14 de outubro de 2014

como é que é?

"Papa Francisco estende a mão aos gays"
Ontem e hoje estão pipocando as notícias do tal Sínodo dos Bispos Católicos em que foi proposta o que parece ser uma pequena "revolução" com relação aos homossexuais...
Ao que parece a Igreja vai aceitar que existem "homossexuais com qualidades"...ou seja vai aceitar que todos aqueles padres, bispos e cardeais homossexuais existem e que tem qualidades para ajudar a igreja.. Imagina você ser gay e trabalhar numa empresa que nos seus estatutos é homofóbica? É isto que acontece nas igrejas até hoje...Lembrando que faz bem pouco tempo a Igreja recomendou que o critério nos seminários fosse mais apurado para evitar o ingresso de homossexuais.
 
Eu não sou daqueles otimistas convictos quando se trata de doutrina religiosas, sou um cristão convicto, fã de Jesus Cristo, mas que também sabe que a maioria das Igrejas não está interessada no que ele ensinou, mas em manter (ou conseguir) o PODER, normalmente controlando, oprimindo e explorando os fiéis.
Mas talvez não seja de todo ruim ficar atento a este movimento, é claro que o Francisco pode morrer amanha e o próximo reverter tudo o que ele esta fazendo, mas, sempre é um certo sopro de ar fresco..ou seria ar "viado"?
 
E você, acha que dá para ficar otimista com mudança na Igreja de Roma?

15 comentários:

  1. Anônimo1:35 PM

    Boa tarde, um comentário de uma heterossexual que é agnóstica mas que durante muitos anos por motivos profissionais conviveu de perto com dirigentes da Igreja Católica (a descrição é mais longa que o comentário):
    Concordo 100% que manter o estatuto da Igreja é a prioridade da maior parte dos dirigentes. Podia me alongar mas ia-se perceber a acidez que me deixaram estes contactos.
    P.S. Temo pelo que possa acontecer a este Homem enorme.

    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria ... vejo que esta bastante decepcionada com a direção da igreja, mas lembre, que todas as instituições tem seus problemas, e normalmente as pessoas que estão dispostas a "fazer concessões" e "negociar" são as que estão dirigindo, desde o pais ate as igrejas...

      Excluir
  2. Também estou otimista. Já é uma luz no fim do túnel.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um tunel beeeeeeeeeeeeeem comprido né Wanderley? rsrsrrs abs!
      Porque não vem com o Bratz a proxima vez que ele vier para sampa?

      Excluir
  3. Entendo q é uma leve brisa em uma instituuição arcaica como são todas as instituições. Mudanças de peso não creio pois, os motivos óbvios q vc listou, impedem e impedirão sempre ... o eterno jogo do poder.
    Mas, de qualquer forma, é algo q pode oxigenar a sociedade contemporãnea neste campo.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem razao bratz... mas é uma marolinha mesmo! rsrsrs

      Excluir
  4. Eu vejo esse ventos com desconfiança. Igrejas são grandes mercados de almas, quanto mais melhor, e mais lucrativo se torna. De forma indireta, esses pequenos grandes avanços não deixam de ser positivos.Agora o difícil, é os conservadores da igreja católica aceitá-las.(Leia-se católicos carismáticos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dominus, vc tem razão! pode ser uma estrategia para ter cada vez mais fieis, porque eu não acha que nenhum catolico vai deixar de ser catolico por causa disto...e os gays vao se aproximar...
      abrços!

      Excluir
  5. Um Papa que abre a boca, e deixa-nos espantados com a sua Simplicidade e Palavra de Deus...

    Um verdadeiro representante de Jesus na Terra :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc está tão entusiasmado assim porque ele é seu "xará"! rsrsrsr
      mas eu tb estou!
      abraços

      Excluir
  6. A igreja terá de ser sempre atrasada em relação à sociedade. É mesmo assim. Quando ela aceitar os homossexuais é porque estes à partida já serão, em grande parte, aceites na sociedade que nos rodeia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o privilégio do atraso não é da igreja de roma não é mesmo Horatius? abs!

      Excluir
  7. Anônimo3:59 PM

    Não deixa de ser um pequeno avanço. E esse cara ai, o Francisco, em pouco tempo, já atualizou algumas coisas que em séculos não foram ...
    Mas a igreja em si, não mudará muito, nunca ...

    Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tipo "de grão em grão a galinha enche o papo"! rsrsrs obrigado pelo comentario marcos!

      Excluir
  8. Eu não gosto de igreja nem religião nenhuma. Mas ver que estão dispostos a rever alguns de seus preconceitos é uma boa notícia, sim!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!