3 de março de 2015

Qual a diferença de um relacionamento hétero e de um relacionamento homo?


Diferença? NENHUMA! 

Como sabem eu faço parte de um grupo de Pais Homossexuais (HOMOPATER). Este grupo, além de encontros presenciais, mantém um grupo virtual de discussão muito rico, sempre com discussões interessantes e temas palpitantes (que todo mundo quer dar palpite)  Como este grupo é formado majoritariamente por pais que viveram um casamento heterossexual, e como sempre tem pessoas novas entrando, alguns assuntos são recorrentes, mas mesmo alguns assuntos se repetindo eles sempre são tratados de maneira diferente, principalmente porque são discutidos por pessoas diferentes em momentos diferentes... São homens que "eram" heterossexuais e "viraram" homossexuais. São homens que tem que reconstruir suas fés e crenças, são homens que tem que reconstruir uma identidade.

Um assunto recente foi o questionamento de um participante que disse que "ainda não sabia se relacionar com um outro homem, pois, todos sabem, relacionamentos entre homens são diferentes dos relacionamentos de homens e mulheres!"

A princípio eu concordo com ele, homens e mulheres são diferentes! Homens tem pinto, mulheres tem vagina, homens tem barba, mulheres (exceto Frida) não, homens são brutos, mulheres delicadas, homens são práticos, mulheres amorosas... ou seja, um relacionamento entre um homem e uma mulher é diferente de um relacionamento entre dois homens! COM CERTEZA!
Só que, a meu ver, esta é uma analise simplista pois eu sei que dois relacionamentos não são iguais, um relacionamento entre uma mulher e um homem não é o mesmo que o relacionamento entre outro homem e outra mulher, ou seja, não existem dois relacionamentos iguais! Não existem modelos para serem seguidos entre um homem e uma mulher (se fizer assim vai dar certo!), entre um homem caucasiano e uma mulher negra, entre um homem nordestino e uma mulher carioca, entre um cara baixinho e uma mulher alta, entre um homem e outro homem, não existem dois relacionamentos iguais!

Tem muita gente que acha que os gays tem que "inventar" um novo modelo de relacionamento, um novo padrão, distante do padrão hétero, para não imitar, ou como dizem "simular" um casamento hétero. Falam que relacionamento aberto seria bom porque dois "bodes soltos" pastam melhor... Outros falam de relacionamento poliamoroso, e até mesmo que homens nem devem ter relacionamento... mas não se engane, todos querem sugerir um padrão para saber quem está "certo" e quem está "errado", para normatizar... principalmente porque a gente está sempre querendo fazer a coisa certa para ser aceito, para se sentir normal! E nada mais anormal - e deliciosamente anárquico - que não seguir um padrão!

Quando a gente entende isto é que começa a conseguir verdadeiramente se relacionar com alguém, quando descobre que não tem padrão, que o OUTRO é único e tudo que vc viver com ele vai ser único, vc descobre que não deve ter o objetivo de encaixar ele no seu padrão... você deixa as coisas acontecerem... é claro que eu sei que um relacionamento homossexual enfrenta questões que um casamento hetero não enfrenta, mas eu estou falando de sentimento, de coração, e isto sempre é diferente!

E ai? Qual o seu padrão de relacionamento gay?


7 comentários:

  1. Anônimo6:47 PM

    Eu concordo que não existe nenhuma, o carinho o amor e o afeto é a mesma, a exata mesma coisa - a única diferença é a forma de fazer sexo SÓ ...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:34 PM

    Padrão romântico vitoriano!
    Altamente rebelde para os dias atuais!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Tem uns dias que fui sair com uma amiga de longa data.
    Daí tava falando que no meu ultimo projeto de relação fui tipo pensando q eramos exclusivos e talz, e daí percebi que ele n tava nem aí pra mim e deixei de tentar e comecei a sair com outros caras.
    E ela respondeu tipo muito inocentemente, que pensava q era a norma. que sendo gay vc vai automaticamente sair com vários caras ao mm tempo.
    E acho q é uma ideia meio comum.

    Meu modelo de romance é "cara que queira passar tempo comigo por gostar da minha companhia fora da cama e que não pense que eu sou idiota pra não perceber quando tou sendo chifrado".
    Bem romântico né? xD

    ResponderExcluir
  4. Perfeito meu caro amigo ... relacionamentos são processos únicos e singulares ... não existe padrão ... quem entra em uma relação estabelecendo padrões e conceitos ou se entram, persistem nesta concepão, estão fadados à infelicidade ... isto vale tanto para uns como para outros ...

    Cofesso q no início tínhamos sim um certo padrão como alvo, mas o tempo passou e nada foi como pensávamos. Isto foi fundametal para q chegássemos hoje juntos a mais de 40 anos, com um "padrão" só nosso ... único e singular ...

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. ps ... amei esta ilustração ... incrível mesmo

    ResponderExcluir
  6. Embora não goste de ser preconceituoso, nem de generalizar porque somos todos diferentes, acho que o relacionamento gay acaba por ser mais físico que o lésbico. As mulheres são mais sensíveis, mais ponderadas e mais com a cabeça na terra. Talvez seja por isso que os relacionamentos hetero sejam um bocadinho diferentes, porque têm mulher envolvida ;)

    ResponderExcluir
  7. eu que sou bi que o diga o quanto eu já ouvi essa pergunta sobre as "diferenças" entre se relacionar com um homem e com uma mulher....

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!