20 de abril de 2016

Você já me conheceu assim...


Para mim um dos piores argumentos que pode ser invocado, quando surge alguma discussão num relacionamento, é a talvez já clássica frase: "você já me conheceu assim!"
A frase, normalmente dita por parte de quem  se está cobrando uma atitude, ou uma mudança de atitude, parece sintetizar o pensamento de que, quando conhecemos alguém, ou quando decidimos ficar com alguém, já sabemos tudo sobre ela, ou pelo menos, os piores defeitos dela... mas a verdade é que talvez só tenhamos visto a ponta do iceberg. Eu sei porque no passado já ouvi muito isso!
O que não é bem verdade não é mesmo? Existem várias coisas sobre a pessoa que aprendemos, ou percebemos, durante o convívio... Uma delas é a confiança...


Eu sempre gosto de dizer que a confiança é algo que só pode crescer num relacionamento, o começo é um desejo de QUERER CONFIAR na pessoa, então você se entrega um pouco, entrega seus desejos, seus sonhos, suas vontades, vc se mostra de confiança e se esforça para confiar. 
Primeiro vc confia um pouquinho, depois mais um pouquinho, depois um poucão, depois mais, mas é um processo constante. Não que vc deve ficar esperando provas de confiança, mas o dia a dia vai te dando estas provas... quando a pessoa te liga quando vê que vc esta triste, quando a pessoa te oferece ajuda sem vc pedir, quando a pessoa te diz eu te amo com frequência... uma construção... 
Eu, com certeza, amo o Mr. Jay agora mais do que amava há um ano atrás, porque eu conheço ele mais do que antes, porque eu confio mais do que antes,... e, na minha humilde opinião, é como tem que ser... um crescendo
E não é transformar o amor numa "equação", em que mais tempo é igual a mais amor, é apenas reconhecer que precisamos disso para nos sentirmos a vontade, para nos sentirmos parte do novo ser que é o tal do "relacionamento" que congrega um pouco de vc e um pouco do outro..

Se as pessoas não reconhecem isso elas serão incapazes de aceitar quando descobrirem algo "ruim" sobre a pessoa de quem estão se enamorando.. Pode ser uma falha de caráter do tipo comprar dvd pirata ou pegar um atestado falso para poder assistir um jogo de futebol...ou pode ser uma mania alimentar esquisita como misturar chantily e dobradinha, ou  pode ser um hábito questionável de higiene (questionável dá bastante margem á imaginação não é?). 
Se vc se iludiu - ou preferiu se iludir - e só viu as coisas perfeitas em seu "amorzinho" a sua decepção vai aparecer nesse momento. Quando o SER que vc imaginou se mostrar uma pessoa real! 
É nessa hora que a pessoa  invoca o tal "você já me conheceu assim", jogando a responsabilidade da falta de avaliação sobre vc, sem questionar a responsabilidade dela de ter escamoteado algo que vc não deveria saber...
Para sorte minha o Mr. Jay parece nem conhecer esta frase, O que é um grande alívio!

É claro que é algo bem mais superficial do que o fato que te fará perder a confiança na pessoa que vc vinha confiando mais e mais a cada dia, Este fato,  normalmente uma traição, vai fazer a confiança despencar em instantes,  o que fará com que vc tome um tombo fenomenal... eu por sorte. não passei por muitos tombos, mas conheço a sensação!

Mas o pior desta frase é quando ela é expressa em sua forma "completa": "você já me conheceu assim. . .e eu não vou mudar!"  
O que quer dizer que a pessoa acredita, primeiro, que conhecemos tudo dela e temos que aceitar tudo e, segundo, que ela acredita que ela nunca pode aprender nada novo nem mudar de opinião... este é o sinal claro para você pular fora! 
Cuidado com estas "frases-prontas-de-efeito"

Ei, me conta você! Já ouviu esta frase? Ou já usou?


