atenção nos lugares (barzinhos e baladas) que frequento, porém a maioria que chega é gente da minha idade, até uns 35 anos e quando eu realmente vejo que o cara é novo, digo logo que gosto apenas de homens maduros, causando espanto. Ademais, minha preferência é por maduros a partir dos 40 anos, brancos, que se cuidem e preferencialmente, grisalhos.

    ResponderExcluir
  21. Lobinho7:56 AM

    Desde criança sempre me relacionei com homens mais velhos, gosto de me sentir mimado, desejado, homens mais velhos são mais carinhosos, sabem mais como fazer outro homem feliz, embora eu não seja tão jovem, mas prefiro os mais velhos que eu, é como se fosse um paizinho, adoro coroas !!

    ResponderExcluir
  22. Tenho 53. Amando não me importaria de dar carinho. Segurança. Mimos a alguém mais novo! Inseguranças existam em todos relacionamentos. E tudo pode ser acertado. E vai durar o q for pra durar. A vida e uma só!

    ResponderExcluir
  23. Amor não tem idade. A vida e uma só

    ResponderExcluir
  24. Anônimo4:22 PM

    Isso nao é amor, é tentacao carnal.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!