13 de outubro de 2005

Crianças, crianças, crianças

Bom, ontem foi um daqueles dias em que só se falou em uma coisa! Crianças!
Especiais na televisão, reportagens, debates sobre a infância, denuncias sobre as crinaças que são exploradas e não tem direito a sua infância...
Muita gente diz que gostaria de ter filhos porque "adora crinaças", esquecendo que as crianças crescem e viram filhos adultos, com os quais aliás, vamos nos relacionar por muito mais tempo do que com nossos filhos crianças. Mas, não há como negar, para quem gosta, ter uma criança por perto enche a vida de entusiasmo!
Talvez seja porque vemos na criança a saudade, a nostalgia, de algo que tivemos e sentimos falta, talvez porque vejamos na criança a possibilidade de construir coisas que não fizemos, ou de não disperdiçar o tempo que disperdiçamos.
Talvez tenhamos ressentimento de ter perdido a inocência que nos fazia acreditar na "fada dos dentes" e na magia de "papai noel".
Talvez seja aquela sindrome de "Peter Pan" que carregamos, que nos faz desejar não crescer que nos deixe felia ao estar perto de uma criança, talvez seja a possibilidade de poder fazer pelas nossas crianças, pelos nossos filhos, o que não puderam fazer por nós, o que não tivemos.
Não dá para saber o que nos entusiasma, o que nos alegra ao estarmos perto de uma criança.
Talvez um bom professor, uma boa professora, que vivem cercados de crianças durante décadas, possam nos ajudar a definir ester entusiasmo, pois afinal de contas eles tem isto de maneira permanente, e lá permanecem, independente do baixos salários e da falta de condições para desenvolverem bons projetos de ensino.
E para você? O que você gosta ao conviver com crianças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!