21 de novembro de 2005

Dois a Um

A homossexualidade foi citada ontem também no programa DOIS A UM da jornalista Monica Wladvogel no SBT.
A pesquisadora Mary del Fiore, que escreveu a "Historia do Amor no Brasil", e a atriz Monica Martelli que está em cartaz com a peça "Os homens são de Marte" eram as convidadas do programa.
Elas falaram muito da evolução do amor e da sexualidade na sociedade brasileira nos últimos quinhentos anos, das mudanças dos códigos, da questão da virgindade, falou-se muito da inversão dos papeis, de como, a partir da década de 50 os valores masculinos e femininos se mesclaram e de como fica cada vez mais dificil definir os limites.
Num determinado momento a estudiosa e autora Mary disse que isto interferiu até nos relacionamentos homossexuais, pois antigamente era mais fácil entender, nos casais gays, o marido machão e a "esposa" efeminada, mas que hoje em dia mesmos estes casais ficaram mais confusos. No que as outras duas presentes no programa concordaram.
Embora elas não tenham se estendido mais no assunto, elas pareceram traduzir umpouco esta sensação que a sociedade heterossexual tem cada vez se aproxiamdo mais da estética homossexual, com o advento principalmente dos "metrosexuais" e "uber sexuais". E talvez a perplexidade da sociedade quando se deparam com dois machões que se amam, que se relacionam amorosamente.
Não li o livro mas seria interessante saber se ele fala mais sobre a homossexualidade, mesmo considerando que o Trevisan já escreveu o livro definitivo sobre a homossexualidade no Brasil não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!