16 comentários:

  1. Anônimo7:04 AM

    A filosofia da Gabriela...."Eu nasci assim, eu cresci assim e vou ser sempre assim".
    Nada pode ser mais apavorante do que encontrar pessoas com esse hino pessoal.
    Nascemos invariavelmente adaptáveis frente a vida, mas por razões impossíveis de listar aqui muitos de nós se agarram a uma única forma de ser e agir nessa vida. Por medo, por raiva, por não ter tido a sorte de ter um porto seguro de amor que permitisse explorar a vida em seus infinitos matizes de cores.
    É certo que todos nós precisamos ter algumas bases de certezas nessa vida, ou ela seria não vida.Seria o caos, mas alguns seres se agarram com tamanha voracidade a um repertório tão limitado de possibilidades que acabam por condenar quem os cerca a ser aquilo que eles mesmo são...Seres petrificados olhando um mundo igualmente de pedra.Apesar da aparente certeza, esses humanos são de uma insegurança brutal. A dúvida não paira sobre suas cabeças. Ainda que infelizes condenarão todos que não concordarem com sua visão pétrea de vida. E tentarão convencê-los que o mundo de pedra é a única realidade possível. Diálogos são inexistentes e desnecessários, pois ameaçam o seu estilo de ver e agir nesse mundo. Por mais compreensível que alguém possa ser nem mesmo um milímetro de mudança será tentado, afinal para sobreviver, mesmo infeliz, o mundo precisa ser do jeito que eu acredito ser. Imutável, inflexível e por muitas vezes, implacável.
    Já cruzei com muitos humanos pedra/Gabrielas...
    A única solução e afastar-se, dizer adeus, para quem constrói um mundo com essa visão pétrea.
    É isso ou submeter-se à falsa esperança e consequentemente eterna frustração de que um dia poderão ser mais flexíveis e empáticos.
    bjs e bom feriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu DEUS! e eu me esqueci da gabriela! obrigado amigo pelo excelente comentario ! uma analise profunda e verdadeira! obrigado! beijo

      Excluir
  2. Nunca usei e detesto isto. Já ouvi. Sempre tive comigo que todos nós somos feitos em dualidade, coisas positivas e outras nem tanto. Uma relação se constrói no conhecimento e na aceitação desta dualidade. Não há outro caminho ...

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dualidade... eis ai uma boa palavra para definir a todos nós! obrigado beijo

      Excluir
  3. Wagner2:41 PM

    Comigo foi o contrário, do tipo: "você não era assim, está mudado"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! é verdade, tem a forma REVERSA da frase! eu tinha esquecido!

      Excluir
  4. Acima de tudo penso que somos peças de um puzzle, umas encaixam, outras não, mas não é impossível limar algumas arestas para que as peças aos poucos e poucos encaixem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Amigo.. entao o segredo do sucesso é uma lima, talvez uns pregos, super cola, e barbante ! rsrsrrs

      Excluir
  5. Oi. O mail não estava correcto. :(

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8:29 PM

    Eu moro com um casal de amigos, e um deles tem essa frase na ponta da língua! A "Síndrome de Gabriela" não me agrada. Todo mundo pode mudar pra viver melhor um relacionamento. Relacionamento, seja ele qual for, é um jogo de renúncias... E assim um vai se moldando ao outro e sendo feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem LU, vc aprende no dia a dia como as Gabrielas estão erradas! obrigado por compartilhar sua experiencia!

      Excluir
    2. Bem LU, vc aprende no dia a dia como as Gabrielas estão erradas! obrigado por compartilhar sua experiencia!

      Excluir
  7. Olá, penso que se conviver significa viver junto, ocupar um espaço comum, a confiança é essencial e uma ponte entre duas ou mais pessoas construída principalmente à partir do "ser você mesmo", ou seja, o que está dentro de nós é o que expressamos para fora. Assim, nós nos revelamos ,sem escamotear nenhuma informação relevante para o bom convívio e o resto é mudança, talvez não de imediato, porque chega em certos momentos ,por isso não acredito no "você já me conheceu assim. . .e eu não vou mudar!" Também, não acredito que conhecemos bem todas as pessoas com quem nos relacionamos. E uma "frase de efeito" , somos limitados e mudamos à todo momento e a distância que existe entre as pessoas, em parte é criada por cada um, premente é a não invasão do direito alheio, o ultrapassar o limite de tolerância, a incapacidade de compreensão mútua, a falta de empatia, o nosso temperamento....Belos dias,abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem total razao felisberto, nós é que criamos limites - e distancias - entre nós mesmos e o outro! abs

      Excluir
  8. estou com voce, comigo a confiança tem que ir crescendo. caso contrário, toda historia afunda e não vai para lugar nenhum. eu realmente acho que é incrivel quando a pessoa vai mudando no relacionamento, ninguem precisa ser o mesmo... e isso é até meio chato. o bom é mudando, crescendo, incluindo novas opiniões.

    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu, mesmo que me esforçasse muito nao conseguiria não mudar, o mudar é minha constancia!

      Excluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!