19 de dezembro de 2005

OUTRAS crianças...

Além de nossos próprios filhos, nós homossexuais temos que lidar também com outras crianças ao nosso redor. Estas crianças são nossos sobrinhos, afilhados, quem sabe algum irmão menor, filhos de nossos amigos, pequenos que são nossos vizinhos...
E muitas vezes os encontros com estas crinaças podem conflitar com a maneira como lidamos com a nossa homoafetividade, não porque nos envergonhamos disto, não porque temos algo a esconder, mas porque temos que, de uma forma ou outra, respeitar não só os limites de idade de cada uma destas crianças mas também a forma como cada família aborda suas questões de sexualidade.
Tá dificil de entender? Não tá não!
Qual é o momento certo de falar com uma criança sobre estas questões? Com que idade você explica como funciona uma camisinha? Com quantos anos a criança vai perguntar como nascem os bebês? Em que momento a família deve falar sobre virgindade, pedofilia, prostituição? Emque momento a familia deve mostrar ás crianças que existem diversas formas de amar, todas elas importantes e válidas?
Em algumas famílias este momento nunca vai chegar! Em outras, que convivem mais ou menos de perto com estas questões, estes momentos podem surgir antes. É certo que familias que convivem com parentes homossexuais de forma positiva talvez adiantem um pouco esta conversa, ou ela surja espontaneamente, em outras, com fortes traços de homofobia, talvez esta conversa seja adiada ao máximo..
OU, o que é pior, abordada de forma totalmente pejorativa e preconceituosa.
Sendo assim talvez não fosse errado imaginar que os homossexuais que convivem de forma positiva com sua sexualidade não pudessem ser agentes para despertar algumas conversa, ou discussões, com estas crianças á nossa volta, mas precisamos lembrar de suas familias pois senão podemos colocar em pauta um assunto que a familia ainda não está preparada para abordar - e, como disse, a homossexualidade não é o unico assunto para o qual a familia as vezes não está preparada!

Um comentário:

  1. Não podia estar mais correcto... porquê esconder a realidade das coisas! Por vezes revela-se tarde demais e as crianças e/ou adolescentes podem adquirir ideias erradas acerca de diversos assuntos, por vezes o pior lado, acontecendo muitas vezes com a homossexualidade! Deixemo-nos de hipocrisias e preconceitos! Homossexualidade não é doença, nem uma opção, é algo que já nasce connosco!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!