18 de abril de 2006

FLORIPAnópolis

Como alguns perceberam eu fiquei uns dias sem atualizar o blog... aproveitamos a promoção de passagens de 50 reais da GOL e passamos 5 dias em Florianópolis.
Você já conhece Floripa?
Eu já tinha estado lá algumas vezes, mas toda viagem pode ser uma surpresa, mesmo para lugares que imaginamos já conhecer, desde que deixemos que isto aconteça!
Como a viagem começou com a entusiasmante compra das passagens de "50 pilas" eu resolvi exercitar meu lado "uncle Scrooge" e consegui descobrir uma hospedagem super barata em Florianópolis, anote como dica para vc! Tratam-se dos "residenciais", uma categoria de hospedagem um degrau abaixo dos flats, que aqui em são paulo chamaríamos de "apartamento de temporada", só que com um esquema um pouquinho diferente.
Normalmente é uma pessoa que é dona de um prédio inteiro, 10, 12, 20 apartamentos, que ela aluga por dia, o que é diferente do nosso aluguel de temporada é que o locador oferece apartamentos com roupas de cama e banho. As "tarifas" variam bastante, de praia para praia, achei alguns de 40 reais (2 dormitórios em canasvieiras) até 170 (um loft na lagoa), ás vezes apartamentos com varandas e churrasqueiras. É um esquema legal, especialmente na praia, onde é um saco ter que acordar cedo para tomar café da manhã na pousada. Vc lava sua roupa, pode fazer comidinha, e não fica limitado só ao quarto do hotel, a gente fica bem mais á vontade...com menos mordomia concordo, mas é um esquema legal e econômico. Ai o "tio patinhas" também atacou na hora das refeições pela facilidade de cozinhar em casa.
Ficamos impressionados com a quantidade de turistas uruguaios em Florianópolis nesta semana, o "castejano" era a lingau ocicial! Sei que eles, em conjunto com os argentinos e paraguaios, são donos de quase 30% dos imóveis de veraneio da ilha, mas mesmo assim imaginei que eles só ficavam por aqui no verão!
Depois descobri que o Uruguai tem uma semana de "feriado nacional", chamada "semana do turismo". que coincide com a pascoa, e como eles mesmo dizem, todo mundo viaja, só ficam uns 3 ou 4 para "dar comida para o cachorro"! E vou dizer, com a quantidade de carros uruguaios que estavam por lá, isto deve ser verdade!
As praias de Florianópolis são muito bonitas, pode-se encontrar praias para todos os gostos, desde aquelas praticamente sem ondas, como Jurere e Canasvieiras, até as praias voltadas para o surfe, como Joaquina e Mole, praias quase urbanas como Ingleses e desertas como Campeche e Galhetas (que é a praia com nudismo autrizado mas não obrigatório). Tem até praia de lago, na Lagoa da Conceição.
A praia Mole (fotinha), considerada a mais badalada e cool da ilha faz jus á sua fama de reunir gente bonita e sarada, duplas jogando raquetinha durante horas me deixaram até cansado, só de olhar! Nesta praia também fica a unica barraca declaradamente friendly de Floripa, bem no canto esquerdo, a Barraca do DECA (que tb tem um bar e uma danceteria na lagoa).
Mas meu destaque de barraca de praia é a Natural Mystic, bem próximo á barraca do Deca e com um acesso bem escondido pela rodovia, no cantinho do morro que divide Galheta e Mole, para iniciados. A Natural Mystic tem um clima totalmente "surfista gente boa" com reggae como fundo musical e um cardápio de comidinhas naturais (sem radicalismo) que nos conquistaram, eles tem até site www.naturalmystic.com.br .
Confesso que não ví muito da cena GLBT da cidade, aliás, meu radar apitou poucas vezes e não vi uma concentração significativa. Tive tempo de conhecer a CONCORDE, uma danceteria dedicada basicamente para a garotada (e bota garotada nisto, pois vimos uns que não pareciam ter mais de 15 anos..e não era matine!). A musica não era nada muito ousado, o legal é que a pista era formada por dois "queijões" giratórios, um girando para cada lado, bem devagar, deixando que o pessoal visse e fosse visto, de vários angulos diferentes! Sempre é divertido ver a cena GLS em outras cidades, até para valorizar o que temos por aqui que ás vezes desprezamos! Talvez por conta do feriadão a cidade estivesse meio vazia, sem muitas opções.
Mas como meu obejtivo não era "ferver" á noite e sim passear durante o dia, esteve tudo ótimo! Até o tempo, que eu imaginava que iria azedar a viagem, acabaou sendo complacente, com dias ensolarados!
A nota destoante ficou por conta do vôo de regresso, que fez o favor de atrasar quase 3 horas...tá bom...vai me dizer que o azar foi meu por comprar passagens de 50 paus! Mas mesmo assim Florianóplis valeu a pena!
Ficou com vontade de conhecer? Programe-se pois vale a pena! E você, gosta de Floripa?

6 comentários:

  1. ainda não tive a sua sorte, mas quem sabe um dia. parece ser um lugar interessante, mesmo pra quem está acostumado com praias lindas, tanto no rio quanto em niterói. bj

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:10 PM

    CONHEÇO FLORIPA, ADORO, ESTIVE LÁ PELA ÚLTIMA VEZ EM 1996, ANTES DA "INVASÃO GAY", QUE A COLOCOU COMO DESTINO G AO LADO DO RIO DE JANEIRO, PRINCIPALMENTE NESTA DÉCADA DE 2000. ACHO QUE VC VISITOU UMA FLORIANÓPOLIS TIPO A QUE EU CONHECI 10 ANOS ATRÁS, POIS VC NÃO ENCONTROU A BIBALÂNDIA EM PESO NA CIDADE.

    ResponderExcluir
  3. Estive lá uma vez em Floripa , em 2004. Para meu azar , fiquei no Hotel em frente a Praia Mole, paguei uma fortuna e estava vazia a maioria dos serviços fora de utilização. Depois mudei pra um outro no centro ,mas o tempo estava ruim e quase não deu praia. Conheci alguns lugares bacanas ,mas quero voltar pra aproveitar o que não tive. ÓTIMAS DICAS..Bjs

    ResponderExcluir
  4. Q inveja. Fim de semana em Floripa. A cidade é a minha paixão. Ainda hei de morar lá um dia. Fui duas vezes esse ano e fique muito feliz, pois eu demorei mais de 16 horas de ônibus. Chegaria às 10:00 da manhã, mas só vi a cara da cidade às 16:00. Parada na estrada. E paguei mais para viajar de ônibus do que você de avião.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6:11 PM

    Fui duas vezes a Floripa, o bastante pra ser contaminado pela vontade de ir morar lá...
    Adorei sua dica de hospedagens, mas como vc descobriu isso? Algum site pela Net, ou teve que ir 'in loco'?
    Valeu tb a dica da barraca, só pelo fato de ter um site tão caprichado já vale a visita!!!
    Se eu soubesse que vc estava indo, te pedia pra trazer uma 'sequência de camarão' pra mim!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:37 PM

    bEM SEM COMENTÁRIOS FLORIANOPOLIS É MUITO BOM ESTIVE LÁ ESSE FIM DE SEMNA TAMBÉM E NÃO TENHO O QUE RECLAMAR AODREI E CONHEÇO TODOS ESSES LUGARES QUE VC FALOU GRANDE ABRAÇO E QUEM SABE MAIS UM VEZ ESDSSE ANO
    FERNANDO

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!