14 de outubro de 2005

A convivência é muito importante!


Uma das coisa mais importantes para as crianças, nas suas diversas fases de desenvolvimento, é poder identificar-se com outras crianças, seja nas brincadeiras, no aprendizado, nas roupas. Isto se perpetua na adolescência, onde se formam as tribos e, por que não dizer, em toda a vida adulta, pois , de uma forma ou outra, estamos sempre tentando nos identificar ou "encaixar" em algum grupo...
Neste aspecto, as crianças de famílias homoafetivas, crianças que são criadas em lares com dois pais ou duas mães, ficam um pouco sozinhas, pois são poucas as familias que se expõe abertamente e consequentemente podem ser reconhecidas, dificultando que estas famílias venham a se conhecer e conviver.
Muitos pais e mães homossexuais acham que isto não tem relevância, que a convivência de seus filhos e filhas com outras crianças de familias homoafetivas não é importante. Que pena! Este convivio é muito importante! As crianças que tem esta oportunidade crescem muito por perceberem que sua realidade não é a única realidade diferente de outros amiguinhos.
As crianças, filhos de pais ou mães homossexuais, quando tem oportunidade de conviver com outras crianças que vivem na mesma realidade, tem chance de conversar, do jeito delas, sobre esta realidade, tem chance de ver outras formas de amor, outras familias homoafetivas.
Se você quer dar esta oportunidade de ouro para seus filhos eu sugiro que você procure a FALT, o Grupo FAMILIAS ALTERNATIVAS, que foi criado há alguns anos pela psicológa Maria Rita Lemos e sua companheira Fulvia Margotti.
A FALT é um grupo virtual onde os pais e mães homossexuais (e os que pretendem ter filhos um dia) trocam idéias e discutem sobre seus problemas do dia a dia, as estorias com seus filhos, ex-maridos, adoção, e todos os assuntos que permeiam o universo da familias homoafetivas.
Através do grupo muitas amizades se formaram e já forma realizados vários encontros entre as diversas famílias, em Campos do Jordão, em Limeira, em São Paulo, no Rio, em Brasilia, em Curitiba..e em outros locais. Isto tem sido muito importante nãosó para estes pais mas também para estas crianças, que conversam se encontram..
Se você quiser saber mais sobre este grupo entre em contato com Maria Rita no email:
familiasalternativas@yahoogrupos.com.br, tenho certeza que você encontrará um ambiente muito legal para suas dúvidas, seus desabafos, suas idéias! Não deixe para depois para dar esta oportunidade para seus filhos...

Um comentário:

  1. Fábio,
    Espero que você continua a manter o seu blog, pois escreve muito bem sobre o tema que merece atenção. Estou fazendo o meu trabalho de conclusão de curso de jornalismo sobre pais homossexuais e gostaria de contar com a sua colaboração. A idéia é fazer um programa especial para rádio e por isso gostaria de conversar mais com você sobre o tema.
    Aguardo retorno
    (11)95487300
    Milena Dib

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!