14 de agosto de 2014

o tal do "VOTO UTIL"

Eu não era eleitor do Eduardo Campos, não achava que ele representava nenhum tipo de mudança significativa no quadro geral de “malvadezas” que nos assola - nossa crise é de ética, de moral e de autoridade – mas não tem como não ficar chocado com o acidente, com a dor e o sofrimento das famílias e amigos das vítimas, e até ficar espantado que não tenha morrido ninguém em terra.
Entretanto, eu sou brasileiro e eu sou um eleitor em busca de candidatos, e ele era um candidato, especialmente por ter a Marina do lado dele, se bem que eu ainda não engoli direito a posição da Marina com relação aos LGBT.
Para os cargos legislativos eu sempre gostei de votar na esquerda, ou no mínimo no centro esquerda, sempre achei que eles eram mais combativos, militantes, comprometidos... mas com a vitória da máxima de que “os fins (o povo sofrido) justificam os meios (alianças com todos os corruptos do país)” eu não sei mais em quem confiar!  
Uma parte da esquerda ter se “pasteurizado” para se tornar mais “palatável” aos olhos da  classe média e do empresariado foi uma grande merda que aconteceu ao Brasil.
Um exemplo da minha perplexidade é o Senador Suplicy. Eu sempre votei no Suplicy, acho ele um cara ético, e a defesa que ele fez, durante anos, do renda mínima, foi o grande trunfo da diminuição da miséria do pais, apesar do Governo Federal “esquecer” de mencioná-lo. O Eduardo Suplicy nunca se fez palatável, nunca escondeu suas origens aristocráticas, e pelo que eu saiba nunca foi adepto dos “fins justificáveis”. Ele sempre teve posições bem claras em relação aos LGBTs. Mas me explica o que ele ainda está fazendo no PT? Aquele partido que ele fundou não existe mais, aqueles princípios, que eu também admirava, se perderam... Desculpe Suplicy, este ano você não vai levar meu voto!
 
Eu sou um eleitor LGBT. E defendo que LGBT deve votar LGBT. É este o tipo de voto UTIL que eu defendo!
Eu já votei em vários candidatos abertamente LGBT ou que tinham plataformas claras, já votei em advogado da causa gay, já votei em lésbica, já votei em Drag, já votei em Trans, já votei em gay assumido e gay no armário, mesmo que não fossem todos do mesmo partido...
Eu sei que tem gente que acha “um horror” votar em travesti, usando a #nãomerepresenta como justificativa, mas eu não tenho problema com isto, se a pessoa tiver o mínimo de articulação, de empenho, acho que muita coisa pode ser feita... teve um ano que votei no Léo Aquila por exemplo... e conversei com outros para votar nele tb, por isto percebi o preconceito...
Mas, por conta deste meu voto “militante”, meus candidatos nunca ganharam! Uóuóuó

Seria tão importante ter mais LGBTs assumidos nas câmaras, nas assembleias, no congresso... Eu acho que as coisas estão melhorando, que já temos mais alguns direitos garantidos, mas não é o suficiente!
Mas não acho que o candidato deve ter posição somente sobre a causa gay, eles tem que ter um aspecto mais amplo, tem que representar mais coisas, é isto que vai ajudar a eleger um!
 
Se eu votasse no Rio eu votaria no Jean Willys, gosto do radicalismo didático dele, e gosto que ele não seja uma unaniminidade. .  e acho muito bom ter um cara gay assumido no congresso... mas ele precisa de mais colegas, de mais ajuda para conseguir as coisas!
 
Quem tem um bom candidato LGBT ou pró LGBT em quem vai votar? Vamos fazer campanha para ele?

18 comentários:

  1. Não voto em evangélico, nem sob tortura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7:43 PM

      moi aussi

      Excluir
    2. Olha Douglas... tem gente que gosta de tortura! rsrsrs, mas você tem razão!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Menino, eu sempre deixo claro para as pessoas ñ suporto política, mas estamos num momento tão crítico que ñ tenho como ñ me envolver, é preciso lutar, pesquisar mais em quem se votar para ao menos tentarmos fazer diferença.
    Ah eu amo escrever, visitar blogs, eu já fui mais frequentador, mas devido ao tempo corrido nos últimos tempos dei uma diminuída, mas estou voltando rsrs
    Brigado, 7 anos de muita troca, de lágrimas, mas principalmente de risos rs
    Bjo menino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostar ou não de política não é uma solução não é Dil? ela está ai e faz parte da nossa vida.. mesmo não gostando a gente tem que tentar escolher alguem que possa fazer algo de bom para todos!, evitando que os "pulhas" continuem governando! abs!

