18 de janeiro de 2014

VIOLENCIA E PRECONCEITO

Foi difícil não ficar chocado esta semana com a morte do jovem Kaike VEJA AQUI se você ainda não leu ainda sobre o assunto.
Independente do fato que a morte estar sendo tratada como um suicídio, o que parece bem estranho, a tragédia traz para o primeiro plano novamente as discussões sobre preconceito e homofobia. 
Eu tenho um pouco de dificuldade de entender a violência ligada ao preconceito, não vou dizer que eu não tenha nenhum tipo de preconceito, com certeza eu tenho muitas idéias pre-concebidas sobre pessoas, grupos, atitudes... por exemplo? Eu tenho pouca paciência com gente preguiçosa (ou que eu acho que é preguiçosa), e acabo tendo idéias preconcebidas sobre isto.. e assim por diante.
Que atire a primeira pedra quem não tem nenhum preconceito ! Olha ai a violência!
Mas eu não entendo como as idéias pre-concebidas podem gerar o ódio que faz com que a pessoa que não gosta de você, ou por você ser negro, ou pobre, ou nordestino, ou gay, ou tudo isto junto, queira que você morra, que você não exista, que você desapareça!
Eu entendo que perceber a possibilidade das pessoas serem diferentes parece estar ligado a cultura, a conhecimento, ou seja, pessoas mais evoluídas teriam menos preconceito... mas isto não é verdade, mesmo nos paises ditos desenvolvidos o preconceito de raça, de credo, étnico e sexual não parece ter diminuído significativamente. Só para falar da sexualidade podemos citar a barreira contra casamentos gays na França, nos Eua, na Russia...
Eu não fui vítima de muito preconceito ao longo da minha vida, mas aqui e ali eu sempre percebo umas olhadas enviesadas por eu estar mais gordo do que seria o padrão "da raça"....
Tem como mudar isto?

3 comentários:

  1. Uma vergonha. De facto, como é que as pessoas podem odiar outras assim, só porque sim? Parece que a humanidade não aprende nada com os erros passados. Com o holocausto. Com a Inquisição. Com os regimes ditatoriais por esse mundo fora, que já existiram e continuam a existir. É claro, como você diz, que temos preconceitos. Todos temos. Por ignorância e por não querer ver as coisas como elas são de facto. Mas é triste, e muito revoltante, que se tire uma vida a uma pessoa porque ela é gay. Ou negra. Ou amarela. Ou usa casaco de ganga. Esse preconceito é doença e acima de tudo maldade e essa pessoa, ou pessoas, merecem ser castigadas de forma exemplar, para que outras não pensem sequer em ter atitudes semelhantes.

    ResponderExcluir
  2. O próprio padrão "da raça" é um baita julgamento e uma grande tentativa de uniformizar a diversidade. E sim a situação do Kaike, e pra mim a normalidade com que ele tratava a possibilidade de morrer assim, é realmente digna de preocupação.

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu, efeminado, gordo, careca e nordestino (qndo morava em BH) sou uma coleção de alvos pra gente preconceituosa e eu sofri preconceito em todos esses pontos, de heteros, de gays, de gente pobre, de gente rica, então eu entendo bem o que se passa na cabeça deles: ódio, não é ignorância, querido, é um ódio real, que só precisa vc levantar a cabeça e exigir respeito para vê-los te atacar. E exigir respeito significa, muitas vezes, somente sair de casa de cabeça levantada.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!