9 de agosto de 2005

GAY FATHERS -parte I

Através de uma grande amiga (oi Eliana!) tomei contato com um livro intitulado "GAY FATHERS, algumas histórias e experiências" publicado pelo Grupo Gay Fathers of Toronto no ano de 1989 e que foi traduzido por Francisco Pereira.
Este é um livro incrível, com muitas histórias de vida emocionantes e que , apesar de ter mais de 15 anos é extremamente atual. Infelizmente não consegui achar o livro nem em livrarias e nem mesmo em sebos, pois ele seria um excelente presente para muitos pais homossexuais. Ai tive a idéia de transcrever o livro neste BLOG para que todos pudessem ter acesso a estas histórias. Vamos dizer que é uma homenagem ao mês dos pais!
O livro é dedicado " A todos os pais homossexuais, para que saibam que não estão sozinhos"

"PREFÁCIO

Este livro foi escrito por homens que conhecem as alegrias e os medos especiais de ser homossexual e pai. Foi escrito para nossos filhos e suas mães, na esperança de que eles o leiam algum dia e possam compreender melhor o que aconteceu. Mas foi escrito principalmente para outros pais homossexuais, que não conhecemos. Escrevemos para que possam compreender melhor o que está acontecendo com eles. Parece que este livro é o primeiro do seu gênero: a primeira tentativa de um grupo de pais homossexuais de falar sobre si mesmos e suas vidas.
Nós preferimos ficar no anonimato. Primeiro porque este livro é um trabalho coletivo e, depois, porque não estamos pensando em nós, mas em nossos filhos e nossas famílias. A sociedade ainda causa feridas dolorosas nas pessoas rotuladas de "homossexuais". Na verdade, em geral usa outras palavras, palavras que ferem e menosprezam: viado , bicha, fresco, maricas.
Quando nos aplica estes nomes, a sociedade nos está chamando de sujos, doentes, pecadores, criminosos e pervertidos. Face a esse ataque indiscriminado, os que defendem e apoiam os homossexuais (pais , amigos,mulheres, filhos) também se tornam alvo da raiva e insulto dirigidos aos homossexuais. Muitos estão enfrentando o pior que a sociedade pode nos fazer, mas queremos poupar outros (especialmente nossos filhos) das reações mais amargas e punitivas que este livro possa provocar.
...Há muita coisa que não dissemos sobre nós que deveria ser dita. Sem dúvida seremos acusados de visão parcial, moldada pelos interesses de homossexuais que são pais. Nosso objetivo não era dizer tudo que possa ou deva ser dito sobre o assunto. Afirmammos apenas que o que escrevemos é fruto de nossa experiência. O que dissemos precisava ser dito. Não negamos que há mais a ser dito.
Este livro é o resultado do trabalho de muitos. Cerca de 200 homens que nos ultimos 3 anos entraram em contato com os Gay Fathers de Toronto estão neste livro. Alguns encontram-se nele apenas como ecos, outros estão presentes como personagens de uma peça. Todos são reais e verdadeiros, embora a verdade, como dizia Oscar Wilde, raramente é pura e nunca simples. As pessoas que nos rodeiam também estão neste livro: mulheres , filhos, amigos e familiares, embora este livro não seja sobre eles da mesma maneira que é sobre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!