2 de agosto de 2005

Dia dos Pais, Dia dos Pais, Dia dos Pais....

Pronto! Entramos na temporada "Seja feliz no dia dos pais". E dá-lhe comerciais de filhos e pais sorridentes, abraços e COMPRE COMPRE COMPRE!
Para muitos homossexuais, senão a franca maioria, o relacionamento com o pai é algo muito complicado. Não sei se poderia fazer uma estatística, mas eu diria, sem muito medo de errar, que 99% dos homossexuais masculinos não se dá bem com o pai.
Muitos até atribuem a homossexualidade dos filhos á figura do pai ausente, mas é dificil definir se os pais é que são ausentes ou se os filhos, desde pequenos, se afastam de seus pais institivamente. Talvez no caso das mulheres, das lésbicas, seja um pouco diferente, pois a questão da figura paterna tem outro peso na construção da psique das mulheres.
Também percebo que muitos são os homossexuais masculinos que, apesar de serem "fora do armário", nunca tiveram "a" conversa com o pai. Conversaram com a mãe e esta "retransmitiu" as informações.
Poucos também são os pais francamente suportivos, pais de homossexuais que compreendem as opções dos filhos e filhas e se dão bem com genros e noras, ou que, no caso das pessoas transgeneros, apoiam e orgulham-se das novas identidades assumidas pelos filhos.
Até entendo que a situação é dificil, gera constrangimentos, gera apreenssões, mas não há como esquecer que muitos homossexuais se beneficiariam muito de terem seus pais mais próximos.
E seu pai? Que tipo de pai ele é? Como é seu relacionamento com ele?

Um comentário:

  1. Anônimo12:13 AM

    gostei do texto, eu concordoe acho que temos que sempre buscar uma aproximação com nossos pais,podemos nos surpreendercom o pensamento dele em relaçãoa nossa opção

    abçs nando29sp

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!