13 de dezembro de 2005

50 anos de luta!


Acho que quando falamos da luta por nossos direitos, da luta pelos direitos das minorias, temos que lembrar de dois "lutadores" que tem muito em comum, Gandhi e o Dalai Lama.
Eles tem muita coisa em comum pois ambos lutam (ou lutaram) pela libertação de um pais, de um povo, de uma nação. Gandhi lutou pela libertação da India do Imperio Britânico, o Dalai Lama luta pela libertação de seu pais, seu povo, o Tibet, do domínio Chinês. Ambos tem em comum por terem optado pela luta pacífica, luta com palavras, com atitudes, mas a luta sem agressão.
Infelizmente apenas Gandhi conseguiu atingir seus objetivos - tá certo que mais por incopetência dos britânicos- mas o Dalai Lama, que luta desde 1959 pela libertação de seu Tibet, ainda não viu os resultados desta luta.
Sem dúvida nenhuma a luta dos homossexuais por seus direitos tem seguido a linha da "não agressividade", os militantes da causa homossexual tem tentado atingir os objetivos de igualdade, de libertação, através do dialogo, do exercício da visibilidade positiva, de pequenos passos. Sem atos de violência, sem radicalismos - tá bom, vamos desocntar Stonewall!
Seria tão importante se tivessemos uma figura como o Dalai Lama não seria, alguém que personalizasse a luta pelos direitos das minorias. alguém que ganahsse o Premio NOBEL por esta luta como ele ganhou, alguémque tivesse transito livre junto ás "cabeças coroadas" e governantes de todo mundo, alguém que tivesse chance de falar na ONU.
Seria bom não seria?
Mas não vamos nos enganar não! Ele já conseguiu tudo isto mas ainda não conseguiu a liberdade de sua nação! E nossa luta, como a dele, ainda tem uma longa caminhada!
E se você tiver curiosidade, clique no título deste post para entrar no site do Dalai Lama, achoque você vai preferir a versão em inglês, pois a diversão em tibetano é mais dificil de entender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!