9 de setembro de 2013

crie bacon...


"não crie expectativas, crie porcos, ao menos você terá certeza de ter bacon no final" *
 
A frase, por mais engraçada que seja, remete a uma dura realidade! Eu realmente costumo criar muitas expectativas em relação ás pessoas! Eu sempre acho que as pessoas vão ser isto, vão fazer aquilo, vão se comportar desta ou daquela maneira.
O bom é que eu sou um otimista incorrigível, e ao contrário de muitos que sempre vêem o pior das pessoas, eu sempre crio expectativas do MELHOR das pessoas, sempre acredito no potencial de trabalho e de amor das pessoas, e mesmo quando eu me decepciono, eu sempre acho que "a pessoa fez o melhor dela, fez o que podia, e sabia, fazer".
Se para quem trabalha administrando e treinando pessoas isto é bom, porque você está sempre em busca do potencial da pessoa para atingir suas metas e modificar procedimentos, quando se está em busca de um relacionamento isto pode ser uma "merda".
Eu tenho um amigo que exagera neste aspecto, no dia seguinte de um encontro já esta fazendo planos, já pensa no nome de casado que vai usar, já prepara jantar romântico para o "bofe". E é claro que isto assusta um pouco os caras! Fazer a Glenn Close ( em atração fatal)
Para mim é difícil sair para conversar alguém e não esperar o melhor, para mim não é difícil tentar! enxergar aspectos positivos na pessoa mesmo estando claríssimo que não vai rolar!

PAUSA! Perai!  Rebobina a fita!

Não ERA difícil ver só o lado positivo !
Neste último ano eu consegui entender melhor meus sentimentos, ver o que é carência, o que é projeção, o que é idealização! Eu continuo procurando ver o melhor das pessoas, mas consigo perceber quando este" melhor" vai demorar muito a aflorar, ou que aquele "melhor" não é o que eu quero!
Eu crio expectativas sim! Faço planos sim! Gostaria de encontrar o cara "ideal" para mim sim! Mas eu estou aprendendo a não depositar minha felicidade na atitude e comportamento do outro, aprendendo a perceber o quão "porquinho" é a pessoa, para garantir o meu bacon! Criando menos expectativas!
E definitivamente não estou mais disposto a fazer "de um tudo" para que o relacionamento funcione, apenas porque tenho este ideal de ser uma coisa legal
Porque não tenho garantia de nada, e sabendo disto a vida é tão mais tranquila.
 
É claro que posso, e devo, ter meus planos e meus sonhos, mas tenho que separar o que dá para lutar e o  que me faz bem, daquilo que não depende só de mim! E acho que dei sorte, porque meu namorado atual tb pensa nisto.
E você cria PORCOS? Ou expectativas?
 
 
* Ouvi esta "pérola" da auto-ajuda de minha filha! Eu mereço?
 
 

10 comentários:

  1. Eu crio Porcos, mas isso também não me deu certeza do Bacon, porque no final eu fico com dó do Porquinho! ehehehe ;-)

    Na verdade eu tento administrar as expectativas, não é simples... Em relação a relacionamentos, mais ainda... Mas creio que também é uma questão de tempo para começarmos a equilibrar as coisas.

    Muito legal o texto! Abração!

    ResponderExcluir
  2. não abro mão dos sonhos e das expectativas, mas de uns tempos para cá, acho q pela idade mesmo, tenho priorizado a criação de porcos ... com certeza minha dispensa está sempre abastecida de bacon e de torresmo ... rs

    ResponderExcluir
  3. "Já faz um bom tempo na minha vida que procuro não ter expectativa em relação a ninguém. Esperar que as coisas aconteçam como você idealizou é furada na certa. Convite à frustração" - Rita Lee.

    Adorei esse texto. Também sou um romântico incorrigível, um idealista, ainda acredito na pessoas, pago prá ver, e as vezes pago o pato. O problema é esse, que sempre idealizamos, projetamos a gente nos outros, é queremos a todo custo que seja nossa extensão. Os outros são o que são, são outros, feito de carne e osso, imprevisíveis, humanos e não moldados por nossas mãos.

    http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Isso é o que dá em ser romântico! A gente acaba pagando caro pelo bacon nosso de cada dia! Rsrsrsrsrsrsrs
    Isso sempre aconteceu comigo, até que um dia cansei de criar porcos, deixei de lado as expectativas e assumi ser realista!
    Me enfronhei com um especialista em cuidar de casos perdidos e pasme, estamos juntos até hoje. Como você disse: não temos garantia de nada!
    Então,parafraseando os Titãs: "deixe o acaso te proteger enquanto você estiver distraído"
    Nunca é tarde para sonhar!!