      Excluir
  3. pois é, eu concordo com vc, precisamos de mais representação mesmo. Eu tb votaria no Jean se vivesse no Rio, aqui em Natal nós não sabemos em quem votar, nenhuma opção vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foxx, veja a cartilha que o CARA COMUM compartilhou nos comentários, achei uma boa dica para tentar escolher um bom candidato! abs!

      Excluir
  4. Em Portugal são todas Santas e Sérias :)

    Boa decisão no seu voto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco... pelo que sei são Santas e Sérias nos 5 continentes! rsrsrs abraços!

      Excluir
  5. Teoria fatalista. Marina ganha, os evangélicos passam a ser única religião oficial do país. Entramos em guerra com o Uruguai pois são infiéis que fumam aquele cigarrinho. Passam a perseguir minorias religiosas e homossexuais. Aí fica mais fácil pra gente pedir asilo na França, Espanha, Inglaterra ou qualquer país mais civilizado e menos atrasado que esse. Marina-lá. rsrsrsrs. A representatividade de núcleos específicos da sociedade é necessária face a pouca visão do grupo dominante que acha que democracia é ditadura da maioria. Mas essa polarização, a mim, revela a incrível incapacidade de nossa sociedade em entender, respeitar e conviver com o diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este meu amigo mega criativo e critico ... renato adorei sua teoria fatalista... eu escolho a frança... porque a espanha tá tão ruinzinha das pernas! pode escolher a italia? a comida é muito melhor! beijo!

      Excluir
  6. Olha assino embaixo do teu texto... também sempre gostei da postura do Suplicy, e mesmo da Marta, por quem eu acho que as pessoas tem uma antipatia gratuita muitas vezes.

    Me impressiona no Brasil a boa vontade que as pessoas tem para transformar os mortos em mártires... agora o Eduardo Campos era nossa esperança! Até a semana retrasada, ele vinha minguando nas pesquisas... vai entender.

    Pessoalmente eu acho que brasileiro não sabe votar... pior, não entende o que seja a administração pública, metade das coisas que se culpa o governo federal, não é culpa dele... Exigem ética e correção, mas me votam em candidatos ficha suja... vai entender.

    Um boa semana! Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TinMan, acho que ainda vamos precisar de umas duas gerações até aprenderemos a votar, parece que as pessoas ainda esperam muito que o governo resolva problemas que elas mesmas criam... e nosso governo em geral planeja tão mal! AH eu tb gosto da Marta!

      Excluir
  7. Eu gosto muito das orientações dessa cartilha. Ao meu ver, são sensatas:

    http://www.lgbtbrasil.com.br/Cartilha/cartilha_lgbtbrasil.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. super dica CARA COMUM! realmente dá uma boa orientação, uma reflexão .. deu para perceber inclusive que o Jean está no partido certo! Super obrigado!

      Excluir
  8. Falar sobre política é sempre um problema, porque acaba em discussão igual a discussão de religião. Jamais as pessoas envolvidas politicamente apenas conversam sobre o candidato e suas propostas. Sempre há uma intuito de convencer o outro que seu candidato é melhor nesse ou naquele sentido. Por isso, eu prefiro me abster das discussões. Contudo, vc levantou um ponto que eu sempre discuti: o voto rosa. Acabou que seu argumento apenas valeu para corroborar meu pensamento de seres rosa devem votar em seres rosa. Assim, teremos representação, assim teremos alguém nas "altas cúpulas" que servirão de estandarte para nossos interesses.

    Ainda em tempo: Léo Aquila? Sério? Tive alguns contatos com ele e me decepcionei seriamente com essa criatura. Despregarão, grosseiro e mal educado, ele conseguiu em poucos momentos, transformar minha admiração em uma ojeriza. #prontofalei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei MENINO AVUADÔ... e o que vc vai falar se eu disser que estou pensando em votar na Silvetty Montilla? rsrsrsrsrsr

      Excluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!