
Como alguns perceberam eu fiquei uns dias sem atualizar o blog... aproveitamos a promoção de passagens de 50 reais da GOL e passamos 5 dias em Florianópolis.
Você já conhece Floripa?
Eu já tinha estado lá algumas vezes, mas toda viagem pode ser uma surpresa, mesmo para lugares que imaginamos já conhecer, desde que deixemos que isto aconteça!
Como a viagem começou com a entusiasmante compra das passagens de "50 pilas" eu resolvi exercitar meu lado "uncle Scrooge" e consegui descobrir uma hospedagem super barata em Florianópolis, anote como dica para vc! Tratam-se dos "residenciais", uma categoria de hospedagem um degrau abaixo dos flats, que aqui em são paulo chamaríamos de "apartamento de temporada", só que com um esquema um pouquinho diferente.
Normalmente é uma pessoa que é dona de um prédio inteiro, 10, 12, 20 apartamentos, que ela aluga por dia, o que é diferente do nosso aluguel de temporada é que o locador oferece apartamentos com roupas de cama e banho. As "tarifas" variam bastante, de praia para praia, achei alguns de 40 reais (2 dormitórios em canasvieiras) até 170 (um loft na lagoa), ás vezes apartamentos com varandas e churrasqueiras. É um esquema legal, especialmente na praia, onde é um saco ter que acordar cedo para tomar café da manhã na pousada. Vc lava sua roupa, pode fazer comidinha, e não fica limitado só ao quarto do hotel, a gente fica bem mais á vontade...com menos mordomia concordo, mas é um esquema legal e econômico. Ai o "tio patinhas" também atacou na hora das refeições pela facilidade de cozinhar em casa.
Ficamos impressionados com a quantidade de turistas uruguaios em Florianópolis nesta semana, o "castejano" era a lingau ocicial! Sei que eles, em conjunto com os argentinos e paraguaios, são donos de quase 30% dos imóveis de veraneio da ilha, mas mesmo assim imaginei que eles só ficavam por aqui no verão!
Depois descobri que o Uruguai tem uma semana de "feriado nacional", chamada "semana do turismo". que coincide com a pascoa, e como eles mesmo dizem, todo mundo viaja, só ficam uns 3 ou 4 para "dar comida para o cachorro"! E vou dizer, com a quantidade de carros uruguaios que estavam por lá, isto deve ser verdade!
As praias de Florianópolis são muito bonitas, pode-se encontrar praias para todos os gostos, desde aquelas praticamente sem ondas, como
Jurere e
Canasvieiras, até as praias voltadas para o surfe, como
Joaquina e
Mole, praias quase urbanas como Ingleses e desertas como
Campeche e
Galhetas (que é a praia com nudismo autrizado mas não obrigatório). Tem até praia de lago, na Lagoa da Conceição.

A praia
Mole (fotinha), considerada a mais badalada e
cool da ilha faz jus á sua fama de reunir gente bonita e sarada, duplas jogando raquetinha durante horas me deixaram até cansado, só de olhar! Nesta praia também fica a unica barraca declaradamente friendly de Floripa, bem no canto esquerdo, a Barraca do DECA (que tb tem um bar e uma danceteria na lagoa).
Mas meu destaque de barraca de praia é a Natural Mystic, bem próximo á barraca do Deca e com um acesso bem escondido pela rodovia, no cantinho do morro que divide Galheta e Mole, para iniciados. A Natural Mystic tem um clima totalmente "surfista gente boa" com reggae como fundo musical e um cardápio de comidinhas naturais (sem radicalismo) que nos conquistaram, eles tem até site
www.naturalmystic.com.br .
Confesso que não ví muito da cena GLBT da cidade, aliás, meu radar apitou poucas vezes e não vi uma concentração significativa. Tive tempo de conhecer a CONCORDE, uma danceteria dedicada basicamente para a garotada (e bota garotada nisto, pois vimos uns que não pareciam ter mais de 15 anos..e não era matine!). A musica não era nada muito ousado, o legal é que a pista era formada por dois "queijões" giratórios, um girando para cada lado, bem devagar, deixando que o pessoal visse e fosse visto, de vários angulos diferentes! Sempre é divertido ver a cena GLS em outras cidades, até para valorizar o que temos por aqui que ás vezes desprezamos! Talvez por conta do feriadão a cidade estivesse meio vazia, sem muitas opções.
Mas como meu obejtivo não era "ferver" á noite e sim passear durante o dia, esteve tudo ótimo! Até o tempo, que eu imaginava que iria azedar a viagem, acabaou sendo complacente, com dias ensolarados!
A nota destoante ficou por conta do vôo de regresso, que fez o favor de atrasar quase 3 horas...tá bom...vai me dizer que o azar foi meu por comprar passagens de 50 paus! Mas mesmo assim Florianóplis valeu a pena!
Ficou com vontade de conhecer? Programe-se pois vale a pena! E você, gosta de Floripa?