5 de junho de 2005

O que é mesmo uma família?

Por curiosidade procurei um dicionário para ler sobre o conceito de família, veja o que diz o "Aurélio":
família sf. 1. Pessoas aparentadas que vivem, em geral, na mesma casa, particularmente o pai, a mãe e os filhos. 2. pessoas do mesmo sangue 3. ascendência 4. Genet. Conjunto de Gêneros afins.
Interessante não é? acho que todo mundo já tinha feito isto não e´? tentado entender um conceito a partir de sua definição.
Então, pelo dicionário, os grupos formados por dois homens ou duas mulheres, com ou sem filhos, cabem perfeitamente na definição de família.

E ONDE NÂO CABE A DEFINIÇÃO DE FAMILIA para as FAMILIAS HOMOPARENTAIS?

Veja o que diz o Michaelis:
família, do Lat. família s. f., 1.o pai, a mãe e os filhos; 2.conjunto de parentes por consanguinidade ou por afinidade; 3.pessoas do mesmo sangue; 4.descendência, linhagem, estirpe; 5.unidade de classificação dos seres vivos baseada em caracteres morfológicos e fisiológicos comuns (grupo taxionómico); 6.conjunto de vocábulos que têm a mesma raiz; 7.conjunto de pessoas da mesma seita, fé, sistema, profissão, etc. ; 8.grupo de minerais de composição e propriedades semelhantes; 9.ant.,conjunto de criados ou escravos.

E AQUI, ONDE ESTÁ DEFINIDO QUE DOIS HOMENS OU DUAS MULHERES NÃO FORMAM UM CONJUNTO DE PARENTES POR AFINIDADE?

Então? Se os filólogos, que estudam a origem e o real significado das palavras, dizem que o conceito de família não está ligado nem ás definições jurídicas nem ás definições religiosas, porque toda vez que falamos em família homossexuail as pessoas insistem em ler CASAMENTO GAY?

Porque devem existir algumas pessoas que podem estabelecer seus conceitos de família e outras que são "obrigadas" a segui-las? Qual sua opinião sobre isto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!