24 de junho de 2014

vergonha em verde e amarelo

Olha os petiscos que fiz para o pessoal
comer durante o jogo!
Eu confesso que não sou um amante do futebol, não é um esporte que me entusiasma pois eu acho lento, com poucos pontos por partida (diferente de basquete ou volei por exemplo), além disto os jogadores em geral nada tem a ver com o tipo físico que curto, e eu sei que muita gente assiste futebol só para ver as pernas dos jogadores...
Mas eu sempre me entusiasmei em épocas de copa do mundo, sempre gostei de acompanhar, de usar roupas verde e amarelo, colocar bandeira na janela. Mesmo que eu não goste do futebol em si, eu gosto da festa cívica que ele representa nestas ocasiões.

Só que esta ano, torcer, e decorar a casa, e usar camisa verde amarela, estava mais difícil, pois com as manifestçoes, mais do que justificadas, contra os desvios e roubos advindos da preparação do torneio, ficou parecendo que torcer pela seleção significava apoiar o governo ou concordar com o Ronaldo e o Pelé de que o brasileiro "não precisa de hospitais".
Mesmo que isto tenha mudado um pouco depois do início da copa, ainda me parece que torcer pela seleção ficou uma coisa de "mau gosto". Resumindo: ou você é a favor do governo ( e assumem que vc é petista) ou você OBRIGATORIAMENTE tem que ser contra.
 
Isto me lembrou muito a época da ditadura, onde a bandeira brasileira e até mesmo a cor verde e amarela eram "propriedade" do governo militar, que cerceava e vigiava seu uso, nada de versões em camisetas, nada de colocar a bandeira no capô do carro ou no retrovisor, tudo era controlado. Alguns com "RG mais baixo" devem até lembrar o emblemático caso do estilista Clodovil Hernandez, que foi processado por ter colocado um pesponto verde e amarelo numa linha da calças jeans que ele produziu, que foram recolhidas e proibidas de vender... mas que alguns anos depois se tornaram icônicas...
 
Eu não quero ter vergonha de ser brasileiro, de usar as cores de nossa bandeira, de torcer por nossas conquistas e reclamar de nossos problemas, batalhar para melhorá-los... eu não quero que a solução para a crise de moralidade e de autoridade dos governos, da polícia, do judiciário, seja qualquer tipo de ditadura e de privação de liberdade! Tem muita gente que não pensa em ter filhos porque acha que o mundo que está por vir não vai ser um lugar melhor para se viver.... quem tem filhos anseia pelas mudanças e faz o que pode para mudar o mundo! Em 50 anos eu vi muita coisa piorar no mundo, mas também sei que muita coisa melhorou...
 
E você? Está torcendo? Está usando verde e amarelo?

8 comentários:

  1. Eu uso azul e branco. Apesar de amar a combinação do verde com o amarelo, desisti de lutar contra a maré. Também não gosto de futebol, mas gosto da bagunça de juntar ao amigos, bebericar, falar dos uniformes e dos abdomens dos atletas. Pernas e derriėres, então.... Sem comentários adicionais.

    Ao mesmo tempo, acredito que já era. Essas manifestações deveriam ter ocorrido em 2008, quando o Brasil foi escolhido para a copa. Não agora, depois de todo o dinheiro ter sido desviado, depois da educação estar falida, depois da saúde estar falida, depois que paguei tantas taxas, juros, impostos para os atuais governantes do partido vermelho terem pego meu suor, convertido em salário, e dado para "os mais carentes" comprarem a já iconica "calça jeans de 300 reais" para um adolescente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem razão! os protestos deveriam ter acontecido antes até, seis anos atrás quando o Brasil se candidatou como sede! existem vários paises e cidades (no caso das olimpíadas) que decidem não hospedar estes jogos por terem outras prioridades! abs!
      E eu comprando calças jeans de 80 reais.... por isto esotu fora de moda!

      Excluir
  2. Ah eu escrevi um comentário imenso e não publicou =(
    Bem, tentando repetir: eu acho o nacionalismo da copa muito falso, essa história de pátria de chuteiras é uma invenção da ditadura que a TV (principalmente a Globo) gosta de manter. Inclusive nossa relação com o verde e amarelo só existe pq coincidentemente são as cores da seleção e da bandeira, pq se elas fossem diferentes não há dúvidas que daríamos mais destaque as cores do time

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo nacionalismo é "inventado" não é FOX? as naçoes são uma abstração que criamos porque adoramos colocar as pessoas em caixinhas, os de dentro (do meu pais) e os de fora!
      abs!

      Excluir
  3. Esse sentimento vem desse extremismo, ou se é contra a copa, a seleção e o governo ou é a favor da copa, da seleção e do governo. Quase ninguém pensa desse jeito, mas foi o clima que predominou depois de tantos protestos. Eu acho muito valido e justo as pessoas torcerem pelo seu país em uma competição tão importante quanto essa, assim como reclamarem da má gestão governamental e da corrupção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E " temos dito" não é mesmo? Não podem roubar nossa alegria!

      Excluir
  4. Não gosto de Futebol, odeio a tal Copa em sim e pelo q ela representa, odeio esta corja q comanda nosso país com o aval da sociedade imbecilizada, odeio o PT, não acredito em patriotismo e ufanismo por conta de um evento midiático, enfim ... quero q a copa e o tal verde amarelo se ferrem ...

    #radicalidademodeon

    ResponderExcluir
  5. Também tenho pontos a reclamar da nação, também não gosto de como o campeonato foi feito e também amo a festa. Mas não acho que torcer pelo Brasil se tornou algo como "de que lado vc está?" entende? Apesar de tudo o que aconteceu para a realização da Copa acredito que isso pode e, se Cher permitir, será resolvido em outubro. Basta a nação saber com quem estão lidando.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!