3 de fevereiro de 2006

MONOGAMIA é antinatural?


De vez em quando eu escuto estes comentários, você não?
Que o "ser humano" (especialmente do sexo masculino) é intrinsecamente poligamo, ou seja, ele está "programado" como reprodutor, a procriar com o maior numero possível de "fêmeas", para poder perpetuar a espécie.
Eles dizem que o que aconteceu, em virtude da moral cristã, das dificuldades de se criarem filhos, (e da lei que vai atrás do cara que faz o filho e não quer assumir) a sociedade humana "inventou" a monogamia, o casamento "para sempre", mas que na realidade estamos sempre a um passo da infidelidade.
E é esta explicação que eles usam para justificar a tão falada "promiscuidade" do meio gay, já que o relacionamento sexual entre dois homens não gera filhos, não há porque restringir ou "engessar" a pratica sexual sob leis que normatizam a monogamia.
Você concorda com isto?
Eu, do ponto de vista estritamente "biológico" até poderia concordar, não é á toa que existem milhoes de espermatozoides para um unico ovulo, e relamente muitas especies precisam desta multiplicação intensa. Mas no que se refere á monogamia eu não posso concordar, pois mesmo no reino animal encontramos inúmeras especies de aves e mamíferos que formam casais para a vida inteira.
A meu ver, a monogamia, o relacionamento fechado entre duas pessoas, está vinculada ao conceito de AMOR, de cumplicidade, de construção de planos, de felicidade, de sonhos..e todos estes sentimentos, intrinsecamente humanos, se sobrepõe facilmente aos instintos de preservação e procriação que poderiam dirigir nossas vidas.
E não fiquem imaginando que faço qualquer defesa moralista da ideia pequeno burguesa de família, sou favorável ao divórcio, ao sexo antes do casamento, até mesmo ao direito da mulher de decidir se quer ter um filho ou não. Isto sem falar em uso de preservativos e casamento homssexual (risos).
Só fico mesmo chateado quando, para "explicar" porque os gays são tidos como grandes sedentos por sexo sem limites, armadilha em que até alguns gays caem. O que, além de não ser realmente a verdade, é apenas a maneira da sociedade nos deixar de lado e nos deixar distantes de nossos direitos, porque, segundo eles, afinal de contas nós não vamos usar!
E você? acredtia em monogamia? (risos)

Um comentário:

  1. Anônimo12:21 PM

    Considero que qualquer explicação determinista, do tipo que relaciona principalmente nossos comportamentos sexuais a impulsos naturais, é sempre perigosa e simplista. Nós, humanos, somos o que somos exatamente porque transformamos, dominamos ou negamos a natureza. Somos, antes e acima de tudo, seres de cultura (no sentimo mais amplo da palavra). Portanto, o modo como lidamos com o sexo -- que, entre nós, humanos, não se limita à reprodução -- é essencialmente uma construção cultural. Se entre nós, gays, a voracidade sexual e o rodízio de parceiros é mesmo maior, prefiro creditar o fenômeno ao machismo -- e não à biologia. Somos homens, antes de tudo, e, como tais, desde crianças somos educados a separar sexo de afeto, e a demonstrar nossa potência e desempenho exatamente pelo acúmulo de experiências sexuais.
    Tudo isso é para dizer que monogamia ou poligamia (ou "relacionamento aberto") é uma convenção e não um dado da natureza. A nós cabe escolher a qual convenção aderiremos, pelos motivos os mais diversos. Acho que qualquer um é válido, desde que aceito por todos os que fazem parte dele.
    Joaci Furtado (joacifurtado@click21.com.br)

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!