6 de setembro de 2014

Eu num mato prá comer...

...eu como mato para viver !

Estive num festival vegano junto com minha filha e descobri esta música, da "Dupla Caipira de Reggae", muito divertida e, que se algum produtor musical mainstream descobrir, vai fazer muito sucesso com a criançada,


Eu sou vegetariano há mais de 30 anos... isto significa que, tecnicamente, levando em conta que eu me aceitei homossexual lá pelos 25 anos, eu sou vegetariano há mais tempo que eu sou Gay!
Mas as coisas estão relacionadas, uma vez que eu deixei de comer carne apenas para não matar os animais, por pura "bichice" como eu mesmo digo quando me perguntam... para que os animaizinhos não sofram.
Eu já fui vegano, bem radical, mas fui afrouxando - especialmente depois da chegada da minha filha - e hoje eu sou o que se denomina como "ovo-lacto-vegetariano". Como derivados do leite e coisas feitas com ovos. E antes que me perguntem "-Então peixe você come não é?" eu reafirmo:
Não como nada que alguém teve que morrer para eu comer!

Isto acrescenta mais um item no meu título de "especialista" em preconceito... porque vegetarianos também sofrem preconceito! 
As pessoas acham esquisito você não querer comer uma feijoada, não comer hamburguer, paella, torresminho, coxinha, camarão... No meu caso fazem uma certa cara de esfinge quando você diz que nunca comeu um chester por exemplo, porque chester nem existia há trinta anos... ou que nunca provei Javali ou Avestruz, porque naquela época não se encontravam estas carnes nas churrascarias como hoje em dia...e tem muitas outras coisas que nunca comi...
Mas as pessoas acham mais estranho mesmo é quando eu digo que gosto de carne! Apesar de não comer há trinta anos eu me lembro que achava picanha deliciosa, com aquela gordura da capa, eu nunca dispensei um bom sanduiche de "mortaNdela", adorava pizza de aliche, bife de fígado (que todo mundo detesta) e várias outras receitas que tinham carne como ingrediente.
Confesso a vocês que, em função da minha convicção (viadagem) de não agressão e não violência, não comer carne para não matar os animais, não foi muito sacrifício para mim, como seria para a maioria que precisasse, por um motivo ou por outro, deixar de comer carne... Estou com o Mr. Jay há mais de um ano e ele, volta e meia, gosta de me encher por conta disto, fazendo piadinhas e pegadinhas, mas eu já passei por isto antes e levo com bom humor.
E eu digo a mesma coisa que dizemos aos homofóbicos, defender o veganismo, e brigar para que seja aceito, não vai OBRIGAR todo mundo a ser vegetariano!
Ser vegetariano, por motivos humanitários, tem sido cada vez mais aceitável - e também por motivos ecológicos e até do ponto de vista nutricional - e é cada vez mais fácil encontrar restaurantes vegetarianos e veganos e opções sem carne nos restaurantes... A sociedade, de certa forma evoluiu nesta direção, como evoluiu em direção aos direitos das minorias como um todo...

Como pai eu nunca forcei minha filha a ser vegetariana, quando ela era pequena eu sempre servi carne em casa e nunca recriminei quando ela queria um bom macdonalds, aliás, ela só entendeu mesmo que eu não comia carne quando ela tinha uns 9 ou 10 anos... Hoje, também por questões humanitárias, e também por questão de "atitude", coisa típica de jovens adultos, ela tem comido cada vez menos carne e esta semana veio me falar :
"-Pai, agora eu entendo o preconceito que você sofre, pois ontem quando eu fui no churrasco dos amigos ninguém se conformava de eu não estar comendo carne, detestei as brincadeiras e piadinhas.."
"-É minha filha, alguns preconceitos a gente só entende mesmo quando vivenciamos.. Ser quem você é, aceitar-se, fazer escolhas, sempre trazem preconceitos a serem enfrentados..."

E você? Que outros preconceitos enfrenta?


E para quem ainda não se convenceu...veja os argumentos desta criança para não comer carne clique AQUI

http://youtu.be/R-fSjYmM_Tc



13 comentários:

  1. Não sou vegetariano e não sou vegano, tb não tenho nada contra em relação a quem não come carne ... eu como e muita ... Picanha então ... Jesus tem q tomar conta ... mas enfim ... partindo para o lado dos preconceitos, sua fraze final é de pura sabedoria ... "Ser quem você é, aceitar-se, fazer escolhas, sempre trazem preconceitos a serem enfrentados..."" ... sim é por aí. O problema é q ter preconceitos, mesmo nos dias de hoje, é algo tão enraizado dentro do homem q até os q pregam contra no fundo têm algum ... ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza BratzBurguer! Temos que nos controlar constantemente contra todos os nossos preconeitos, idéias previas e cismas! um horror!

      Excluir
  2. Sou muito mau garfo, não como animais pequenos como: Cabrito, borrego, coelho, pato, leitão, etc etc etc

    Creio que só como vitela, porque dizem que é carne de vaca. Não se come carne de boi lolololololololololololol

    Abraço amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. resposta tipica de carnivoro meu amigo Francisco... rsrsr

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu gosto de carne, não sou aquele típico carnívoro, mas gosto bastante rs.
    E preconceitos nos últimos tempos tem tido um leque bem variado né? rs
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. do mesmo jeito que as pessoas são maravilhosamente diversas os preconeitos são horrorosamente amplos! eh um treino constante at´´e em nos mesmos!

      Excluir
  4. Mas nem camarão? :p

    Uma das minhas melhores amigas é vegetariana e, no começo, era bem difícil, eu me tocar disso algumas vezes, chegando a fazer uns convites onde não tinha opções vegetarianas. Mas com o tempo me acostumei (as piadinhas continuaram). Até eu conheci uns dos melhores restaurantes da cidade que é um dos meus preferidos e, lógico, vegetariano. Mas, sim, sou bem dos carnívoros, confesso. Rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá vendo, é só questao de querer experimentar uma novidade.. abs!

      Excluir
  5. Então... eu tenho "tendências vegetarianas"!!! [kkkk]
    Como diria o Chicó do Alto da Compadecida, eu não gosto de comer não, mas se tiver que comer, eu como! :P

    Apesar de morar em um Estado que se come muita carne, eu sempre fico na turma do contra... não sou muito de carne vermelha, pessoalmente prefiro peixe e frango. Mas sou bastante eclético, por isso, quando estou com os amigos vegetarianos, vamos de vegetariano... os que gostam de comida japonesa, estamos no japa, e por ai vai.

    Mas é interessante como as pessoas se incomodam com os outros né?!

    Grande abraço!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é impressinante mesmo o que amantes de alface e broto de feijao incomodam! bem mais que" um elefante"

      Excluir
  6. Eu sofro "bule" por gostar de crocs e de cuecas coloridas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cuecas coloridas passam facilmente... mas crocs.. é tipo mulher estuprada... vc tá dando motivo! rsrsrsr

      Excluir
  7. Eu quero muito alcançar o veganismo estrito em minha vida. Mas, por questões financeiras e práticas, sigo apenas reduzindo ao máximo meu consumo de carne...

    Um dos preconceitos que enfrento é por ser bissexual e por gostar de coisas consideradas "populares" (funk, rap, etc.) ao mesmo tempo que gosto de coisas "nobres" (música clássica, MPB, etc.). Gostar de homens "estilo mendigo" tb me faz alvo de rejeição... rsrsrs

    Ah, ser ateu e ser pobre são coisas que também me trazem alguma discriminação, mas... Tô nem ligando muito não! Hahahahahha

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!