3 de abril de 2015

gosto se discute?

Esta semana eu me peguei sendo extremamente preconceituoso, arrogante e cínico!
Eu e minha filha fomos comer no shopping, no caixa eu notei que o atendente do restaurante, tinha uma tatoo enorme e colorida  no antebraço esquerdo... que eu não conseguia ver direito o que estava escrito.... aí,  como sagitariano curioso eu perguntei - " O que está escrito na sua tatoo?"
Eis que ele me mostrou:
Deste jeitinho... com as mesmas cores e tudo...

Eu não consegui disfarçar meu estupefato... nem minha filha... 
Mas ela ainda foi delicada, disse:
- Que legal, naquele tom de "vergonha alheia" que ás vezes temos que assumir.
Só que eu fui dei um escroto, bem mal educado, num comentário desnecessário 
- Eu jamais faria uma tatoo em homenagem a alguém que se mostrou extremamente preconceituosa, como a Joelma".  E fiz este comentário propositalmente, porque tinha percebido que o rapaz era gay... na minha visão estreita era um gay que absurdamente gostava da banda Calypso...
O rapaz ainda tentou remediar "eu tenho um amigo meu, que trabalha com a Joelma, que disse que ela foi mal interpretada"... mas eu fiz aquela cara de "me engana que eu gosto".

Perceberam o quão grosseiro e estúpido eu fui?
Ás vezes a gente fica tão preocupado em "se defender", em "marcar território", de "educar as pessoas para a diversidade", de "denunciar as injustiças" que a gente esquece de ser educado, de respeitar os outros...e  já sai julgando, apontando o dedo... coisa que a gente acha tão errado fazer... me peguei fazendo igual...

Na hora eu nem percebi direito o que tinha feito, ainda estava ligado no módulo "justiceiro",  e até liguei para o Mr. J para contar o absurdo da tatoo, para contar "vantagem" de como eu tinha "marcado território" contra os homofóbicos... só fui perceber horas depois, em casa... o quanto tinha sido idiota...
Idiota... do pior tipo, aquele tipo que "come cocô"...

Talvez o rapaz tenha feito a tatoo anos antes das declarações da Joelma, talvez ele tenha feito depois, talvez a Joelma nem seja homofóbica, talvez mesmo ela sendo homofóbica ele goste dela, talvez ele se envergonhe de ter aquela tatoo e fique constrangido cada vez que alguém comenta isto, talvez a banda Calypso não seja tão ruim quanto eu acho, talvez um monte de coisa...
A unica certeza, que não é talvez, é que eu tenho que aprender a ser menos idiota!

Você tem algum conselho para alguém que está tentando ser menos grosso, preconceituoso, arrogante e idiota?

26 comentários:

  1. Olá,
    começamos à ser preconceituoso, grosso, arrogante e idiota quando começamos à dar conselhos à quem não temos muita proximidade... o mundo em que cada qual vive depende principalmente de sua própria interpretação , pois tudo que o cerca exerce somente uma influência indireta; por esse motivo, tudo ( ou quase) afeta diferentemente cada um de nós; cada qual vive em seu próprio mundo,onde há sempre um limite pessoal; por outro, uma tolerância social ...melhor seria ver os aspectos positivos dos outros ...agradeço pela visita, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem razão felisberto, dar palpites na vida de quem não pediu é o melhor caminho para ser preconceituoso! abraços

      Excluir
  2. O problema não é o preconceito dela... o problema é que a música é ruim mesmo, meu caro... hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HEHEHEh... independente da musica.... eu fui um escroto não? rsrsrs cho ate que tem coisa pior que calypso! rsrsr obrigado pelo comentario!

      Excluir
  3. Por vezes acontece... principalmente quando a nossa boca é mais rápida que o nosso próprio cérebro. O importante é reconhecer o engano, se estivermos enganados... e sim, vivemos de pequenos preconceitos todos os dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem aquela frase, a palavra que fere não pode ser retirada! eu fui o agressor desta vez! tenho que me policiar mais, com certeza! abraços e obrigadopelo coment

      Excluir
  4. Qualquer atitude de censura, por menor que seja , é sempre ridícula. Mas admiti-lo a seguir, já demonstra que da próxima vez a atitude possa ser diferente.
    Há por vezes, homosexuais que como atitude de defesa ( às vezes até de forma inconsciente), acabam por tentar criar entre eles um grupo que se afasta de outros homosexuais que não tenham os mesmos gostos, ou o mesmo tipo de conduta, e que se afasta também dos heterosexuais. Ora a homogeneização, quer entre homosexuais, quer entre heterosexuais não faz sentido.
    Gostei de ler! Obrigada pela visita ao meu blog.
    E nunca sequer ouvi falar dessa banda Calypso. Mas pelos vistos, não ando perdendo nada...;-)
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Laura, sugiro que pelo menos dê uma ouvida em algo do CALYPSO... vai que vc gosta! rsrsr ai te indico onde fazer a tatoo! rsrsr obrigado pela visita!

