15 de dezembro de 2005

Dúvidas, Preconceito, Superação, Orgulho

Nesta quarta a Globo televisonou o filme Billie Eliott, você viu? Voce conhece?
O filme conta a estória de um garoto, filho de um mineiro, que está de greve, numa cidade do interior da Inglaterra que descobre, durante suas aulas de boxe, seu amor, e sua vocação para a dança, para o balé.
O filme traça inúmeros paralelos com o que os homossexuais convivem em seu dia a dia.
Primeiro a surpresa do garoto em perceber que gosta de uma coisa não muito "masculina". Depois seu medo de ser descoberto - ele continua carregando as luvas de boxe - só que agora junto com as sapatilhas. (alguns de nós fizeram coisas parecidas, até mesmo casar para disfarçar...).
Sua incursão pelo balé faz até com que um amigo, um garoto que já se percebeu homossexual, tente se aproximar dele...
Quando a família descobre que ele está tendo aulas de balé o mundo parece cair (oops! alguem ja´passou por isto?), justamente na semana em que ele tem a chandce de ir estudar no Royal Ballet (esta, vamos dizer, é a pitada "Cinderella" do filme).
No final, o pai e a família percebem que ele é assim, e passam a aceitá-lo da maneira como é (a famosa aceitação que todos buscam) e o pai passa a apoiar fervorosamente sua carreira, acompanhando-o nos testes, juntando grana, emocionando-se cada vez mais.
Vejam como é um filme que tangencia muitas de nossas realidades e aborda maravilhosamente questões como preconceitos, aceitação, superação, a luta pelos sonhos.
Acho que posso recomendar ele para qualquer pessoa que queira conversar com seus filhos sobre preconceitos e outros assuntos.
O final "cinderela" com o Billie se apresentando como solista no "lago dos cisnes" alguns anos depois apesar de ser previsivel - e ter me arrancado muitas lágrimas - não estraga o filme e nos deixa com a sensação de "alma lavada".
Se não assistiu corra na sua locadora!

Um comentário:

  1. eu quero saber se cobrar entrada de masculina de trans é constrangimento ?? por favor preciso respostas resposta para letizia.fialho@live.fr

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!