11 de agosto de 2014

a libertação do Dia do NÃO PAI...

Troféu de PIOR PAI DO MUNDO!
Neste domingo foi o famigerado DIA DOS PAIS... famigerado porque minha relação com meu pai é nula, como já relatei...meu pai é um "ser" altamente tóxico e desagradável... 
Mas eu sou de uma família italianada, e sabe como é... estas coisas TEM que comemorar, juntar todo mundo, ficar feliz, dar parabéns para o PAPAI... Para mim isto sempre foi uma "forçação" de barra! Minha mãe faz muita pressão para ser "carinhoso" e "agradecido" ao papai - o que já foi motivo de algumas desavenças nossas. Eu dei graças a DEUS nas poucas vezes que eu consegui escapar porque estava fora São Paulo. Mas este ano eu estava decidido a não passar por isto. Queria passar um dia feliz e tranquilo com minha filha!
Então eu me fiz de desentendido e não liguei para ninguém para perguntar se tinham combinado alguma coisa (geralmente um almoço em algum daqueles restaurantes cheios de famílias felizes), fiquei apostando que iam combinar em cima da hora, me dando a chance perfeita de arranjar uma desculpa... e foi o que aconteceu...meu irmão ligou ao meio-dia para me passar o endereço do restaurante... meu irmão é tão previsivelmente desligado! 
Nesta altura eu já tinha marcado de almoçar com minha filha e meu afilhado mais velho (que agora está morando em São Paulo em função da faculdade) e falei que não iria. (!) meu irmão ainda disse - mas você não desconfiou que iamos marcar algo? devia ter ligado e perguntado antes de marcar outra coisa!.... mal sabe ele porque não liguei.
Minha mãe ainda me ligou para fazer a básica chantagem emocional, mas eu não cedi - e realmente passei uma tarde super legal, depois de um almoço no delicioso Athenas.
Mas eu não tive uma vitória emocional completa, eu não tive "coragem" de peitar eles e dizer que não queria ir... tive uma atitude bem covardezinha e infantil, eu realmente não estava afim de comprar esta briga e não estava com saco de ouvir as recriminações habituais que me fazem...
Antes eu ficava péssimo com estas situações, eu me obrigava a elas, sempre achando que se eu fizesse a minha parte, de bom filho, ele faria a dele, mas acho que 50 anos de expectativas e experiência me ensinaram alguma coisa... foi um passo frágil, mas foi um passo... mesmo que tenha sido quase uma "traquinagem"...

Eu sei que vários amigos e amigas também tem relações horríveis com seus pais, em especial por serem homossexuais ... alguns foram expulsos de casa, outros guardam muitas mágoas por absurdos que ouviram... e para eles o dia dos pais traz muitos sofrimentos e tristeza... se eu pudesse dar um conselho, uma reflexão a eles, eu diria que eles tem que entender que não fizeram nada errado, que eles não são menos dignos do amor de seus pais, que se eles não são aceitos, não são amados, o erro é do seu pai, que não te ama como você é! Não leve este erro para dentro de seu coração achando que você fez algo errado!

E para você? Como é sua relação com seu pai? Como foi seu DIA DOS PAIS?


A inspiração para escrever este post foi a partir de um vídeo muito legal publicado pelo pessoal do PÕE NA RODA veja aqui:  Não basta ser só pai


15 comentários:

  1. Perdi o meu ainda jovem com meus 23 e ele com os seus 45 ... tenho ótimas lembranças dele ... acho q se aqui estivesse seríamos ótimos amigos ...
    Qto à data não curto nem esta nem nenhuma outra do gênero ...
    De qualquer forma parabéns para vc queridão ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que pena que perdestes teu pai tão cedo, ainda mais ele sendo tão legal! espero que tenha encontrado outros amigos pais pelo caminho

      Excluir
  2. Rá! O "grego" onde a gente sempre escolhe o bacalhau!!! Eu gosto desse restaurante, já almocei ai algumas vezes, é o ponto de encontro as vezes com alguns amigos, por ser fácil de todo mundo chegar.

    Então... eu acho que a gente sempre faz o melhor que pode, por isso, entendo que você fiquei chateado, mas acho que fizeste bem... quem sabe isso não serve de reflexão também para que eles vejam o quão sua presença é importante para ficarem lhe importunando.

    Não julgo que sua atitude foste covarde, pelo contrário, talvez uma saída elegante para evitar um constrangimento maior. Eu tenho pais muito especiais, tanto que meus amigos "emprestam" eles vez por outra... Meu pai em especial, é um cara muito bacana, nem sempre concordamos em tudo, ou nosso relacionamento foi fácil...

    Costumo dizer que com ele, sempre somos/seremos pai e filho... diferentemente da relação que tenho com a minha mãe, onde antes de mãe e filho, sempre fomos amigos. Mas isso nunca impediu de nos gostarmos e respeitamos muito!

    Fiz um post sobre o dia dos pais, lá comento um pouco mais.

    Um grande abraço!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelas palavras tão carinhosas tin man! alias seu texto tb ficou otimo! parabens!

      Excluir
  3. mas como é ser pai no dia dos pais e não filho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ser´pai é otimo Foxx! uma aventura para poucos mas é maravilhosa! abs!

      Excluir
  4. Mas não foi um dia do não pai, foi o teu dia de pai, curtindo com tua filha, sem te submeteres ao que poderia interferir... Me parece que esse foi mais legítimo. Abração e... FELIZ DIA DOS PAIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem razão, foi o dia como eu quis, e isto é fundamental!

      Excluir
  5. Acabei escrevendo um textinho breve, lá. Alguns dos pontos de partida são teus escritos sobre teu pai. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. textinho breve? seu texto estava otimo! mas é bem grandinho não acha? abs!

      Excluir
  6. Perdi o meu Pai, precisamente quando ele se estava a tornar o meu "maior amigo", como ele me referiu quando lhe disse, olhos nos olhos, que eu era gay, e ele me abraçou fortemente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que pena Joao Roque! imagino sua saudade de tudo que não aconteceu! abs

      Excluir
  7. Aqui em Portugal, o Dia do Pai é a 19 de Março. :) Bom, como se costuma dizer, dias dos pais são todos, assim queiramos. Sou contra os dias disto e aqui (dia do pai, dia da mãe, dia dos avós, dia internacional da mulher, blá, blá, blá). A data reveste-se de um simbolismo no próprio dia em que se assinala, perdendo-o no dia seguinte.

    A minha relação com o meu pai é normal. Não próxima. Estamos afastados por centenas de quilómetros. Sempre fui mais chegado à minha mãe, embora a cisão tenha tido lugar com a separação e consequente saída do meu pai para o norte do país.

    um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Eu não dei abraço nele, nem feliz dia dos pais. Pro meu pai, claro. Incrível, mas não tenho intimidade pra isso e não temos uma relação ruim que justificasse esse ponto. Fizemos um almoço na minha vó e fiquei deitado no sofá vendo a montanha enfeitiçada, porque o The Rock é lindo.

    Acho que é muito triste abraçar obrigado, mas as vezes temos que fazer isso, como em dias de aniversário, por exemplo. Nos dias comuns de desaniversário, eu não consigo.

    ResponderExcluir
  9. Ai, gente... triste essa coisa de pessoas não heterossexuais e sua relação com os pais, né?? :(

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!