24 de julho de 2015

Catarse Coletiva

Eu, vou confessar, adoro esta época "da internet" que estamos vivendo.... de certa forma eu acho que estamos a caminho de uma "humanidade 2.0". 

Poder entrar num computador e ter acesso a informações de vários cantos da terra, muitas vezes sem entender a língua destes vizinhos distantes (obrigado google translator) é incrível. Conhecer idéias e pessoas, compartilhar, opinar.... a blogosfera, o "facebruik" e outras redes sociais são incríveis..
Eu  compartilho ideias com o Stephen Hawking, com o Muhamad Yunnus, com o Fernando Henrique e outros, que nem sabem que eu existo! Mas eu estou lá, na lista de "amigos" dele... em nenhum livro de ficção que li em minha vida isto era sugerido... na vida real fomos além da ficção em muitos aspectos...
Sem dúvida os conceitos de amizade, de comunidade, de ajuda, de conhecimento, tudo isto está mudando. Sem dúvida existe muita porcaria compartilhada, muita violência e intolerância, muito mimimi e muita coisa falsa... mas os aspectos positivos superam em muito os negativos...

A CORRENTE DO BEM
O crowdfunding é uma destas experiências - e vivências - que só a web pode proporcionar. Ele nada mais é do que a famosa "vaquinha" entre amigos, para ajudar alguém a tirar um sonho do papel... só que é uma vaquinha "planetária" ou, no mínimo, muito além dos limites territoriais de quem precisa de apoio... O "financiamento de uma multidão", o financiamento coletivo, permite a você participar, apoiar, de ideias incriveis. Você pode ajudar uma dupla que quer contar histórias e sensibilizar crianças por todo o pais para a questão da preservação ambiental, você pode ajudar um equipe que quer fornecer EPIs para catadores de rua, você pode ajudar a tirar do papel um livro sobre adoção, ou um livro que fala de uma princesa negra que se apaixona pela sua costureira... (os últimos que apoiei...)
E vc pode ajudar, com 10 reais, com 20 reais, alguns até mesmo com uma palavra de apoio se não tiver a grana... para alguns apoios você pode receber algo em troca, como quando você ajuda alguém a organizar uma festa e também é convidado, mas a ideia é a mesma! 
Você ajuda e fica torcendo para dar certo, para sair do papel, para eles atingirem as metas, aliás, vc passa a participar como se fosse um projeto seu... 

Eu acho isto incrível, ajudar alguém, sem saber direito quem é , sem precisar de nada em troco... é o exercício da generosidade globalizado! O site de que eu participo se chama CATARSE, que parece bem sério e honesto, mas eu sei que existem outros... Se vc achou interessante dá uma olhadinha, tem muita coisa legal... Aliás CATARSE é um nome muito bom, pois é um drama (a falta de recursos para uma boa ideia) que provoca uma mobilização e a solução (purificação) do problema... 

Você conhece este lance de corwdfunding? Que outras iniciativas da internet você acha que nos levarão para a Humanidade 2.0?


8 comentários:

  1. Não conhecia o lance de corwdfunding e acho bem interessante a iniciativa, apenas há um senão, muita gente poderá se aproveitar dessa ideia para extorquir fundos alheios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ao que parece OCEANO é um site bem honesto... eles verificam bem as coisas...

      Excluir
  2. Anônimo12:53 AM

    Eu já conhecia! Contribui para a construção de uma sede do NUO! Nucleo universitário de ópera! Uma bela iniciativa e que deu resultado!

    ResponderExcluir
  3. a internet está nos expondo a diversidade e nos forçando a fraternidade, esta é a principal questão. Ou nos aceitamos todos como irmãos, ou será impossível viver neste planeta.

    ResponderExcluir
  4. Essa questão dos 'Crowd-something" tem se apresentado com uma interessante possibilidade, recentemente vi um projeto de um professor alemão que usa "crowdsourcing" para alimentar um sistema de monitoramento de enchentes e desastres naturais...

    Acho que vamos começar a explorar mais e mais essas possibilidades de cooperação! O Cartase é um bom exemplo neste caso de crowdfunding e que tem excelentes resultados!

    Abração! :)

    ResponderExcluir
  5. Sou um grande entusiasta de crowdfunding. Já apoiei diversas coisas... Meus três últimos apoios foram esses:

    1) Apoiar alunos da UFMG a participar de uma competição internacional com objetivo de modificar o parasita Leishmania para que, em vez de patogênico, ele ajude no tratamento de doenças articulares, como artrite reumatoide e gota:

    https://beta.benfeitoria.com/igemufmg

    2) O Iniciativa Pop Brasil é o primeiro REALITY SHOW DE POLÍTICA feito por pessoas comuns. A cada temporada, um tema será escolhido: reforma política, educação, ou saúde, por exemplo. Depois de definido o tema da temporada, quem quiser participar do Reality Show poderá enviar vídeos descrevendo suas ideias sobre o tema. O público decide novamente quais são as 20 melhores sugestões enviadas. Um júri formará equipes com os participantes, que enfrentarão uma série de desafios para compreender nossos problemas, testar a validade de suas ideias e para amadurecer os seus projetos. Ao final do programa, a ideia da equipe que receber o maior apoio popular será transformada em PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR e enviada para implementação no Congresso Nacional:

    http://www.kickante.com.br/campanhas/ipop-brasil-1o-reality-de-politica-com-pessoas-comuns

    3) Um crowdfunding para ajudar a transformar a educação inclusiva no país:

    http://www.juntos.com.vc/pt/conee

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. que legal! vc tem UM POTE DE OURO... dá para apoiar muitas causas não é? rsrsrsrr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem me dera... Tô indo à falência, só com o crowdfunding.... hahahahahahahaha

      Excluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!