      Excluir
  5. Anônimo7:30 PM

    Primeiro: todos os adjetivos que você deu não são verdadeiros!
    Segundo: ninguem nessa terra de meu Deus é a reencarnação de Cristo. eventualmente fazemos merda, mesmo!
    Terceiro: o que aconteceu foi um ato de impulsividade...
    Quarto: perdoe-se......vc mesmo percebeu que fez merda....e a grande maioria nem isso consegue!
    Feliz Pascoa, meu amigo!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Pascoa Atrasada Jose Soares! e obrigado pelo coment... vc é muito amiguinho meu! rsrsrs

      Excluir
  6. Olha, meu conselho para essa pessoa é que venha e leia tua postagem para aprender como se desconstrói um preconceito. Ninguém é perfeito e cada um de nós sempre vai ter lá seus pecados, mas só a tua disposição em partilhar isso conosco e provavelmente as reflexões que você fez mostram que você entendeu [e provavelmente aprendeu] a lição.

    Obrigado por partilhar isso conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado TinMan, eu ate aceito a reflexão que "pelo menos" eu me arrependi e refleti de certa forma,... mas.. sabe como é... não da para fica chateado com o tal do LEITE DERRAMADO...

      Excluir
  7. O melhor foi reconhecer o erro, o que a maioria das pessoas não fazem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu só tenho que começar a reconhecer o erro ANTES de abrir a boca não é amigo? rsrsr Abraços e obrigado pelo coment

      Excluir
  8. Como já disseram perceber que fez merda já é um grande passo.
    Realmente ficamos tão afogados em "defender nossa causa" que acabamos sendo nós os opressores.

    Mas agora perguntou eu: qual a atitude que você julga que deveria ter tomado?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei la... ficar quieto...a tatoo dele é problema dele, ele não estava fazendo nenhum discurso pró CALYPSO... eu devia, para começar, ser menos curioso! rsrsr abs, obrigado pelo coment

      Excluir
  9. É mesmo difícil de engolir, ver uma pessoa ser
    tão fã daquilo a ponte de fazer tatuagem!
    Mas como você disse, temos que ser tolerantes
    né? Afinal o gosto é dele e o corpo também,
    sendo assim ele pode tatuar o que quiser!
    Relaxa, eu já paguei cada mico pela minha
    mania de ser sincero!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dih.. este lance de ser SUPER SINCERO tem muitos problemas! tenho que me vigiar mais!

      Excluir
  10. Também ja passei por esse mico..mas nem reconheci meu erro com tanta rapidez como você fez!
    Agora entendo o ridículo da situação que eu mesmo protagonizei.
    Mas convenhamos, é difícil digerir certas atitudes de "pessoas com mentes tapadas".
    Te confesso que ainda estou no processo...
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos todos em processo Gera... e pelo que tem percebido o processo não acaba.... a não ser para o tapados não é? abraços

      Excluir
  11. A melhor palavra é: não julgar para ser julgado. Muitas das vezes é preferível o silêncio. Mas estamos todos a aprender e ninguém nasce ensinado. Na próxima vez vais te conter.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero mesmo poder me conter João Eduardo! Obrigado pelo comentario! abs

      Excluir
  12. Uma consideração antes de começar a falar aqui hehehe eu já ando tão cansado de militar sobre a causa LGBT que olha, eu não teria falado nada, mas nada mesmo (acredito que nem teria lembrado disso), o que tu fez foi feio rapaz !!! HAHAHAA Tá, parei. Mas não foi legal não. Eu entendo que na hora a tua vontade de "falar" tudo o que tu tinha para falar foi maior e tu não conseguiu segurar a língua, mas assim, uma dica, respira fundo e contá até 10 antes de falar algo. Uma dica que comigo sempre funciona !!! :D

    As vezes soltamos algumas coisas, e só depois vamos nos tocar, mas é sempre bom fazer uma avaliação antes de falar.

    Abração querido !!!

    ResponderExcluir
  13. Sou q nem vc e sabe de uma coisa ... não acho ruim não ... se o q vc falou não couber pelo lado homofóbico dentro da possibilidade q vc levantou, fica valendo pelo mau gosto do jovem ... tatuar no corpo o nome de "artista" e, aida mais, de uma Banda como a Calypso ... ME POUPE!!! kkkkkkkkkkkk

    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Quem sou eu para condenar seu ato? Provavelmente, faria igual... rs

    ResponderExcluir
  15. Nós os sagitarianos de fato somos muito curiosos.
    Belo Aprendizado!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!