14 de novembro de 2013

Datas e Comemorações!

Eu não sou muito ligado em datas e comemorações "obrigatórias", não me ligo muito em fazer minha festa de aniversário, nem comemorar o ANO NOVO, nem dia dos pais, dia das mães, acho que são todas mais ou menos convenções e algumas são claras imposições "comerciais"...
Eu gosto bastante do natal, nem tanto pela "obrigação" de dar presente e estar "todo mundo reunido", mas pelo significado cristão - realmente eu sou fã de Jesus Cristo e toda sua filosofia de vida - mesmo tendo consciência de que ele talvez nem tenha existido e que tudo que ele falou tenha sido escrito muito tempo depois e "traduzido" pelos interpretes (apóstolos).
Eu curto muito mais as datas pessoais! Na minha casa uma data especial é o "dia da família", em que comemoramos o dia em que minha filha adotiva chegou. Outra data é a "festa da flor de maio" que eu faço quando o vaso de flor de maio que tenho em casa - e era da minha avó - floresce, e chamo meus irmãos e minha mãe...para lembrarmos de minha avó.
E eu prefiro muito mais comemorar o dia do "início de namoro", do que o "dia dos namorados".
Mas nos próximos 10 meses eu vou estar imerso em muitas datas "comemorativas": Minha filha se forma no ensino médio, eu faço 50, minha mãe faz 70,  minha filha faz 18 e por fim, meu namorado faz 30. Ou seja, estamos entrando num período de comemorações.
Eu não sou muito animado a fazer o meu aniversário, apesar de gostar muito de organizar o aniversário dos outros. Normalmente no meu aniversário eu ia viajar, mas este ano não vai ter jeito. Quando eu ameacei dizer que ia viajar minha mãe e minha irmã me cobraram fazer a tal da "festa de 50 anos"... mesmo eu sabendo que vou acordar igualzinho no dia seguinte. Só que um pouco mais cansado !!!
Então eu resolvi fazer um jantar para a família e para as pessoas que me conhecem há 50 anos, ou quase! convidei primos que não vejo há muito tempo  - meu pai era o irmão caçula, então TODOS os meus primos são mais velhos que eu e me conhecem há 50 anos!, pena, que também por isto, alguns já tenham morrido...
Também convidei uma tia avó! ( a irmã mais nova do meu avô está viva e tem quase 90), alguns amigos de meu pai e minha mãe - que são amigos da família há muito tempo também, a madrinha de minha filha - que sou amigo desde o colegial, em 1978 (35 anos, aff!) e minha ex-sócia, e amiga da faculdade (mais de 30 anos!)
O que dá umas trinta pessoas! Não suficiente para um festão, apenas para um jantar...
E isto me fez perceber que eu talvez não tenha lá muitos amigos e amigas... assunto para uma outra reflexão e outro post com certeza!
E como trilha sonora para este post... CELEBRATION !

E você? Que datas gosta de comemorar?


8 comentários:

  1. Como não tem amigos? E a gente? Basta nos assumir como tal, nos conhecer, sair do armário... Que tal?

    ResponderExcluir
  2. Celebration com muita saúde paz e harmonia meu amigo ... curta de montão todas estas datas ... eu por mim, de algum tempo não me apego muito mais a datas ... gosto de celebrar a vida e para isto não existe dia e hora ...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:36 PM

    Seletividade é um bom sinal de sanidade! Da mesma maneira que vc abriu seu leque para um novo amor, a amizade é algo que tambem requer uma atitude pro ativa sem necessariamente ter de abandonar a seletividade!
    Feliz comemorações para vc e para todos nós!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, gente! que lindo!
    Queria ter essas datas pra comemorar, eu tenho meu aniversário, mas faz muito tempo que eu não comemoro mais... não há o que comemorar sabe? Na minha família nunca se comemorou aniversário, então... porém o Natal é a única festa que minha família comemora e cuja presença é obrigatória por causa da minha avó, na infância eu lembro que eu considerava uma festa, porque eu nunca viajava e naquela época tinha a oportunidade de ir pra casa da minha avó onde ela tinha cachorros e eu amava brincar com eles... era bom por isso... lembro de um cachorro que ela tinha que em um Natal ele era um filhote, ai só voltamos lá no outro Natal, ele um ano mais velho mas ainda lembrava do meu cheiro e fez uma festa quando eu cheguei... talvez tenha sido a maior demonstração de amor que eu já recebi...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10:00 PM

    Que bacana! Ah, também me formo no Médio esse ano :'( o tempo voa!

    ResponderExcluir
  6. Gostei das suas datas "não convencionais mas comemoradas" ... não costumo comemora essas coisas em família geralmente é sempre notada minha ausência e povo cobra a minha presença ... hmm que gosto de comemorar bom acho que a vida e o mês de dezembro onde é o triplo pra mim *-* porem o tempo não deixa eu comemorar então fico nessa mesmo

    ResponderExcluir
  7. Poxa, como assim?
    Tem de comemorar sim! Imagina... Nao é todos os dias que se faz 50 anos!

    Eu adoro comemoracoes! Qualquer que seja ela, sempre topo, rs!

    ResponderExcluir
  8. dia 17/12/2011 eu fiquei com o Rafa a primeira vez e mesmo nesses trancos e barrancos eu faço algo pra ele. sou igual a voce, odeio a obriatoriedade dos presentes e das datas festivas, como diz bem o poeta "o ano novo começa dentro da gente".
    bjos

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!