    Adorei o texto..abração

    ResponderExcluir
  5. amigo, na minha opinião é possível ver o melhor das pessoas sem começar a criar expectativas, por exemplo, digamos, eu tenho um amigo que é uma pessoa maravilhosa, uma ótima companhia, inteligente, bem humorado, etc, porém ele não é capaz de perguntar nunca se alguém está bem, porque ele não tem essa capacidade de ter empatia pela tristeza de outra pessoa. Sendo assim, eu acho que consigo enxergar o que ele tem de positivo, mas eu tb sei que é inútil esperar que ele apoie um amigo em um momento difícil porque ele nem vai notar que este amigo passando por um momento difícil, é da personalidade dele, e, ora, devemos amar as pessoas como elas são não é? concordo com vc quando vc diz que é o melhor dele, é o que ele pode e sabe fazer, insistir que ele faça mais do que ele pode é que faz as pessoas se decepcionarem. De fato, não é a outra pessoa que causa a decepção, é vc que se decepciona sozinho, tanto que o verbo só é conjugado com um pronome "eu me decepciono" né?

    sobre o cara ideal, eu acho que ninguém encontra o cara ideal, apesar de não ter a menor experiência sobre o assunto, mas eu imagino que duas pessoas juntas podem construir um relacionamento ideal e se tornarem juntas o ideal um para o outro, não imagino que ninguém encontre o cara perfeito embrulhado para presente esperando somente vc chegar e pegar, ou estou errado?

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Sempre criamos expectativas em relação ao outro, mas infelizmente sempre tem um que cria mais. Eu tbm procuro ver o melhor do ser humano, mesmo que todas as suas falhas estejam explícitas eu tento ver o melhor. E ñ adianta apenas um fazer com que as coisas funcionem num relacionamento, é preciso um esforço de ambos para que funcione.
    Tô concorrendo ao prêmio Topblog 2013, passa em meu blog e vota em mim por favor, vai levar 1 minuto, rs. Obrigado
    Bjo menino

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12:27 AM

    Olá,
    Obrigado pelo lindo comentário no Amar é Sentido!
    Resolví agradecer e me surpreendí lendo TODO o seu blog desde o começo até agora!
    Sensibilidade pragmática é algo raro de se achar !
    Encantado com sua persistência e com sua honestidade.
    Seguindo atrás da sua História, que carrega a palavra dignidade além do engajamento gay! Carrega dignidade humana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Crio muito poucas expectativas hoje em dia, mas nem sempre foi assim, eu era como seu amigo, que mal conhecia alguém, ou mal a possibilidade de qualquer coisa acontecer, nem precisava ser só relacionamento romântico, e eu já estava imaginando um castelo de coisas. Me arrebentei feio tantas e tantas vezes que perdi a conta. Um dia acho que minha mente, ou minha alma se cansou disso, de tanto levar porrada da vida e eu esfriei, esfriei a um ponto assustador que é o ponto onde me encontro hoje em dia. Tudo que vier é lucro, porque não crio mais expectativas, ou quando crio, deixo meu pé bem no chão, ou a porta de saída aberta... rs

    Obrigada por sua visita lá no blog.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Humm... expectativa - pra mim - é a prima-irmã da frustração! Por isso - assim como bacon - só consumo a danada com moderação... hehe! Hugz!

    ResponderExcluir
  10. Olá...que texto ótimo, digo, revelador para mim...sempre fui de criar expectativas com relação ao outro e nada deu certo (confesso que não me esforcei muito ou demais ) à medida que envelheço menos interesse tenho, meio traumático, pois fui desistindo...hoje estou só e sem perspectivas de relacionamentos ( o bom da maturidade é a calma dos hormônios rs). De qualquer forma terei um bom tempo pra refletir mais e quem sabe sofrer menos.
    ps. Meu carinho meu respeito meu abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!